PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 5 de maio de 2020

Inventor da 'Infinite Guitar' ouvida em "With Or Without You" conta sobre seu trabalho com The Edge


Inventor da 'Infinite Guitar', Michael Brook trabalhou com artistas como Brian Eno, Jon Hassell, The Edge e Daniel Lanois.
Michael Brook é um dos maiores inventores de música eletrônica do mundo. Uma guitarra que compõe o som do U2 nos anos 80 e 90 (como em "With Or Without You" e "Night And Day"), foi obra de Brook - uma invenção de edição muito limitada intitulada 'Infinite Guitar'.
Apenas três guitarras foram feitas: uma de propriedade de Edge; uma de posse do colega produtor / artista canadense Daniel Lanois; e, é claro, uma para o inventor.
Em resumo, uma guitarra elétrica modificada que permite que uma nota seja mantida e sustentada infinitamente.
"Quando morei em Toronto, fui ver Bill Nelson, do Be-Bop Deluxe, fazer um show solo quando comecei a trabalhar no meu primeiro álbum solo. Ele estava tocando guitarra e fez uma introdução de uma música usando um EBow. Eu pensei: 'Uau, ele está em uma área em que meu álbum inteiro está baseado. Agora vai parecer que estou copiando ele'. Ao mesmo tempo, pensei que poderia realmente usar um EBow para o que estava tentando fazer. Isso foi há muito tempo, mas enviei uma carta para o cara que faz o EBow. Encomendei um, e nunca chegou, acabou que ele havia perdido minhas informações. Eu pensei que poderia fazer algo semelhante, então comecei a experimentar. Acabei fazendo algo em que um dos captadores é usado em sentido inverso, por isso é usado para vibrar as cordas.
Eventualmente, consegui meu EBow cerca de um ano depois, e foi ótimo, mas a 'Infinite Guitar' foi melhor para o que eu queria fazer. Funciona de maneira muito semelhante ao ficar ao lado de um amplificador realmente alto. Se você tocar um acorde rapidamente, uma ou duas das cordas se tornarão dominantes - nunca sustentará o acorde inteiro de maneira uniforme. A 'Infinite Guitar' irá sustentar mais de uma corda, mas não por muito tempo. Eu a uso principalmente em uma única string. A vantagem, para mim, sobre o EBow, é que não há nada na sua mão direita, e você pode trocar as cordas o mais rápido possível. Você pode controlar com um pedal. Eu ainda uso o EBow, mas é muito sensível em comparação. Se você movê-lo meio milímetro para cima ou para baixo, os efeitos mudam radicalmente. A 'Infinite Guitar' é mais consistente.
Edge usou na introdução da canção dele. Ele também tocou de uma maneira diferente da minha, então fiquei agradavelmente surpreso ao saber que havia algumas maneiras de trabalhar com isso".
Amigo próximo de Edge, do U2, Brook colaborou com ele na trilha sonora de 1986 do filme 'Captive'. Uma gravação importante, pois foi o primeiro álbum solo de um integrante do U2 e, significativamente, apresentou Sinead O'Connor ao mundo.
Brook falou sobre a gravação de 'Captive': "Isso foi gravado em Dublin nos estúdios de Windmill Lane. Foi divertido, um projeto legal. Edge começou por conta própria, mas depois precisava de alguém para trocar ideias, ajudar a organizar as coisas e apresentar sugestões. Eu me envolvi no meio do caminho. Foi intenso, muito compacto, e tudo aconteceu em um período muito curto no Natal. Eu toquei alguns sintetizadores, ele tocou, e nós dois tocamos guitarra e percussão. Ele estava principalmente fazendo overdubs, mixando e adicionando novas peças.
Eu gostava de música de cinema, pessoas como Ennio Morricone e Bernard Hermann. Sou instrumentista e não cantor, mas parecia uma área em que você não é considerado de segundo nível apenas por não cantar. Se você gosta de música pop ou rock, está dentro. Eu sempre achei que seria legal fazer score para filmes. Naquela época, eu não estava necessariamente pensando apenas em fazer isso, mas queria que fizesse parte do que fiz porque apreciei muitas dessas músicas. Em 'Captive', eu fui um co-produtor e fiz um pouco de composição, mas o principal era The Edge".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...