PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 20 de maio de 2020

O tributo de Adam Clayton para Bill Graham


Em 1996, faleceu o lendário escritor da Hot Press, Bill Graham, que morreu em casa em Howth de um ataque cardíaco enquanto ouvia música.
O homem que famosamente apresentou Paul McGuinness ao U2.
O respeito que ele tinha pelos músicos e seus colegas jornalistas - "ninguém me ensinou mais sobre a arte do rock 'n' roll do que Bill", observa Stuart Clark, editor assistente da Hot Press - é uma prova do talento especial e o homem que Bill Graham era.
Ainda lembrado, ainda amado e ainda o autor de uma prosa loucamente boa.
Aqui está o tributo a Bill Graham de Adam Clayton, que apareceu na edição de 29 de maio de 1996 da Hot Press:

É verdade que eu fui o primeiro da banda a se aproximar de Bill, mas Bono certamente me incentivou. Naquele estágio para a banda, qualquer tipo de ouvido instruído era uma fonte de informação. Nós conhecemos Steve Averill - ou Steve Rapid como era conhecido na época - e ele entendia sobre coisas internacionais e manipulação de mídia. O outro lado da moeda era Bill, que entendia a cultura tanto em sentido internacional quanto irlandês.
De muitas maneiras, Bill não estava geograficamente localizado na Irlanda; ele viveu no mundo da música. Suas referências vieram de todo o lugar. Eu acho que isso foi muito importante para nós estarmos cientes. E seu incentivo e amor pela banda desde o início foram notáveis.
Eu sempre estava feliz em ver Bill, porque ele sempre teve uma visão; ele entendia as coisas de uma maneira que ele não revelaria necessariamente a todos. Sua observação para nós sobre a aproximação de Paul McGuinness para ser nosso gerente foi: "Esta é a única pessoa que pode gerenciá-lo internacionalmente". Essa foi uma visão de alguém que conhecia o quadro geral. E como a banda se desenvolveu ao longo dos anos, Bill sempre foi uma caixa de ressonância. Não tenho certeza de que ele sempre concordou com onde estávamos indo - a discussão sobre isso estaria impressa - mas sua opinião sempre foi importante, sua lealdade sempre foi forte e suas ideias ainda permanecem conosco.
Como escritor, Bill poderia competir com os melhores. Uma das coisas sobre a mídia de Dublin de meados ao final dos anos 70 é que eles não estavam realmente escrevendo sobre música irlandesa em um contexto internacional; sempre foi muito local. Bill era diferente; ele sempre foi capaz de pegar os grandes pontos de referência, seja o blues ou o New York Dolls, e condensar isso na literatura de uma maneira que nunca havia sido feita antes disso. Mas, realmente, é difícil para mim me afastar do trabalho de Bill; Eu o conhecia tão bem que, quando leio as coisas dele, consigo ver Bill.
Como vou me lembrar dele? Como um website gigante. Um homem gigante, na verdade.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...