PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 16 de maio de 2020

60 Anos de Bono: As Cartas (Parte VIII)


Para acompanhar sua playlist de '60 Músicas Que Salvaram Minha Vida', esta semana Bono tem escrito cartas de gratidão para aqueles por trás das músicas.

Echo & The Bunnymen – Rescue

Caros Ian, Will e todos Bunnymen em toda parte ...
O dia 10 de maio deste ano foi um marco para mim. Eu completei 60 anos e, pelo que posso dizer, estou vivo e me sinto muito grato por isso ... Também sou grato a vocês e suas músicas por terem desempenhado um papel em me levar de lá até aqui.
RESCUE é uma ótima música / 45 / apelo para recomeço e definitivamente melhorou minha vida e meus tempos.
Eu não acho que o U2 seria tão bom quanto nós somos sem o Echo And The Bunnymen ... Vocês realmente elevaram o padrão no que poderíamos ter conseguido ao 'não crescer'.
As guitarras, o baixo e a bateria são tão únicos, a produção das músicas geralmente tão hábeis e discretas ... A voz, o barítono, o bel canto e os lábios como açúcar (lips like sugar) ... e herbicida quando tinham que ser.
Lembro-me da confiança de seus primeiros shows, tanto na produção quanto na postura ... a vertigem, a alegria vertiginosa ... Fiquei tão aliviado ao ver que vocês não haviam perdido nenhum desse poder vocal / lírico quando os vi no palco do Electric Piquenique no ano passado.
Fiquem seguros de todas as outras formas.
Seu fã,
Bono

Nirvana – Smells Like Teen Spirit

Querida Frances Bean Cobain,
Perdoe minha intrusão ... você sabe tudo isso, mas, endereçando isso à você, lembro-me de que antes da Internet uma banda só podia ser ouvida lançado um disco, tocando no rádio ou causando uma explosão das pessoas em seus shows. Imagine isso. Você não pode ouvi-los de outra forma ... mas você pode ouvir sobre eles ...
E cerca de 30 anos atrás, um boato feroz se espalhou por Dublin sobre uma banda que abriu para o grande Sonic Youth no Top Hat, Dun Laoghaire, e dilacerou o lugar. Todo mundo que estava lá estava contando a todos que não estavam lá que eles deveriam ter estado lá, para ver essa banda de três pessoas de Seattle incinerar o salão de baile de Dun Laoghaire, onde não muitos anos antes vimos The Clash, The Jam e The Stranglers. De fato, o U2 abriu para o The Stranglers no mesmo local.
As comparações feitas foram com The Who, Hendrix, The Sex Pistols ... os grandes do rock impossíveis com uma alma punk e raiva. Alguns diziam que eram a melhor banda que já haviam visto ou que veriam.
Eu não descartei imediatamente isso como impossível, mas admito que era improvável ... mas as pessoas continuavam falando sobre essa banda Nirvana e como estavam mudando a vida das pessoas e que isso acontecia todas as noites em todos os lugares em que tocavam.
Quando ouvi SMELLS LIKE TEEN SPIRIT, era como se a hipérbole não tivesse sido metade do suficiente ... era insano, um clássico instantâneo que mudou o mundo imediatamente.
Que banda.
Que música.
Que som.
Que voz.
A força que está nessa música nunca pode ser extinta, encoberta, ignorada ou destruída porque é muito grande.
Por toda a sua dor e raiva, essa é a força da vida. Vitalidade. Esperança.
Isso não deve ser uma compensação para você, mas eu só queria lembrar a chama que iluminou tantas vidas.
Mantenha-se segura de qualquer outra forma,
Bono

Pearl Jam – Jeremy

Caros Pearl Jammers,
Eddie, você me disse que certa vez trabalhou no backstage com uma equipe local em um show do U2, juntando nosso equipamento. Você é de fato alguém a quem eu recorreria se precisasse levantar algum peso pesado.
Essa música é tão, tão pesada ... mas nos sentimos mais leves depois de ouvi-la. Perguntei-lhe uma vez como você cuidava da sua voz, e você explicou, não de uma maneira brincalhona, que ela cuidou de você e que você é feliz em qualquer condição que ela chegue, porque, rouca ou suave, apenas coloca uma nova rotação sobre o que você está cantando. Eu tive dois pensamentos .... 1 este homem é masoquista 2 este homem é místico. Agora tenho certeza que você é um surfista ... surfando aquelas ondas que podem quebrar seu corpo em pedaços ... e ainda assim é capaz de desfrutar a tranquilidade da espera que todos os surfistas devem amar.
Bandas de verdade como essa têm que esperar por mágica, para que a onda se quebre. Às vezes, é um negócio penoso e doloroso, mas o prazer de encontrar uma música como essa é uma emoção sagrada.
O seu camarada,
Bono

Depeche Mode – Walking In My Shoes

Caros Andy, Martin, Dave e Alan,
Esta é uma gravação extremamente comovente e profunda se você já teve que caminhar uma ou duas milhas difíceis por algumas estradas pessoais escuras e estranhas. Não há dicotomia aqui entre uma noite de sábado e um domingo de manhã chegando.
Uma fusão eletrônica europeia exclusiva entre blues e gospel, onde a contradição é envolvida com honestidade e com os fatos nus do caso apresentados diante de ... quem?
Deus?
Vocês?
Eu?
O próprio cantor?
Para mim, parece um salmo ... algo como um dos hinos urbanos de Richard Ashcroft ...
O desgaste cantado em oração.
Uma declaração sincera e linda de uma necessidade de cura e de um sentimento de companheirismo. Sinto Flood, sinto Spike, que gloriosos compatriotas você teve nesse vôo supersônico.
Seu fã,
Bono

Simon & Garfunkel – The Sounds Of Silence

Caros Paul e Art,
O poeta Allen Ginsberg me disse uma vez que mais do que alguns dos poetas, compositores e artistas que ele admirava tinham tido visões... e isso foi antes de eles experimentarem drogas psicoativas. Ele descreveu uma visão como uma experiência "maior que os olhos ou a mente racional"... Eu balancei a cabeça como se eu soubesse o que ele queria dizer e eu ainda acho que eu sei.
Quando ouvi vocês cantando essa música eu tinha 12 ou 13 anos e absorvia mais a música. A puberdade estava expandindo minha mente, assim como minha libido, e eu me lembro de pensar que essa música não era apenas sobre oração, ela é uma oração... ela fala para o silêncio e no final da canção o silêncio responde dizendo...
"As palavras dos profetas
Estão escritas nas paredes do metrô
E nos corredores dos cortiços
E sussurradas no som do silêncio"
.. E eu pensei, um dia eu irei conhecer Jean-Michel Basquiat e Kendrick Lamar ... ok, ISSO não é verdade... mas mais tarde na minha vida, eu me perguntava: tudo isso é profecia da arte? Até as canções ruins, esculturas, poemas e pinturas nos dizem algo sobre quem somos e por quê? E é claro que sim, mas as grandes canções são quase toleráveis, por isso ouvimos várias vezes e elas se tornam meditações ...
Li no Livro dos Reis como Elijah, o profeta, é instruído a subir a montanha, onde haveria uma caverna, onde, se ele escutasse, ouviria a voz de Deus.
Elijah fez o que lhe disseram e tinha certeza de que estava certo quando a terra começou a tremer ... ele caminhou até a abertura da caverna, mas nenhuma palavra de seu criador.
Então um vento forte, de fato um furacão ... ele deu um passo à frente, mas ainda nada.
Em seguida, um fogo selvagem iluminando, e novamente nada.
Depois de um tempo, ele simplesmente recuou e provavelmente estava questionando estar lá quando uma brisa leve o atingiu ... a aeração mais suave ... um sussurro do som do silêncio.
Essas músicas vêm de um lugar que precisamos visitar mais.
Seu fã,
Bono

Coldplay – Clocks

Caro Coldplay
Vocês são indescritivelmente ótimos nesta.
Eu poderia ter escolhido YELLOW já que eu gosto das raízes folclóricas do seu primeiro álbum, PARACHUTES. Eu poderia ter escolhido VIVA LA VIDA, que é uma ótima letra sobre o por que a Inglaterra nunca teve uma revolução como a França ou qualquer outro lugar (eu diria que era o chá que bebia ... o café faria isso).
Escolhi CLOCKS porque posso segurá-la com mais força do que o tempo ... eu acho que ela pode me segurar. CLOCKS chegou na hora certa, com arpejos do tipo Phillip Glass e exortação em êxtase ... Eu apenas soco o ar de uma maneira viril, mas não agressiva ... "Eles não são uma banda de rock", pensei em voz alta, "há algo muito mais interessante acontecendo ... eles são como The Isley Brothers ou algo assim".
Veja bem, a raiva é o rio que corre sob a maioria das formações rochosas. Essa música tem uma fonte diferente e é revelada nesta música.
Quando descobrir o que é, escreverei outra carta de fã.
Seja o que for, é definitivamente a cura e não a doença.
Bênçãos,
B
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...