PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 15 de maio de 2020

60 Anos de Bono: As Cartas (Parte IV)


Para acompanhar sua playlist de '60 Músicas Que Salvaram Minha Vida', esta semana Bono tem escrito cartas de gratidão para aqueles por trás das músicas.
Vaudeville: comédia ligeira cujo enredo apresenta roteiro com intrigas e confusões.
Ricardo III foi Rei da Inglaterra.
Chuck D do Public Enemy sobre a abertura de um show do U2: "Eu disse a Bono e Public Enemy que protestaria contra o estado do Arizona por sua posição sobre MLK. Punhos erguidos em uma canção segurando um KKK na frente de 43.000 pessoas".
All Things Must Pass é o terceiro álbum de estúdio de George Harrison.
Sir Topham Hatt (apelidado de The Fat Controller) é um personagem fictício dos livros da série Railway, e Thomas The Tank Engine é uma locomotiva a vapor fictícia antropomorfizada. Ringo Starr fez a narração em episódios da série de TV.
Little Boy Blue And The Blue Boys é um trio considerado uma das primeiras formações dos Rolling Stones.
A Harrods é uma das mais famosas lojas de departamentos do mundo, localizada na rua Brompton Road, Knightsbridge, Londres.

Sex Pistols – Anarchy In The UK

Caros John, Steve, Paul, Sid e Glen,
Eu não acho que já tenha havido uma banda de rock'n'roll melhor no disco.
A produção de todas as suas músicas ... inigualável.
Chris Thomas sabia como tratar a raiva e transformá-la em beleza ... bem, acho que ele deve ter tido algo ... bom.
Steve Jones, o máximo minimalista que você é nunca foi superado através da guitarra pura, visceral e rock.
Aquela tipo Johnny Rotten era algo que ele não era ... olhando para trás, você era parte Richard III, parte vaudeville, parte profeta, mas sempre revelador da verdade com uma voz como uma gaita de foles que podia marchar exércitos de amantes e inimigos na batalha ... e fez. Eu não conseguia me decidir de que lado estava, mas então percebi que tudo dependia do que você amava e do que odiava. Você cantou com uma zombaria que era tão inglesa e ainda assim você é tão irlandês... Como todos os quatro Beatles, como Elvis Costello, como Morrissey, como os irmãos Gallagher, como Declan McKenna... os irlandeses fazem bem com palavras e música inglês, e os ingleses fazem bem conosco.
A frase de abertura "Eu sou um Anticristo"... Era muito para absorver, mas, novamente, minha própria família disse o mesmo de mim...
Seu fã,
Bono

The Clash – Safe European Home

Caro The Clash,
Ouvir vocês mudou a maneira como passei a ouvir música. Ver vocês tocarem em sua primeira turnê mudou a minha vida e deu ao U2 a sensação de que o ativismo poderia ser sexy e perigoso ... e aquela coisa surrada, o equipamento de palco usado o tempo todo. O visual e o som da revolta ... O U2 imediatamente copiava o traje militante, mas nunca poderia parecer tão cool ... ninguém poderia.
Alguém disse uma vez que apenas ver o The Clash andando pela rua poderia mudar sua vida.
Seu fã,
Bono

Public Enemy – Fight The Power

Caros Public Enemies,
Quando isso saiu, foi como se a Ferrari tivesse projetado um rolo compressor feito de som alimentado pela raiva.
Como se a escravidão estivesse finalmente terminando na América e a verdade sobre ela sendo enfrentada em uma rima furiosa.
Como se 35 anos de história cultural estivessem sendo destruídos, estátuas sendo derrubadas, efígies queimadas, vendas caindo dos olhos das pessoas e novas estradas parecendo nos levar ao futuro, aparentemente sendo construídas da noite para o dia. A escravidão não estava terminando ... e algumas coisas realmente pioraram ... mas apenas por um segundo, vislumbramos algo.
O que o Sex Pistols é para o punk, Public Enemy é para hip hop.
Aqueles para derreter e reorganizar seu cérebro, enganar os mais velhos e ajudá-lo a encontrar sua tribo.
A pura excitação desta gravação. É emocionante até pensar sobre! É mais rock and roll do que rock and roll. Sua raiva sem desculpas e sua sede anárquica de mudança, de justiça, de liberdade e de diversão ...
Quando eles estavam construindo essa magnífico trator todos esses anos atrás, acredito que Chuck D acreditava que o hip hop iria dominar o mundo.
Que ideia louca .... ah, saiba!
Orgulho de tê-los conhecido,
Bono

PS Lembra quando houve a proibição de o Public Enemy tocar em Los Angeles e nós oferecemos a vaga de convidado especial para vocês no meio do Coliseu? Dissemos à gravadora, dissemos à gerência, até à polícia, que tudo ficaria bem ... e foi, se você chamar de tudo bem a visão de um andaime sendo erguido com a efígie dos membros da KKK sobre ele.

John Lennon – Mother

Caro Julian,
Todo o trabalho solo dos Beatles me prendeu uma vez ou outra.
Eu me rendi a WHAT IS LIFE de George Harrison ... todas as coisas devem passar (all things must pass), meu rabo.
Eu sei que você sabe que essas músicas estarão conosco para sempre.
Como tantos pais, eu marchava em The Fat Controller com Ringo Starr como Thomas The Tank Engine. E sim, a versão de Ringo de WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS ainda é a minha favorita.
Adorei o álbum de Paul e Linda McCartney, RAM, quando eu tinha 12 anos. Comprei MY LOVE (DOES IT GOOD) aos 13 anos. Ele (nosso próprio Johanns Sebastien Bach) andar por aí por si próprio em um mundo onde todos mudam à sua volta, é além de impressionante. E sua mãe estava com nós todos em LET IT BE.
Mas no front das mães, John Lennon realmente foi lá com MOTHER ... e isso deve ter doído muito tempo antes da cura. Se ele tivesse chegado aos 40 anos, teria seguido você com orgulho do jeito que você fez com ele.
Eu tenho escrito uma versão dessa música toda a minha vida... tantos rock'n'rollers escrevem de um lugar de abandono para um lugar de desamparo... no hip hop é muitas vezes o pai, mas no rock é muitas vezes é a mãe, mesmo que a mãe tenha falecido muito cedo para o adolescente sofrer um desgaste, e isso continua...
Seu fã e amigo,
Bono

The Rolling Stones – Ruby Tuesday

Caros Little Boy Blue & The Blue Boys,
O grande biógrafo e crítico, Robert Hilburn, costumava dizer que os Rolling Stones faziam você se sentir bem sobre quem você era em uma noite em particular, e que o U2 fazia você se sentir bem sobre quem estava ao seu lado. Ambos são ótimos elogios. Estar na mesma frase que vocês é um grande elogio à nossa banda.
RUBY TUESDAY / LET’S SPEND THE NIGHT TOGETHER era um duplo A Side nos anos 60 ... Eu amo RUBY TUESDAY porque parecia uma canção de despedida e sempre sou atraído por músicas que encontram vitória na derrota.
Keith, também gosto quando ouço sua voz por trás das palavras ... sua gentileza é sempre uma surpresa para as pessoas que não o conhecem.
E você, Mick, tem tantos lados ... e eu, pelo menos, estou interessado em todos eles.
No outro lado, LET’S SPEND THE NIGHT TOGETHER ... além de ser uma ótima música sobre o momento, revela um personagem que terá mais influência na vida do U2 do que praticamente qualquer outro….
Os Rolling Stones levaram a performance de palco nesses mega shows para o próximo nível.
Mick Jagger tem mais frente do que a Harrods. O melhor frontman que já existiu.
Mark Fisher com certeza ajudou, mas foi sua visão que fez com que todos os demais no campo / estádio tivessem uma visão melhor. Nós costumávamos ir a shows para ouvir, e apenas vislumbrar um show de luzes, se tivéssemos sorte.
Passar a noite juntos ficou muito melhor quando os Rolling Stones explodiram suas bonecas infláveis, expandiram o logotipo dos lábios e estenderam a língua para o mundo ... você inventou esse tipo de show e nunca foi superado.
Charlie, você traz essa classe para o ato com sua apresentação inglesa ... Em um show dos Stones no MSG no início dos anos 80, lembro-me de pensar que você e Bill Wymann, de terno de calça, pareciam os pais de três garotos perversos.
Nunca saberemos o que teria acontecido se Brian Jones ainda estivesse aqui.
O fato de os Rolling Stones existirem é um dos grandes incentivos para qualquer adolescente que queira acreditar que não precisa crescer O CAMINHO TODO.
Seu fã,
Bono

Andrea Bocelli – Con Te Partirò

Caro Andrea,
Edge costuma me dizer "Bono, ninguém ouve a letra ..." e ele é parte que me anima, mas parte que salienta que a música é seu próprio idioma. Meu pai não falava italiano, mas conhecia aquelas óperas ... ou talvez seja mais justo dizer que elas o conheciam.
Essa música é uma obra-prima que mesmo versões constrangedoras não podem destruir ou tirar de você, que a trouxe ao mundo. Existem poucas músicas que você tocaria em um casamento ou funeral ... é adeus a um mundo e olá para outro.
"Partirei com você" é a tradução ... em uma jornada impossível é tudo o que eu pego no resto das palavras. Aquilo, e na escuridão descobrimos a direção da luz.
Eu amo viagens impossíveis.
  ...
Il tuo fan,
Bono
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...