PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 16 de maio de 2020

60 Anos de Bono: As Cartas (Parte VII)


Para acompanhar sua playlist de '60 Músicas Que Salvaram Minha Vida', esta semana Bono tem escrito cartas de gratidão para aqueles por trás das músicas.
Linha de Karman é um limite convencionado que fica a uma altitude de 100 km acima do nível do mar, usado para definir o limite entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior.
Animus: espírito, alma.
Romeo + Juliet é um filme de 1996, um drama romântico dirigido por Baz Luhrmann. Gavin Friday tem uma canção na trilha sonora: "Angel".

Pixies – Monkey Gone To Heaven

Caros Kim, Joey, David e Black Francis,
A America gosta de ser a primeira de quem ouvimos repetidamente, e ficamos muito felizes por você Albert II ter se tornado o primeiro primata no espaço em 1949 ... e entendemos como o Presidente Eisenhower ficou chateado ao ouvir que os russos tinham o Sputnik, a primeira nave espacial / satélite orbitando a Terra… e como isso o levou a decretar que os EUA não deveriam ficar para trás na produção e tecnologia espacial…. e assim foram financiadas quatro instituições acadêmicas para garantir que os EUA chegassem a todos os lugares primeiro: MIT, Stanford, Carnegie-Mellon e Berkeley.
Se você me permitir continuar o discurso ... esses projetos públicos financiados pelo governo impulsionaram a ciência e a pesquisa americanas até o momento presente ... o computador pessoal, a internet e a inteligência artificial. Quando todos ficam animados com o pequeno governo e como o setor privado pode resolver a maioria dos problemas se o governo sair do caminho, eu aponto para como a América chegou a ser a primeira em tecnologia... Eu também aponto para a sua canção sobre um macaco indo para ultrapassar a Linha de Karman, porque esta música é a primeira de seu tipo. Intocável. E incomparável. O Big Bang do que algumas pessoas chamam de grunge.
Charles, desculpe esse fã tagarelando sobre sua música, mas é isso que nós fãs fazemos.
Kim, seus vocais são centrais para seu apelo.
Obrigado, Joey, obrigado, David. Obrigado ao espírito de Black Francis…
Temos um macaco no céu e uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.
Seu cowboy do espaço,
Bono

Oasis – Live Forever

Caro Oasis,
"Eu acho que você é igual a mim
Vemos coisas que eles nunca verão"
Eu não sei do que se trata essa música ... eu não quero saber. Eu sei que vocês escreveram essa música, mas ela pertence a mim ... bem, na verdade não, pertence a nós ... ou a qualquer pessoa que já esteve em uma banda.
Porque o que quer que seja que você estão dizendo, essa música é sobre estar em uma banda. E somos nós contra o mundo ... um sentimento muito diferente de mim contra o mundo. A última gangue da cidade contra o homem sozinho.
Adoro os vocais e o instrumental, e as letras, Liam, Noel, Tony e os dois Pauls ... amo tudo isso ... e agora não preciso tanto viver para sempre.
Seu fã,
Bono

Iggy Pop – Lust For Life

Caro Iggy,
A imagem de sanidade que você aparece na capa do álbum, LUST FOR LIFE, foi tão inspiradora para mim e meus amigos. Nós pensamos 'se Iggy conseguiu, todos nós podemos' ... que acabou não sendo verdade. Mas, dentro e ao redor do culto da morte que segue o rock, parecia tão ousado e estimulante ouvir você cantar ...
"Eu estou farto de dormir na calçada - chega de quebrar a cabeça
Chega de quebrar a cabeça"
... E a configuração era tão perfeita:
"Aí vem Johnny Yen novamente
Com o licor e as drogas
E a máquina de carne
Ele vai fazer outro striptease"
...
Aquela voz que carrega essas palavras carregava muitos de nós. O intelecto tão forte quanto punhos de pedra ... mas se você fosse estúpido o suficiente para sentir falta do Iggy Pop intelectual, o instintivo estava lá para você ... parte animal / parte animus, foi uma adrenalina ver você pular do palco para nós, esmagando a quarta parede com sua cabeça. Há algo irritante na distância segura que separa os artistas da multidão, mas ninguém trouxe tanta violência para atravessar aquele fosso como você.
O palco geralmente é uma situação de ponte levadiça que oferece regência, uma coroa ... o rock é feudal. Pareceu-nos que você se revoltou contra si mesmo, jogou fora sua própria coroa ... ou algo assim.
Pode haver menos de uma dúzia de artistas que eu sinto que estão tão descontentes com a hierarquia do palco e sua separação, que eles podem sair do palco a qualquer minuto e entrar na sua vida, segui-lo até em casa ... que é o desejo de todos os dramaturgos que a peça durma ao seu lado e você acorde com ela no dia seguinte.
Eu testemunhei isso com Steven Berkoff e Olwen Fouéré em SALOMÉ de Wilde. Eu testemunhei isso com Mark Rylance em JERUSALÉM de Jez Butterworth. Daniel Day Lewis realmente saiu do palco durante HAMLET. Sean Penn fez isso nos filmes, Ben Mendelsohn também. Robert De Niro pode ter inventado. No rock 'n' roll, Eddie Vedder definitivamente dividiria um táxi para casa. Patti Smith se empurrava pela sua própria multidão para chegar ao palco.
Mas você, Iggy, pode ter saltado da sua própria pele para chegar até nós.
Obrigado pelo sangue, pelo suor e pelas lágrimas.
Seu fã,
Bono

Gavin Friday – Angel

Queridissimo Gavin,

Eu sei que nós dois acreditamos em anjos ... não apenas os serafins e querubins, mas a capacidade das pessoas de se tornarem eles em um momento para um amigo, família, ou até mesmo um estranho. O ROMEO + JULIET de Baz Luhrmann foi uma das maiores leituras de Shakespeare que eu já vi ... e lá está a sirene tranquilizante de sua ANGEL, que juntava até os amantes mais desafortunados de todos os tempos ... mesmo os Capulets e os Montagues fizeram uma pausa.
Seu fã e amigo do outro lado da Cedarwood,
Bono

Kendrick Lamar feat U2 – XXX

Kendrick,
Gostei da sua equipe quando fizemos a abertura do GRAMMY. Eles eram muito bons e organizados. Era um balé, era uma ópera, era uma fusão entre hip hop e rock 'n' roll, mas não era bagunça.
A diversão que tivemos em AMERICAN SOUL foi cantar "Você é rock and roll" para você…. porque você é. E muito mais.
Há uma raiva justificada que é difícil argumentar. Ah sim, há um soco justificado que poderia derrubar um homem muito maior, ah sim.
Por um momento, qualquer um de nós pode ser esse punho. Nós não dominamos isso, ele nos domina. Mas eu não gostaria de ficar no caminho disso.
O fato de você ser brincalhão, auto-depreciativo, bem como revelador, é uma observação pessoal. Na época, perguntei se você faria um rap sobre onde a América estava e sua resposta foi um rap sobre onde a América não está. Inteligente.
Espero um dia conhecê-lo melhor.
Espero que quando esses anos parem de correr de nós ... talvez possam correr em nossa direção.
Com amor e pizza,
Bono

Bob Marley & The Wailers – Redemption Song

Oh, quão querida para mim é a família Marley ... obrigado por compartilharem seu pai, seu homem.
"Velhos piratas, sim, eles me roubaram
Me venderam para navios mercantes
Minutos depois de eles terem me tirado do poço sem fundo"
...
É uma tangente e não uma que pretende fazer qualquer paralelo entre a opressão e a escravidão irlandesa, mas recentemente me lembrei de servos irlandeses que foram enviados involuntariamente às Índias Ocidentais ... começou com Carlos I, mas feito em uma escala maior sob Oliver Cromwell durante a década de 1650, inicialmente em Barbados, as ilhas protegidas pelo vento e depois na Jamaica, onde Cromwell usou a condecoração forçada como um meio de repovoar a ilha.
Disseram-me que ainda existe uma comunidade em Barbados, conhecida como "Redlegs (Pernas Vermelhas)", que lembra seus ancestrais ​​pele clara queimando no sol tropical ...
Os irlandeses compartilham algumas coisas com a Jamaica, acima do nosso amor pelo rum e do nosso sotaque ritmado (especialmente se você é de Cork e Kerry ... um, dois, três ...)
Certamente é a mistura de religião e política e a justa indignação que semeia um espírito de revolta. Os Wailers fizeram uma música rebelde que parece muito familiar aos ouvidos irlandeses ... e até aos ouvidos ingleses como Chris Blackwell, que contratou Bob para a Island Records. Ele sempre podia sentir a influência dos Wailers originais, como o militante Peter Tosh e o lendário mountain mystic Bunny Wailer ... e no fundo o reverb dub de Lee Scratch Perry.
Os Marleys não cresceram na cidade irlandesa, mas vieram de Trench Town... 7 milhas de distância, em homenagem a um imigrante irlandês Daniel Power Trench. Aquele sotaque ritmado é manjado, mas essa música rebelde ... essas músicas de liberdade pertencem a quem quisesse se livrar de correntes de qualquer tipo

"Velhos piratas, sim, eles me roubaram
Me venderam para navios mercantes
Minutos depois de eles terem me tirado
Do poço sem fundo
Mas, minha mão foi fortalecida
Pela mão do Todo-Poderoso
Nós avançamos nessa geração
Triunfantemente
Você não vai me ajudar a cantar
Estas canções de liberdade?
Pois, tudo que eu sempre tenho
Canções de redenção
Canções de redenção"

Vá para casa ... nada mais a acrescentar.
Seu fã de Marley,
Bono
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...