PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 16 de maio de 2020

60 Anos de Bono: As Cartas (Parte VI)


Para acompanhar sua playlist de '60 Músicas Que Salvaram Minha Vida', esta semana Bono tem escrito cartas de gratidão para aqueles por trás das músicas.
O popular "beat combo" se originou como sinônimo de "pop group".
Mancunian (ou Manc) é o sotaque e o dialeto falados em Manchester.
Balearic beat, também conhecido como Balearic house, ou simplesmente Balearic, inicialmente foi uma mistura eclética de música dance liderada por DJs que surgiu em meados da década de 1980. Mais tarde, tornou-se o nome de um estilo mais específico de música eletrônica dance que foi popular em meados da década de 1990.
Kanaval é o carnaval haitiano.

Lou Reed – Satellite Of Love

Cara Laurie,
Perdemos alguns grandes nomes nos últimos anos e, há algumas semanas, esse vírus desprezível tomou a genialidade e a generosidade de Hal Willner. É impossível compreender Hal deixando o planeta, uma imagem melhor é ele nos rodeando nestes tempos loucos e enlouquecedores ... sinal puro e ainda sendo transmitindo através de toda a música que ele fez e das risadas que ele proporcionou. Humor negro como o álbum LULU de Lou Reed e Metallica "UAU ... isso separa os homens dos garotos perdidos".
Lou amava isso, eu sei. Eu estava pensando novamente em Lou como um alquimista que transforma metais comuns em ouro ... ele certamente sabia como transformar ruído em sinal e sinal em ruído.
Perguntei a ele sobre grandes letristas e ele disse: "Sou formalista, mas às vezes olho para escritores de crimes como Raymond Chandler" ... ... "me dê um exemplo", questionei. "Aquela loira é tão bonita quanto um lábio rachado... o que acha disso para uma letra?" Eu engasguei e ele sorriu aquele sorriso malicioso.
Quão feliz você o fez ... o amor ficou no ar e ainda permanece.
Satélite do amor.
Seu fã terrestre,
Bono

The Verve – Bitter Sweet Symphony

Caros Nick, Simon J, Peter e Simon T, Richard,

De alguma forma, sinto que estamos conectados.
Quando vocês dedicaram essa música ao nosso grupo "um pequeno beat combo de Dublin" no seu show no Olympia no ano passado, isso significou tudo. Naquela noite, não consegui encontrá-los para dar um oi, pois a estrada estava à nossa frente, mas todos no teatro estavam felizes em encontrá-los - e uns aos outros - em um plano superior.
Anos atrás, lembro-me de alguém usando a palavra "louco" para descrever o que vocês estavam falando. Bem, em um mundo de guerra, ganância e sofrimento, tudo que eu podia ouvir era uma forma mais elevada de sanidade. Eu estava com alguns ateus naquela noite no Olympia que agradeceram a Deus por vocês e sua música - como eu.
Algumas músicas mudam sua vida, algumas músicas salvam sua vida, algumas músicas são sua vida.
No meu caminho para casa, um hipsters com cabeça de anjo sentado na beira da calçada bebendo uma lata cantou a capella
"Todos os perdidos que não podem ser encontrados
Que sentem que estão mortos e andando por aí
São os corações partidos que estão abrindo caminho
Podemos ouvir a verdade no seu som"
Até o bêbado pode se sentir sóbrio ouvindo vocês - e o contrário também.
Seu fã,
Bono

PS: Uma coisa, porém ... como é óbvio ... eu não vou para isso de "grupo rompendo algo" ... acredito que era o tipo de coisa que nem um ego masculino flexível conseguiria classificar.

Joy Division – Love Will Tear Us Apart

Caro Joy Division,
Obrigado por nos deixar entrar naquela noite. Era março de 1980 e o U2 estava sendo permitido entrar no Strawberry Studios, onde vocês estavam gravando e mixando essa música.
Nós estávamos lá para encontrar Martin Hannett, que produziu sua obra. Queríamos que ele produzisse nossa primeira música na Island Records, 11 O'CLOCK TICK TOCK, com a qual ele gentilmente concordou. Martin foi muito gentil conosco, como todos vocês.
Lembro-me de pensar enquanto meus olhos escaneavam os álbuns de vinil espalhados pelo estúdio "essas pessoas são realmente de outro mundo" ... Quem ouviria Frank Sinatra e Kraftwerk e Bartók e Motown e os Stooges ao mesmo tempo?
Que tipo de cérebro essa banda continha?
E o que seus cérebros continham?
E então o lorde das trevas chegou com a mão estendida ... o homem, com a voz mais profunda em registro desde que Jim Morrison perdeu a dele, abriu a boca e ofereceu um simples "certo, rapazes" em um momento da leve melodia do sotaque Manc. Foi demais ... ainda é.
Dualidade é a palavra certa. Como todas as grandes obras de arte, essa música / essa banda tinha seu próprio cerne de contradição … LOVE WILL TEAR US APART.
Obrigado por isso,
Bono

New Order – True Faith

Caros Orders, novos ou antigos,
E como isso é possível ... muito perturbador se você é um cantor. Não só a banda pode continuar com o guitarrista no microfone, mas também reinventa o rock'n'roll com um eufemismo clássico e uma propulsão rítmica que em breve fará da cena dance de Manchester um inferno global com seu crossover digital/analógico ... Balearic beats, uma cena rave com uma mistura louca de sotaques manc e espanhóis ... grooves que atravessam oceanos e entram na garagem paradisíaca de Nova York e em qualquer outro lugar, cortesia de BLUE MONDAY.
Mas TRUE FAITH é minha favorita…. é a crença de que "você deve continuar. Eu não posso continuar. Vou continuar" - para citar Samuel Beckett. Uma melodia hipnotizante. Um toque tão leve.
"Quando eu era um garoto bem pequeno
Garotos bem pequenos conversavam comigo
Agora que nós crescemos juntos
Eles têm medo do que vêem
Este é o preço que todos nós pagamos
Nosso destino tão valioso se torna um nada
Eu não posso dizer para onde nós vamos
Imagino que não tem jeito mesmo de saber".
Para mudar o mundo duas vezes, isso é realmente alguma coisa ...
Um verdadeiro fã,
Bono

Adele – Chasing Pavements

Querida Adele,
Muitas das minhas músicas favoritas são conversas, mas apenas algumas são escritas assim ... isso parece uma conversa consigo mesmo.
Quem não está interessado após a primeira linha "Eu já me decidi, não preciso mais pensar nisso"?
Essa música me trouxe até você. Não tenho ideia do que se trata, mas aqui estava / há uma artista que fará muitas perguntas difíceis para ela mesma e para todos os outros ... isso foi e é o suficiente para mim.
Abençoada seja,
Bono

Arcade Fire – Wake Up

Caros Incendiários,
É o condicionamento clássico ou apenas o medo do fracasso que alguém sentiria ao subir ao palco depois dessa composição extraordinária? Mas toda vez que ouço essa música, quero mijar.
O U2 caminhou com essa música 131 vezes na Vertigo Tour. Mas eu saí de inúmeras salas que ficavam no fundo e, pela mesma razão, é como uma sirene me chamando para ser melhor do que eu sou ... dizendo à banda que eles poderiam ir a qualquer lugar hoje à noite ... dizendo ao mundo para ACORDAR.
Sim
"Crianças, acordem
Retenham seus erros
Antes que eles transformem o verão em pó"
Com amor, do Kanaval, saindo para mijar….
Bono
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...