PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 12 de maio de 2020

História Do Descobrimento: Nick Stewart relembra quando viu o U2 em 1980 no Estádio Nacional


Com Bono completando 60 anos de idade, Nick Stewart escreve para a GQ Magazine, relembrando quando viu o U2 em 1980.

"Existem lugares piores para fechar um negócio importante do que em uma trattoria ao lado da ponte Rialto, em Veneza, sob o sol do verão. Em maio de 2007, estava em andamento uma viagem de fim de semana para o aniversário de 60 anos de um amigo, ironicamente na companhia de alguns irlandeses maravilhosos, sedentos. Meu celular tocou no meio do almoço: "Nick, é Paul [McGuinness, o lendário empresário do U2], falei com meus clientes e eles ficarão encantados se você aceitar o papel de supervisionar a reedição do catálogo deles".
Minha nova consultoria de gerenciamento e marketing agora tinha dois clientes; a maior banda da América, The Eagles, reformados recentemente com um novo álbum de estúdio para promover, e os quatro homens de Dublin que eu havia assinado com a Island Records 27 anos antes: U2, e um corpo de trabalho gravado igual a qualquer outro longa e longa história do rock. Era bom retornar para eles.
Em janeiro de 1980, o mesmo Paul McGuinness havia me ligado. Não havia celulares, apenas o telefone fixo confiável. "Você deve ir a Dublin amanhã, já que o U2 estará tocando no Estádio Nacional. Quero que você os veja na frente do público deles".
Eu cheguei em Dublin pouco mais de 24 horas depois, com vento e chuva congelantes, murmurando para mim mesmo: "É melhor que seja bom". Homens de A&R - ou caçadores de talentos na linguagem da velha escola - sempre tiveram que beijar muitos sapos para encontrar seu príncipe. Essa, no entanto, seria minha noite de sorte, na verdade muito sortuda. Não menos importante, porque dois dos meus rivais, de gravadoras rivais, sem o meu conhecimento, deveriam estar participando do show. Ambos por razões que não me recordo, falharam em fazê-lo.
Se havia uma área de estar que pudesse ser descrita como a Royal Box no Estádio Nacional, eu estava nela. A banda apareceu no palco, quando a platéia - composta quase exclusivamente por jovens irlandeses empolgados - correu para a frente, ameaçando o caos antes mesmo do início do show. Os acordes poderosos de abertura de "11 O'Clock Tick Tock" então explodiram no hall e o caos adequado começou. Foi hipnotizante; um turbilhão de som, fúria e carisma liderados na frente por uma figura talismã magra que então subiu nas pilhas de PA, arriscando vida e membros, para entreter as massas fervilhantes abaixo. Ainda posso vê-lo atuando como se sua própria vida dependesse disso. Bono veio para entregar. E rapaz, ele entregou.
No menor camarim do mundo, foi comentado mais tarde por alguns dos presentes - a banda, o manager e as centenas que afirmaram estar lá, como geralmente ocorre na tradição de criar lendas - que um homem alto com um porte militar anunciou a todos: "Isso foi simplesmente brilhante e quero assinar vocês com a Island Records". Aquele homem era eu. O próprio Bono, em um documentário de TV feito para comemorar os 50 anos da Island Records, repetiu a história, então talvez a anedota contenha um grão de verdade.
Uma coisa é anunciar corajosamente a uma banda jovem com tudo fermentando em suas cabeças, mas não nos bolsos, que você pretende mudar suas vidas assinando-as com o que ainda era considerado o selo independente de maior prestígio na indústria fonográfica inglesa. Outra coisa era conseguir.
Lá estava novamente a minha sorte. Minha assistente manager de A&R, Annie Roseberry, se tornou uma grande e vibrante fã; os dois fiéis da assessoria de imprensa, Rob Partridge, já não estão mais conosco, e seu Boswell, Neil Storey, nos deram retaguarda. O apoio deles foi absolutamente inestimável e uma parte significativa da Island que permaneceu com a banda nos primeiros dias. Algo que todos os quatro membros ainda reconhecem prontamente.
Agora, a parte realmente complicada. Eu tive que convencer o chefe e proprietário, Chris Blackwell. Foi organizada uma viagem a Nassau. Debatemos durante vários dias e noites. Eu tive que explicar que, embora a banda parecesse liderada por Bono e The Edge, o batimento cardíaco criativo, eles foram originalmente formados pelo baterista Larry Mullen Jnr. Então, como resultado, eles eram uma "equipe bem amarrada". O "quinto" membro, Paul McGuinness, também se mostraria crucial. Bono claramente tinha as habilidades de liderança para levar a banda a alturas potencialmente grandes. Não que Chris ou eu pudéssemos imaginar então, que picos extraordinários a banda iria escalar.
Eu ganhei o debate; um acordo deveria ser oferecido e, após as disputas legais usuais, a carreira do U2 como artistas da Island começou. Ao assinar nos escritórios da Island, repleto de champanhe, Bono timidamente perguntou se havia "um saco de dinheiro para a banda desfrutar de alguns drinks". Eu tive que pegar o dinheiro sob o olhar maligno do DF; mas anos depois, no espaço cavernoso da arena de Earls Court, Bono, com um humor reflexivo relatando esses primeiros dias em Londres, contou a história mais uma vez. Ele nunca esqueceu os papéis desempenhados pelas pessoas da Island desde o início.
E assim, esse jovem magro, que lideraria o U2 com tanto sucesso, agora tem 60 anos. Ele tem seus detratores, alguns abertamente hostis não apenas ao extraordinário cânone da música, mas também a seus próprios esforços para tentar ajudar os menos favorecidos em todo o mundo. Poucos cantores de rock fizeram as contribuições positivas que ele fez. De minha parte, sem vergonha alguma, nada além de respeito e admiração por ele e desejo a ele o aniversário mais feliz. Ele não merece nada menos".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...