PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Revelações sobre os dias do U2 no Dandelion Market - Parte II


Do site U2 Songs:

O mercado em si não existe mais. O fechamento foi anunciado pela primeira vez no final de 1980, e os proprietários das barracas foram notificados em janeiro de 1981 de que não seriam mais capazes de operar o centro comercial. O prédio foi demolido logo depois e o Green Shopping Center de St. Stephen foi construído neste local. Os próprios shows se tornaram parte da lenda do U2, e muitos afirmam ter visto a banda nesses primeiros shows.

Você se lembra desses shows de despedida, antes do U2 ir para Londres ou quando eles voltaram? Você se lembra de alguma das músicas que eles tocaram?

Honestamente, não. Não me lembro de muita coisa. Eu lembro, presumo que seja de um desses dois shows, parados e dizendo: "Uau, algo está acontecendo". O lugar estava lotado! A multidão estava enlouquecendo! E o som estava se juntando de repente. Edge encontrou seu som, eles estavam começando a parecer algo diferente.

Então, houve oito shows que eles fizeram lá. Você notou algumas diferenças, certo?

Sim, desde a primeira vez que tocaram lá. Eu tenho uma vaga memória de covers de algumas músicas de Bob Marley.

Peter Frampton - eles tocaram muito naquela época.

Peter Frampton, sério? Mas então, pouco a pouco, as multidões estavam ficando maiores, as reações estavam ficando maiores e o som meio que se juntava.
Não tenho lembranças importantes. O que acontecia, especialmente no inverno, era que, por causa de todo o mercado, era muita luz acesa, aquecedores talvez, para manter os pés aquecidos e, quando as bandas começavam a tocar, sempre tropeçavam na fonte de alimentação. De repente, todo o mercado se encontrava em completa escuridão. E havia um cara, bem atrás, que tinha uma barraca vendendo compactos e discos. E ele trabalhou na ESB [Companhia Elétrica Irlandesa], então tinha o trabalho de consertar o fusível - da maneira antiga, substituindo os fusíveis e colocando-os de volta.

A banda ou alguém próximo da banda já teve sua própria barraca no Market?

Regine Moylett - ela tinha uma loja chamada 'No Romance'. A primeira loja punk. Talvez houvesse cerca de três lojas. Ela vendia pins, badges e coisas assim.

Muitas pessoas na Irlanda dizem: "Ahh, eu lembro do U2 na época do Dandelion Market". Pela capacidade do local e pelo número de vezes que eles tocaram lá, definitivamente não faz sentido! Virou uma coisa cultural?

Ahh sim! Às vezes, ouço as pessoas dizerem: "Lembro-me de ver o U2 lá no sábado à noite", ou dizem algo que não é verdade. Eu não acho que eles estão mentindo. Você meio que impõe algumas memórias a si mesmo e elas ficam lá em seu cérebro. Então, acho que eles estão apenas misturando eventos de suas memórias.
Eu encontrei o Edge há algumas semanas, na festa de Gavin Friday, e estávamos conversando sobre Dandelion. Eu disse: "Estou pensando em recriar o local e fazer com que vocês façam algo especial, um vídeo ou algo assim". Mas, novamente, olhando as datas, em novembro de 2019 teria sido exatamente 40 anos atrás. É realmente um marco.

Você ainda tem algo do U2 ou outras recordações da época?

A única coisa que tenho em algum lugar e que eu acho que é do último show, ou do penúltimo show, e presumo que veio de Paul McGuinness, que me deu esses pequenos cartões de visita que apenas diziam "U2 Free". E ele disse: "Este é um convite grátis para entrar no show, então se você vir algum amigo da banda, deixe-o entrar".
Ainda tenho dois deles, e dei um ao Hot Press Hall Of Fame, quando ele abriu, todos os ingressos e pôsteres que eu tinha e todos os shows que participei, que foram muitos.
E quando eles abriram o Hall Of Fame na Abbey Street, eles pegaram os pôsteres e os colocaram na parede. E então eles tinham os ingressos dos shows em que estive nos casos. Mas então eles fecharam. E todas as minhas coisas desapareceram em algum lugar!


Lamento ouvir isso, isso é terrível.

Então eles tinham um desses cartões, e eu tenho um, o primeiro tipo de passe de backstage; omo um ingresso grátis.

Era do tamanho de um cartão de visita?

Sim, talvez um pouco maior. Apenas o logotipo do U2 e "Free" escritos nele.

Estilo de máquina de escrever? Sem imagens?

Não, nada disso. Letras vermelhas e fundo branco.

Você já assistiu ao Virgin Prunes ao vivo?

Sim. Eu estava conversando com Guggi em um programa de rádio por telefone, estávamos conversando sobre o Dandelion, e ele vendeu botas de caubói, ele tinha uma loja lá. Ele estava falando sobre isso, e nós estávamos falando sobre os shows e o U2. E eu disse: "Vocês estavam lá tocando com o U2". E ele disse: "Acho que nunca tocamos lá". E na minha memória eu posso ver de onde eu estava, assistindo eles. Ele pode estar certo, eu posso estar certo. Eu definitivamente estava trabalhando quando eles foram a banda de abertura do The Clash, e eu e meu irmão estávamos na frente do palco, trabalhando na segurança. Outra banda, Berlin, tocou, e o Prunes saiu. As pessoas estavam ficando loucas; nós estávamos segurando a barricada. Quando eles terminaram, estava se acumulando para o The Clash, as pessoas ficando ainda mais selvagens. Estávamos pensando: "O inferno por 25 libras, não vale a pena!" Então, foi por aí que eu lembro, particularmente Trevor Strongman, Guggi e Gavin. Então, vimos alguns shows.
Lembro que, talvez 15 anos atrás, eles me pediram para fazer algum trabalho com a banda. Não me lembro se foi um vídeo ou a promoção do álbum deles; eles lançaram um álbum.

Quanto tempo durou? Você esteve envolvido até meados dos anos 80?

Eu acho que quando os shows pararam, houve problemas e roubos, o punk veio e se foi, as pessoas começaram a não aparecer tanto assim. E eu meio que tive que dizer que tinha que seguir em frente. Eoin continuou com a barraca, no fim de semana. A música parou e eu fui a Londres um pouco para ver se talvez me envolvesse em algo por lá.
O Dandelion continuou apenas até 1981. Eles o demoliram. E eu tenho algo em vídeo. Eu já estava começando a fazer o material de vídeo em 1982, talvez, e o antigo Dandelion havia sido derrubado; nada foi construído. Eu estava indo para um emprego na CBS Records, então fiz um mini-documentário. Era como minha apresentação. Em vez de digitar um currículo, fiz um vídeo sobre isso. E eu tenho pessoas diferentes para dizer: "Sim, John é um cara legal!" Esgueirei-me pela barricada e filmei nos escombros que restavam. Me deparei com as filmagens cerca de cinco anos atrás.
Eu tenho em casa. Eu nem me lembro onde está agora. Só mostrei para duas pessoas.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...