PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Phil Joanou sobre 'Rattle And Hum': "Fiquei tão empolgado quando soube desse filme que o teria dirigido de graça"


Novembro de 1987. O jovem diretor de cinema Phil Joanou precisava garantir que seu passe laminado fosse claramente visível nos bastidores do show do U2 na McNichols Arena.
Seguranças acompanhavam com os olhos enquanto Joanou corria de um lado para o outro do palco para uma pequena cabine de controle onde sete monitores mostravam o que estava sendo capturado em filme.
Joanou certamente exalava o entusiasmo de um fã do U2.
Na noite anterior ao primeiro dos dois shows da banda, Joanou sorriu para Michael Hamlyn durante o jantar, produtor do documentário do U2 que Joanou estava dirigindo. "Fiquei tão empolgado quando soube desse filme que o teria dirigido de graça", disse Joanou.
Essa ansiedade foi uma das razões pelas quais o U2 escolheu Joanou, morador de Los Angeles que cresceu no Canadá, para dirigir o filme 'Rattle And Hum', de acordo com o empresário do grupo, Paul McGuinness.
"A banda já havia entrevistado 9 ou 10 diretores em potencial antes de conhecer Joanou", disse McGuinness. "Mas assim que começaram a conversar com ele, ficou claro que ele seria o escolhido. Ele é um mestre técnico . . . que também tem a mesma idade da banda e é obcecado pela música".
Joanou acrescentou: "Foi quase assustador. Lembro-me de ter gravado uma fita do álbum Joshua Tree logo após ser lançado, para um designer de produção - um amigo com quem eu falo o tempo todo sobre filmes. Eu disse: 'Vá para casa e ouça este álbum, porque esses caras representam o tipo de filme que eu quero fazer. . . o conteúdo, o compromisso, a energia, o ponto de vista que está nesse álbum'.
Então, quando soube que o U2 ia fazer um filme, voei para Hartford para vê-los - até paguei minha viagem. Não sei o que os outros diretores disseram a eles, mas havia um ar real de seriedade da parte deles em fazer esse filme corretamente.
Bono perguntou: 'Se você fosse dirigir o filme do U2, que tipo de filme você faria?' Eu olhei para ele e disse: 'Que tipo de filme você quer fazer?'
Para mim, era essencial que o filme tivesse toda a pureza e poder de sua música".
Essa pureza causou a Joanou alguns momentos de ansiedade.
Sentado na McNichols Arena quase vazia quando o U2 terminou sua passagem de som, Joanou apoiou os dois pés na cadeira da frente e falou sobre as oito semanas que ele passou na estrada com o U2. Ele estudou a banda no palco, para que ele soubesse como filmar melhor o show e captar documentários fora do palco.
Joanou disse que amava as cenas dos backstage que ele tinha, incluindo cenas da banda sentada com um coral gospel em Nova York em uma versão de "I Still Haven’t Found What I'm Looking For" e gravando material novo no lendário Sun Studios em Memphis, onde Elvis Presley começou.
Mas ele se preocupava por não ter gravações suficientes. Ele passou uma semana sem gravar um único frame.
"O que eles continuam enfatizando é que esse deveria ser um filme sobre música. . . não sobre eles", ele disse. "Você não vê Bono ou Edge entrando ou saindo de carros, comendo em casa ou falando sobre a música deles. Eles se recusam a encenar qualquer coisa. . . .
Eu perguntei a eles, por exemplo, se talvez eles voltariam e tocariam uma música novamente, se não conseguíssemos capturar muito bem durante o show, e eles disseram que não. Eles querem que seja espontâneo, o que torna as coisas um pouco tensas. Não estou dizendo que eles não estão me dando cooperação suficiente para fazer o filme, mas estamos no limite".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...