PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Adam Clayton: "a fonte real da tensão que se desenvolveu dentro da banda nunca foi centrada em questões de fé, mas na divisão que essa questão criou"


Foi a questão da fé que, no começo de 'October', havia chegado mais perto do que qualquer coisa para acabar com o U2 antes mesmo de começar corretamente.
As incertezas dos três membros cristãos foram reais e profundas, e as divisões que eles criaram entre eles e Adam Clayton igualmente. Como Adam lembra, a fonte real da tensão que se desenvolveu dentro da banda nunca foi centrada em questões de fé, mas na divisão que essa questão criou. Ele disse:

"Na verdade, não tinha nada a ver com religião. Tinha mais a ver com eu estar do lado de fora e não querer desistir dessa posição, mas me sentindo muito pressionado.
Foi um período crucial para a banda. Nós fizemos o nosso primeiro disco, saímos em turnê e, de repente, a influência das reuniões estava atrapalhando o progresso da banda.
Eu e Paul [McGuinness] estávamos planejando e esquematizando. Era, você sabe, o que você precisava fazer para permanecer no negócio. Você estaria em turnê em algum lugar, e o ônibus estaria prestes a sair, e os outros três estariam em uma reunião. Então havia essa situação.
Eu não tive nenhum problema com espiritualidade e identidade. Eu só tive um problema com a perturbação que isso trouxe para as atividades da banda. E depois, quando entramos no álbum 'October', e os outros estavam considerando se o rock'n'roll era a forma correta de expressão - eu nunca quis ir a essas reuniões. Não gostei do tom do que estava acontecendo. Era outra banda. Era uma exclusividade na qual eu não acreditava.
Eu senti que alguém poderia ter uma espiritualidade própria. Quero dizer, me arrependo agora de nunca ter passado por isso, porque eles têm uma força espiritual que acho que nunca terei. E eles têm um conhecimento que eu nunca terei. E acho que eles estavam muito certos na época. Mas eu estava realmente superando meu próprio tipo de estigmas religiosos que vieram da abordagem do internato à religião.
Eu senti que eles estavam mais atraídos pelo grupo de reunião e menos atraídos para lidar com os problemas da banda. E menos tolerante. E todas as paranoias que isso produz. E Paul e eu acabamos muito, depois de um show, saindo para os clubes locais, conhecendo o pessoal da gravadora, ficando acordados a noite toda fazendo aquelas coisas de rock 'n roll. E isso me deixou muito inseguro, porque eu estava assumindo compromissos de que sim, essa banda iria até o fim, e eu não tinha certeza se tinha os caras atrás de mim.
E musicalmente eu não era tão talentoso quanto eles, então eu sabia que se eles não quisessem me apoiar, havia uma oportunidade de não apoiar minha música, mas de expô-la.
Eu certamente fui junto com a espiritualidade. Não tive problemas em admitir isso. Foi justamente naquele momento que o carisma das reuniões carismáticas era algo com o qual não me sentia confortável. Eu conhecia os caras de uma maneira diferente. Eu os conhecia desde 76, então o relacionamento que tive com eles era bem direto. E passamos um tempo juntos em reuniões de negócios e reuniões artísticas. Então eu conhecia as pessoas por trás de alguns dos pronunciamentos".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...