PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Johnny Cash descobriu que o U2 tinha cortado "wa-wa-wandering" de "The Wanderer", e enviou um fax pedindo para recolocarem


Joe Jackson, jornalista - Independent:

"As crenças religiosas do U2, por mais codificadas que tenham se tornado ultimamente, provavelmente continuam sendo a característica mais definidora de sua arte. Isso nos leva à clássica faixa gospel de Memphis / Liffey que eles e Johnny Cash gravaram, que fecha 'Zooropa'.
Cash pode ter me dito que ele não sabia como seria chamada, mas seu empresário, Lou Robin, se referiu à música como "The Wanderer". E assim, quando Bono disse que seu título era "Johnny Cash On The Moon", acrescentou que gostaria de chamá-la de "The Pilgrim" e me perguntou: "Mas você me diz o que pensa", eu fiz com prazer.
"Eu iria para "The Wanderer". Não apenas porque, como você diz, Cash vem de uma tradição do gospel, mas também porque sua letra contém tantos ecos da busca espiritual que ele esteve em toda a sua vida. E, da mesma forma, talvez, a odisseia espiritual do homem e a banda que cantou "I Still Haven't Found What I'm Looking For"."
"Eu acho que sim. Mas eu não quero cortar a vibe de Dion. Ele não tem uma música chamada "The Wanderer"?
"Sim, mas ele é um cristão nascido de novo, que eu entrevistei, e meu palpite é que ele adoraria ter essa fatia por excelência de cock-rock subvertida por uma música com o mesmo nome, mas (uma) que é sobre um homem em uma jornada espiritual".
"Ok, então talvez eu chame de "The Wanderer 2"!"
Felizmente, Bono chamou essa música, simplesmente de "The Wanderer". Mas o que eu não disse a ele naquele dia foi que suas frases "I went out there in search of experience/To taste and touch and to feel as much/As a man can before he repents", quase imediatamente se torna meu novo mantra. No entanto, eu disse a Cash.
De fato, o que se segue é minha única lembrança favorita de qualquer um dos meus encontros com Johnny Cash. Um mês depois da entrevista com Bono, eu estava em Branson, Missouri, fazendo entrevistas com música country, na companhia de Shay Healy, Bill Hughes, Cathy O'Connor e Hilary Fennell, que estavam gravando Country Music USA, e quando Cash me viu, ele disse: "Ei, Joe, não sabia que você estaria aqui hoje, espere um minuto". Então, voltou ao seu camarim, voltou com uma cópia autografada do boxset The Essential Johnny Cash 1955-1983, me entregou e disse em particular:
"Obrigado por me ajudar a gravar com o U2! E pela entrevista com Bono, porque quando eu li que ele cortou o "wa-wa-wandering" atrás da minha voz, enviei a ele um fax dizendo 'coloque de volta', e ele fez! E você estava certo ao dizer que a música deveria se chamar "The Wanderer". Eu até gostei das suas razões para dizer que deveria!
"Bem, desde então eu percebi que "The Wanderer", e mais ainda, a maneira como você canta, parece ter dado voz ao meu próprio desejo espiritual mais profundo, então, obrigado!"
"E eu senti essa fome espiritual na primeira vez que conversamos, Joe. Então, eu estou realmente feliz por ter ajudado você, dessa maneira, em sua jornada espiritual".
Ainda tremo de descrença, sabendo que Johnny Cash me disse isso. Como tal, não posso deixar de reduzir a um gesto de irrelevância cósmica, em comparação, mesmo que eu me arrependa do fato de Bono ter dito a um repórter estrangeiro que desejava ter chamado aquela faixa de "The Pilgrim", e lamentou ter permitido que "algum jornalista irlandês" o convencesse a fazer o contrário. Também suspeito que Bono realmente não entendeu o que estava dizendo quando, dois dias após minha conversa com Cash, ele me telefonou no Texas e disse: "Você é um homem difícil de rastrear" e eu brinquei: "Isso é porque eu sou um wa-wa-wanderer!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...