PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Por Uma Noite Apenas: diretor Matt Askem fala sobre a gravação de 'U2 eXPERIENCE + iNNOCENCE – LIVE IN BERLIN'


Por Uma Noite Apenas

Matt Askem trabalhou com uma formação estelar de artistas, de Adele a Zucchero. Tendo se juntado à turnê eXPERIENCE + iNNOCENCE como diretor de vídeo em março de 2018, ele foi encarregado de dirigir um filme que capturaria a energia e a emoção da inovadora turnê em apenas uma noite - no show final do eXPERIENCE + iNNOCENCE em Berlim.
Brian Draper conversou com ele para o U2.COM durante uma xícara de chá em Londres.

Como você se envolveu com o U2?

Willie Williams estava procurando um novo diretor de vídeo para a eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour e se aproximou de mim. Eu já havia trabalhado com ele brevemente antes em um projeto de Robbie Williams, e nós nos demos muito bem desde então.

Você era fã do U2?

Eu sempre gostei muito de jazz, funk e soul, então o U2 não estava imediatamente no meu radar, mas passei a amá-los!

Como você se tornou diretor?

Quando eu era jovem, costumava produzir música. Mas então entrei na engenharia de vídeo e me interessei por câmeras e pelo processo de produção, e comecei a fazer turnês com bandas como o Prodigy no começo dos anos 90.
O Prodigy me pediu para fazer um filme para eles, para a MTV - e naquela época eles eram uma das maiores bandas do mundo, ultrapassando os limites de várias maneiras. Depois disso, a MTV se tornou meu maior cliente, o que me levou a dirigir muitos DVDs de música.
Então, eu fiz muita televisão, mas também muitos trabalhos de produção em turnê, o que é uma combinação incomum de talentos. Existem apenas um ou dois outros diretores que fazem as duas coisas.

O que você mais acha que traz para o papel, pessoalmente?

Boa pergunta. Existem muitas camadas práticas. Ao lidar com bandas, você precisa entender o áudio, mas também como iluminá-las para obter a aparência que procura em uma situação ao vivo. Obviamente, você precisa conhecer as câmeras e o processo de gravação e ser capaz de comunicar o que está tentando alcançar dentro de um ambiente bastante frenético.
Mas a coisa menos fácil de transmitir seria o relacionamento com o artista e como você entende suas vulnerabilidades e complexidades. Porque quando você está lidando com uma banda tão grande quanto esses caras, isso tem que vir primeiro.

Você pode nos contar sobre alguns dos desafios práticos de filmar o show eXPERIENCE + iNNOCENCE?

Os palcos desse show foram muito complicados de se filmar. Havia quatro espaços de performances, e o show estava com ingressos esgotados, então você só podia colocar as câmeras em uma certa quantidade de posições (sem perder lugares).
Quando a banda está "dentro" da tela grande, eles estão tocando na arena de um lado para o outro, então, como diretor, você deve considerar isso como faria em um evento esportivo. Você não pode atravessar os lados do campo de jogo com suas câmeras, porque as equipes acabam jogando da maneira errada e você não entende, como espectador, o que está acontecendo. Então os movimentos da banda, da direita para a esquerda, tinham que fazer sentido.
Geralmente, a banda estava tocando nos dois lados da arena, mas quando se tratava de filmar, pedi que tocassem para um lado mais do que o habitual - e para artistas que querem dar 100% ao público, isso não é fácil; eles não querem ficar de costas para nenhum membro da platéia por muito tempo.

Quantas câmeras você usou no geral?

Eu tinha 26 câmeras de filme em tamanho grande (incluindo a spider cam) e 10 minicams - são ótimos brinquedos! Colocamos minicams em torno da bateria para obter algumas perspectivas diferentes sobre o pedal do bumbo e na borda da caixa, por exemplo, para rim shots - e isso funcionou bem.

Você trabalhou com todos os tipos de artistas diferentes. Como foi, em particular, trabalhar com o U2?

Eles são todos músicos excepcionais. Mas o que realmente me impressionou é que Bono tem um senso de exibicionismo sobre ele, algo que eu realmente não experimentei com mais ninguém. Ele está sempre fazendo alguma coisa, e para mim como diretor, isso é ótimo - eu não tive um dead air, e isso é realmente muito raro.
O U2 também gosta de mudar as coisas. Eles acabaram reescrevendo parte do segundo ato até o dia do show em Berlim, adicionando um arranjo de "Dirty Day" e criando novo conteúdo na tela até o show.
Freqüentemente, quando você está em turnê, é fácil entrar em um trabalho árduo, mas você certamente não pode fazer isso com essa banda, devido à intensidade e foco do que eles estão entregando.

Presumivelmente, quando você chegou a Berlim, você já tinha uma ideia de como gostaria que o filme fosse?

Sim, eu tive tempo para pensar sobre isso. O que ajudou foi ter contato diário com a banda e conhecer o que eles gostam e qual é o foco deles. Isso é muito valioso.
Eles conversaram comigo primeiro sobre filmar o show na América, mas Bono estava especialmente interessado em filmar em Berlim por causa da conexão do U2 com a cidade. Quando o show original de Berlim (no qual Bono perdeu a voz) foi remarcado para o final da turnê, eles viram a chance - embora houvesse um desafio em particular para mim, porque só tivemos uma noite para gravá-lo.
Além disso, a turnê deveria terminar em Dublin, então tivemos que desmontar tudo e levar de volta à Alemanha. Nós tínhamos a intenção de começar a filmar um ensaio na noite anterior às 20:00, mas nem sequer tínhamos o palco montado. Então não tivemos muito tempo nem para deslizes.

Qual é a história de "Stay (Faraway So Close)"? Você inseriu um vídeo em preto-e-branco muito atmosférico do ensaio, em vez da música ao vivo, pelo que parece?

Foi uma ideia que Bono e Gavin Friday discutiram comigo e depois acho que eles se esqueceram disso, então acabei ganhando mais crédito do que merecia. Decidi gravá-la três vezes no ensaio na noite anterior e achei que seria interessante tentar. Eu quebrei minhas próprias regras algumas vezes no filme - eu nunca removia o público de um evento ao vivo!

Você também usou um efeito visual em "Acrobat"…

Novamente, é uma linha que eu normalmente não cruzaria. A banda tem um grande número do que chamamos de 'efeitos alucinantes' para os visuais ao vivo à sua disposição, e foi um efeito interessante que eles usaram em "Acrobat" - o que envolveu Willie alterando a iluminação muito fracamente para fazer este efeito da câmera 'rasgando', combinada com o efeito que fez isso funcionar nas telas ao vivo.
Meu editor e eu gostamos muito da aparência disso e queríamos usar no próprio show. Era demais para usar em tela cheia - afinal, é um efeito, e o filme deveria ser um trabalho ao vivo! Mas Tim, o editor, fez todos esses cut-outs dentro dos frames e usamos o efeito em certas áreas deles. Eu acho que funcionou com sucesso.

Quanto você está dirigindo "no momento", durante a noite?

Eu sempre terei uma visão para uma música antes de gravá-la. É algo que aprendi nas turnês.
Com 26 câmeras - todas com sensores de foco - estou me comunicando com uma equipe de pelo menos 50 pessoas durante a noite. Você não pode dizer a todas as 50 pessoas o que fazer simultaneamente, é claro, mas por causa das diferentes áreas de performance e da complexidade de cada música, eu dei aos caras da câmera cartões de sinalização - um para cada música (28 no total), para cada uma das 26 câmeras.
Você deve usar traços largos porque deseja que os caras da câmera olhem para as câmeras, não para as anotações. Mas todas as câmeras tinham uma tomada específica, um tamanho de tomada e uma quantidade especificada de tomadas para cada música.
Isso é muita preparação.
Mais de cem páginas! Mas tenho uma equipe com quem trabalho há muito tempo que me entende. Quando as coisas funcionam bem, você não precisa dizer muito, embora eu tenha perdido a voz no final do show de Berlim com todos os gritos e berros.

Você teve uma visão para o filme em geral?

Eu peguei muitas das minhas dicas da banda, que gostam de coisas que pareçam muito cinematográficas. Portanto, tinha que ser widescreen e lento em termos de cortes (os cortes podem ser dissonantes, e se você notar um corte, é ruim - isso é uma regra de ouro para mim). Então os movimentos da banda motivam os cortes, ao invés do ritmo da música. E o enquadramento tinha que ser elegante.
Usamos o público como uma tela ou um pano de fundo. Se a banda estava na tela, na passarela, no palco principal ou no palco B, havia um público na parte de trás da cena, então as iluminamos em um azul escuro o suficiente para que você pudesse ver formas e saber que as pessoas estavam lá, mas não tão brilhantes que você pudesse ver expressões faciais.
Normalmente, você precisa trazer uma carga de iluminação especial para o público, mas as novas câmeras 4K funcionam bem em níveis baixos - então, na verdade, diminuí mais as luzes neste show do que em qualquer outro filme ao vivo que fiz.

Existe algo que as pessoas deveriam olhar especificamente?

Realmente existem alguns momentos mágicos que acontecem.
A spider cam era uma ferramenta extremamente importante dentro desse espaço. Passei boa parte da minha noite administrando onde estava, para não obscurecer outros ângulos de câmera. Mas há momentos em que eu saí do palco B - por exemplo, durante "Summer Of Love", para revelar os refugiados (na tela) em barcos infláveis ​​- em que o ritmo estava no local.
Outra coisa que me agrada é a luz de fundo de Bono durante as últimas músicas, quando você vê toda a poeira no ar ao seu redor. Meu designer de iluminação tinha um holofote sobre rodas no primeiro nível. Ele estava se mexendo para que eu conseguisse a tomada "através" de Bono. Tanto a câmera quanto a luz podiam se mover, mas os dois tiveram que se alinhar para fazer essas tomadas funcionarem tão magicamente quanto eles.
Também tivemos um momento muito poderoso com "New Year's Day" e a bandeira europeia. Há um momento em que Bono conta todas as estrelas e depois olha para a mão dele, e é um teatro poderoso. Ele está sempre fazendo alguma coisa.

E o som parece tão nítido.

Parece incrível - eu penso que o áudio realmente forneceu algo além das imagens, o que nem sempre acontece nos filmes musicais. Richard Rainey fez as edições em áudio. Ele é o cara do The Edge, no dia a dia, e conhece a banda muito bem. Ele era brilhante - bastante consciente - e foi ótimo trabalhar com ele na pós-produção. Scott Sedillo masterizou em Los Angeles, e ele também foi brilhante.

Qual a proximidade da banda na edição final?

Normalmente, assisto a um filme junto com o artista, embora ainda não o tenha feito com todo o U2. Adam veio à primeira edição, o que foi realmente útil, e assistimos juntos para garantir que estava indo na direção certa. Enviei o resto para Bono, que geralmente faz mais algumas anotações que os outros. Ele assistiu, eu recebi alguns comentários de volta ... então o resto dos caras assistiram.
Em última análise, é o filme deles, não o meu. Você está sempre entregando a visão da banda à frente da sua própria. Mas quanto mais próximas essas duas coisas, mais feliz o casamento. E estou feliz em dizer que a banda está muito feliz!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...