PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Revelações sobre os dias do U2 no Dandelion Market - Parte I


Do site U2 Songs:

O Dandelion Market era um mercado popular para compra e venda de mercadorias usadas e novas na década de 1970 em Dublin, em um prédio que era a antiga fábrica de engarrafamento Taylor-Keith, agora um parque de estacionamento durante a semana.
Em 1979, dois caras empreendedores chamados John Fisher e Eoin O'Shea montaram uma barraca chamada Sticky Fingers, vendendo bottons e outras mercadorias punk, e como uma maneira de atrair mais público para a barraca, surgiu a ideia de montar um espaço de performance para trazer os fãs de música para o mercado.
A sala de energia do mercado tornou-se um local improvisado de apresentações, com um palco feito de caixas de cerveja e papelão e recebeu várias bandas, incluindo uma jovem banda chamada U2. A primeira apresentação aconteceu em 21 de abril de 1979, e as apresentações no Dandelion Market continuaram por quase um ano, terminando em fevereiro de 1980.
John Fisher falou com o site sobre as apresentações do U2 no Dandelion Market em 1979.
A banda tocou em oito ocasiões:

May 12, 1979: U2
July 28, 1979: U2 (Performance with The Strougers)
August 11, 1979: U2 (Performance with The Strougers)
September 9, 1979: U2
September 15, 1979: U2 (Performance with The Scheme)
September 22, 1979: U2
November 17, 1979: U2 (Performance with The Epidemics)
December 23, 1979: U2 (Performance with The Threat)

Qual seria a capacidade [no Dandelion Market], você tem alguma ideia?

Engraçado, eu faço. Eu estava pensando nisso recentemente. Eu estava conversando com The Edge cerca de duas semanas atrás sobre o Market. E eu tenho uma nota, acho que é a maior quantia de dinheiro que pegamos, foi 50pn para cada show, todas as vezes, e a maior quantia que recebemos foi a libra antiga, 157 IEP. Para o último show do U2 para nós.

Isso foi uma conta dupla? Era o U2 e mais alguém?

Havia uma banda de abertura, The Threat. Mas não era uma conta dupla, era praticamente o U2. O que aconteceu foi que eu tinha essa outra banda, Threat, marcada para tocar lá. E o U2 estava voltando de Londres depois de sua primeira viagem lá. Foi meio que ...

"Estamos indo a algum lugar"

Sim. Eles voltaram e disseram: "Olha, adoraríamos tocar nosso último show de despedida. Este é o fim de semana que podemos fazer isso". Então eu perguntei ao The Threat se eles poderiam ceder e abrir para a banda. Então eu acho que foi assim que aconteceu.

Você se lembra se havia outras bandas que conseguiram sair dali? Que se tornaram maiores?

The Blades se tornaram grandes. Eles meio que fazem um show todo Natal e lançarão um álbum este ano. Eles provavelmente eram a banda mais próxima do U2.

O The Clash tocou no Trinity, você se lembra? Porque isso foi como o verão do punk. Todo mundo meio que começou ao mesmo tempo.

Engraçado, eu estava lendo uma coisa, uma entrevista com Bono e Elton John, falando sobre a importância de Joe Strummer. Acho que Bono chamou de Day Zero ou Ground Zero. Foi aquele show para ele, para tantas pessoas em Dublin, foi quando tudo começou. Eu escrevi algumas coisas sobre esse show no Trinity. Um show tão bom. E porque foi a primeira vez que uma banda inglesa veio tocar aqui.

O U2 aparecia para montar seus instrumentos?

Eles não eram os melhores! Na primeira semana, houve um ou dois deles que chegaram bem cedo, fizeram algumas coisas e eles tinham um cara do som - não seu próprio cara do som, mas um cara, um engenheiro de som em Dublin que faria som para nós. E ele teria que aparecer e ajudar a montar o palco ou o que fosse. Eles não eram muito pressionados para fazer isso!
Então, algumas vezes em que eles tocaram lá, eles já tinham a ajuda de duas pessoas, ajudando-os a entrar com o equipamento, a montar o palco conosco. Eles realmente não sujariam as mãos!

Você fez as luzes para eles em um show, certo?

Sim, uma vez. As luzes eram apenas um tripé de iluminação com três spots de cada lado, e Niall, o cara do som, não tinha mais ninguém para fazer isso, então ele me disse: "Apenas faça!"

Você já tinha trabalhado com luzes antes?

Não. Mas é como você apertar os botões. Eu estava meio que entrando nisso. Às vezes eu pensava que estava indo muito bem. Eu fiz um trabalho de som, sabia um pouco sobre isso. Eu meio que conhecia a dinâmica do que você deveria fazer, mas talvez eu estivesse ficando muito convencido com isso e pressionando alguns botões mais do que deveria. Acabou em um ponto com a escuridão de um lado, e quem estava do outro lado ficou com todas as luzes! Isso foi um pouco engraçado, mas foi grandioso.

Você se lembra do pano de fundo do U2? Você se lembra se eles costumavam trazê-lo, ou qual era a história lá?

Certamente não era nosso, não fornecemos nenhum. Não me lembro, era um pano de fundo ou apenas spray. Porque atrás do palco, toda semana a banda apenas pulverizava seu nome, então o pano de fundo se tornava apenas mais e mais nomes. E era só a cada três meses que tínhamos que limpar o lugar para que ele pudesse acabar limpo novamente.
Tenho uma vaga lembrança de apenas uma grande cruz branca.

Há uma foto quando você consulta "U2 Dandelion"; há uma foto que aparece. É um pouco elaborado para um trabalho de pulverização, mas não tenho certeza.

Ah, sim, isso não é tinta spray, definitivamente. É um pano de fundo.

John mostra um poster de internet do que deveria ser um anúncio de uma apresentação no Dandelion:


Ele diz: "Eu estava conversando com Edge na outra semana. Ele estava curioso sobre isso, seja era verdadeiro ou não. E escrevi de volta para ele, depois de pensar sobre isso, e disse: "Para mim, isso é falso e a razão pela qual acho falso - acho que nunca imprimimos pôsteres para shows, simplesmente não faria sentido". Havia apenas talvez 100 pessoas participando de um show, por 50p por cabeça. E outra coisa foi que a banda pegou todo o dinheiro.
Eoin ou eu ficaríamos na porta e pegaríamos o dinheiro, 50p. Entrando, não havia ingresso, nem canhoto. Não havia banheiros, nada. Pagava 50p, entrava, caminhava por lá".

Para o Museu de Dublin, foi procurado posters do Dandelion. Pessoas da época disseram que não se lembravam de nenhum.

Sim, definitivamente não tínhamos pôsteres. Também não acho que o U2 tenha feito pôsteres na época. E se você tivesse feito um cartaz, porque, novamente, eram apenas 100 pessoas - os únicos pôsteres que as bandas teriam feito então poderia estar escrito "U2", com espaço em branco na parte inferior e você receberia uma caneta e escreveria algo como "Dandelion Market, the 28th", para que você pudesse usar o pôster em mais shows.

Isso foi em dezembro, certo? Então, até então, o U2 já havia lançado "Out Of Control". Então, eles tinham um pôster de modelo na época. Era a capa do 'U2-Three', havia um espaço vazio na parte inferior e eles escreviam o local exatamente como você o descreve. E nenhum desses pôsteres tem a capa do 'U2-Three' neles.

Isso. Nós não os criamos, e mesmo se o U2 os fizesse, eles não teriam dado ao The Threat aquela fonte grande, que é melhor e maior que a deles! E eles também não sabiam quem seria a banda de apoio. [Nós abordávamos uma banda e dizíamos] "Ok, você pode tocar o show de abertura". Mas não, The Threat - esse show poderia ter sido diferente, seria o show principal.
A única outra coisa em que pensei foi: se um fã estivesse na faculdade, como uma faculdade de design, alguém pode ter impresso esses pôsteres na máquina da faculdade, 20 ou 30 deles, e colocado no Dandelion ou algo assim. Não foi a banda. Não fui eu. Não foi o The Threat.

Isso faria mais sentido, na verdade, porque isso também parece um cartaz caro. Não é branco no preto. É preto no branco.

Exatamente. Mais tinta usada. E a única impressora em Dublin que estava imprimindo na época era Tony Bradfield, a única impressora de rock n 'roll. O mínimo dele era 500. Então, isso…

...é mais do que a capacidade do local!

Exato!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...