PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

O outro significado de 'The Unforgettable Fire'


'The Unforgettable Fire' foi o título de uma exposição de pinturas de sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki. Obviamente, o U2 também está consciente da invocação do Pentecostes cristão no título, o batismo de fogo no qual o Espírito Santo entrou nos apóstolos.
No Pentecostes os discípulos foram batizados com o Espírito Santo e fogo. O fogo é necessário para preservar a unidade.
Mas o 'The Unforgettable Fire' do U2 refere-se principalmente a paixão obsessiva. "Pride (In The Name Of Love)" e "MLK" encontram essa paixão maior em Martin Luther King. Ele, afinal, era um pacifista cristão carismático, poderosamente articulado e justo - tudo o que Bono admira exemplificado em um homem só.
Que o fogo tem dois lados, consumindo, bem como libertador, é explorado em "Elvis Presley And America". O protagonista da canção, Bono explica, "estava inseguro de si mesmo intelectualmente quando ele deveria ter certeza! Elvis poderia dizer mais na música de outra pessoa do que Albert Goldman poderia dizer em qualquer livro!"
Bono diz que ele escreve suas letras instintivamente, e só depois descobre o que suas músicas são realmente sobre. Ele admite que acabou percebendo que "Bad" e "The Unforgettable Fire" são, em parte, sobre essa paixão mais sombria, a heroína. A droga encontrou um mercado considerável entre os melancólicos irlandeses, e o U2 estava encontrando velhos amigos com buracos em seus braços.
"Eu não estou dizendo que essas músicas são completamente sobre isso", Bono disse cuidadosamente. "Eu não quero amarrá-las. Não tendo sido um viciado, eu não queria escrever sobre vício. Mas eu suponho que, morar na rua onde eu moro, ver pessoas com quem eu joguei futebol ter suas vidas modificadas por este amor de uma droga, apenas penetrou subconscientemente no registro".
Pode Bono também ter escrito sobre como seus velhos amigos o viam agora? Pois ele também é um homem transformado pela obsessão: obsessão pela música e obsessão pelo Divino.
"Suponho que fui musicalmente obcecado", Bono disse em 1984. "Eu não sei. Não estou certo. Tenho certeza de que vou aprender muito mais quando tocarmos as músicas".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...