PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Diretor Davis Guggenheim fala sobre 'From The Sky Down' do U2 - Parte I


'From The Sky Down' é um filme de Davis Guggenheim que traça a criação de 'Achtung Baby' do U2.
Mais conhecido por 'An Inconvenient Truth' de Al Gore e o documentário musical 'It Might Get Loud', Guggenheim recebeu acesso sem precedentes aos membros da banda e a imagens inéditas de seus arquivos. "O que também foi interessante para mim foi vê-los no estúdio tentando lembrar como tocar "Who's Gonna Ride Your Wild Horses" ou "So Cruel"", disse Guggenheim sentado em um minúsculo quarto de hotel todo branco no The Dorchester de Londres. "Você vê isso no filme - Edge e Bono olhando um para o outro dizendo 'Eu acho que os acordes são esses'."
Em entrevista para a GQ Magazine, Davis contou: "Em 'It Might Get Loud', Edge me disse imediatamente. 'Nós temos que ser bem-humorados. Porque os rockstars em geral parecem muito sérios. Quem se importa com as provações e atribulações de pessoas ricas famosas tentando escrever músicas?' Humor é a grande coisa que dá leviandade à narrativa. Para ser um bom músico, você tem que levar isso muito a sério. Mas, para outras pessoas, você acha que é a única pessoa no mundo ... e como ousa ser um ser humano tão autocentrado.
Em relação à Brian Eno, eu senti como se estivesse sentado na frente de um cérebro gigante. Eu poderia fechar meus olhos e ver sua carne derreter, seus ossos desaparecerem e tudo que você veria seria um cérebro com milhares de fios saindo - e eu poderia ter plugado os fios diretamente na minha câmera. Eu estava no meio da filmagem do filme e perguntei a ele: 'como o U2 permaneceu junto?' "Achamos que sabemos o que é uma banda, mas provavelmente só a entendemos em níveis muito superficiais". Eu disse a ele "Esqueça a maneira como a maioria das pessoas pensa sobre isso - seja um antropólogo Brian!"
O filme mostra a participação do U2 em Glastonbury no verão de 2011. Davis conta qual a sua lembrança daquele dia. "Meu filho e eu tentando ir de uma barraca para outra com muita lama que mais parecia cola. A lama na América não é tão grudenta. Se você desse o passo errado, seu pé sairia da bota. Eles também tinham uma área de backstage e meu filho estava almoçando ao lado desse afro-americano modesto e muito quieto comendo suas batatas - então eu percebi que era o rapper líder no Wu Tang Clan que estava prestes a subir ao palco e falar sobre bater enxadas".
Sobre a cena de Bono explicando falando sobre a criação de um astro do rock (óculos de sol inspirados em Lou Reed, calças de couro de Jim Morrison, jaqueta (e cabelo) de Elvis Presley), Davis disse: "É divertido ver o que eles usaram naquela fase. Eles tinham ótimas roupas e cometeram alguns erros terríveis. Larry sempre se saiu bem, porque está sempre preso à fivela da Harley Davidson. Moda não foi muito boa para nós nos anos 80. Se você olhar para Bono e The Edge, você encontrará algumas escolhas "interessantes"... Nos Estados Unidos, chamamos bandanas de "doo-rag". Ajudou Edge e ajudou a todos nós quando ele encontrou o gorro. O gorro funcionou".
Davis Guggenheim deixou claro sua admiração pelos documentários 'Stop Making Sense' e 'New York Doll'. Alguma influência em 'From The Sky Down'? "Nós não falamos muito sobre filmes, mas 'The Last Waltz' está lá com certeza. Eu sou um grande fã de Errol Morris em todos os aspectos - particularmente 'The Fog Of War' e 'The Thin Blue Line'. Por mais que eu esteja frustrado com todos os filmes de Michael Moore, ele fez um ótimo trabalho em termos de mostrar que os documentários têm um lugar fora desse gueto e que podem ser entretenimento. Mas acho injusto com as pessoas sobre as quais ele faz os filmes. Ele se coloca muito na frente de sua narrativa. Mas, se Michael Moore não estivesse por perto para me influenciar, eu não teria colocado a sequência em 'From The Sky Down' de todas as razões que as bandas de rock terminaram".
Sobre o produto final, Dvis diz: "Cada cena que eu olho eu penso "eu poderia ter feito isso melhor". Eu gostaria de ter mais performance deles. Parte da habilidade é esconder a performance na narrativa - então Edge cantando "Love Is Blindness" é perfeito porque ele está cantando a música, mas também está contando uma história. Você não está apenas passando por uma música. Quando a banda canta "One" no final, também é muito boa. Eu poderia ter usado mais algumas músicas no filme, mas nós simplesmente não tínhamos tempo. Nós fizemos este filme muito rapidamente - quatro meses e meio".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...