PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

58 Anos de The Edge - Parte II


The Edge completa hoje, 08 de Agosto, 58 anos de idade, sendo 43 anos deles dedicados ao U2!

"Quando eu era criança, tenho certeza de que meus ouvidos pegaram os sons e os armazenaram, para serem usados ​​posteriormente. A coisa mais importante para mim, no entanto, sempre foi como eu ouço música - ou como eu quero ouvir isso. Farei tudo o que puder para evitar ser clichê. Então, se eu me destacar de alguma maneira como guitarrista, é porque eu me recuso a viajar por um caminho bem trilhado. Eu quero trazer uma nova perspectiva para o que eu toco. É difícil de fazer, mas é isso que me tira do lugar".

"Começar uma banda é a parte fácil. Depois de formar a banda, você precisa contar uma história, e essa história exige músicas. E não apenas boas músicas, mas ótimas músicas. Depois de um tempo, ótimas músicas não vão bastar - elas precisam ser as melhores. O sucesso não facilita nada. Cada vez que inicio um novo disco, é uma pesquisa nova em folha".

"Estávamos fazendo o corte de algumas de nossas primeiras demos quando conseguimos nossa primeira unidade de eco Memory Man. Nessa altura, tocávamos juntos há alguns anos e procurávamos formas de colorir o som, para trazer algo mais do que apenas a estética plana da banda tocando juntos. Em poucos minutos, fui atraído não apenas pelas qualidades textuais do eco, mas também pelas possibilidades rítmicas sugeridas. Como somos essencialmente uma peça de três peças com um vocalista, foi muito útil ser capaz de criar múltiplos ritmos.
Larry e eu nos tornamos a seção rítmica, o que permitiu que Adam fosse mais criativo. Até aquele momento, éramos muito punk rock - um monte de ritmos em linha reta, e Adam apenas seguia em frente. Um resultado interessante de se tocar com o eco é que ele faz com que você seja mais preciso em sua marcação de tempo e ritmo. É como jogar tênis contra uma parede de tijolos: a bola vai disparar contra você da mesma maneira todas as vezes; não vai desistir. Você encontra maneiras de encaixar, antecipar a maneira como o som vai voltar para você. Eco me fez um músico mais amarrado.
O eco leva uma parte da guitarra para outro lugar. É como o que Andy Warhol fez para fazer arte com suas impressões em silk-screen de latas de sopa e fotos. Ele brincou com arte; ele virou de cabeça para baixo. As convenções supostamente sagradas sobre imagens são aquelas que ele jogou fora. Eu me baseio nessa decisão estética. Estranhamente, se eu estou tendo problemas com uma parte da guitarra - não com a peça, mas com a escrita - eu vou mexer com o eco e outros efeitos, apenas gire tudo e faça o mais louco possível, e ventos vão me levar para algum lugar. Eu encontrei muitas partes de guitarra à partir do eco. É ilimitado.
Eu não uso efeitos para colorir minhas partes de guitarra. Eu crio partes de guitarra usando efeitos. Eles são um elemento crucial do que faço. E eu não considero efeitos uma muleta. Usá-los não constitui "trapaça", como algumas pessoas disseram. Eles fazem parte da arte".

"Dallas tem o mesmo equipamento debaixo do palco que eu tenho no palco. Enquanto a turnê acontece e ele fica sabendo o que eu estou fazendo, eu farei com que ele assuma algumas coisas. Pode ser muito útil, dependendo do que estou tocando e especialmente se estou cantando. E embora seja bom ter essa opção, ainda me sinto seguro sabendo que tenho tudo certo onde preciso. O set muda muito, então não há um script para seguir".

"A música atrai você. Quando eu me aproximo de uma música antiga, quando eu volto e ouço algo que gravei há muito tempo, é como se eu estivesse tentando desbloquear um código secreto. Muitas vezes eu acho que não tenho nenhuma lembrança do que fiz naquela época, mas depois de passar pelo processo, algo acontece e eu sou capaz de tocar completamente por instinto. A música me direciona. Isso me leva de volta no tempo. Isso que é incrível sobre uma boa música: pode ser presciente. Há momentos em que tocamos as músicas antigas no palco e elas soam completamente atuais. Estou impressionado com a qualidade duradoura que algumas têm. Não é uma coisa "retro"."

"Temos que nos manter acordados. Tem que haver um motivo para fazermos uma música. É verdade que o público quer ouvir nossas outras músicas, mas temos que ser capazes de dar a eles 100 por cento. Como eu estava dizendo a Bono: 'Nós não podemos ensaiar muito. Caso contrário, não cometeremos erros'. E os erros são uma grande parte do que as pessoas adoram no U2. Ainda há esse elemento de risco. Você não vai ver uma banda tão polida, onde toda noite é uma repetição da noite anterior. Estamos lá em cima e estamos dando tudo o que temos. Às vezes nós superamos e fazemos uma bagunça das coisas, mas acho que está tudo bem. A última coisa que queremos é ser profissional. Nós não queremos ser uma daquelas bandas que aparecem como papel de parede. Se errarmos, tudo bem, mas não será por falta de esforço".

"Quando estamos no palco, muito está em jogo. Eu me lembro dos três primeiros shows ao vivo que eu vi: Stiff Little Fingers, Rory Gallagher, The Clash. Fale sobre ter sua mente explodida. Eu me senti da mesma maneira quando vi Springsteen pela primeira vez. Foi como ter meus olhos abertos pela primeira vez. Foi uma catarse, e é isso que tentamos trazer para todos os shows que tocamos. Nós nunca queremos esquecer o que um show ao vivo deve significar. Nós nem sempre fazemos isso; alguns shows são melhores que outros, e isso é inevitável. Mas nós sempre tentamos".

"Sempre tocamos com a teatralidade. Mesmo como uma banda jovem em Dublin, sabíamos que o rock and roll era um show. David Bowie foi uma grande influência para nós. Ele tinha músicas incríveis, mas que intérprete! Colocar tudo junto é o que nos mantém seguindo. Nós nos perguntamos constantemente, como podemos fazer um grande show, mas ainda ser uma grande banda de garagem? Red Rocks. Olhando para trás, e não apenas como estávamos desafiando a moda, é incrível quantos erros cometemos no palco. Alguns deles me fazem estremecer. Claro que estávamos nervosos; parecia um grande show. Mas apesar dos erros e de tudo dar errado, você não pode discutir com o compromisso que levamos para o palco.
Bono acenando a bandeira branca tornou-se um símbolo para nós. Mas a coisa é, é algo que tiramos do nosso público; não é algo que Bono tenha feito intencionalmente. Muita gente traria bandeiras e banners para os shows, e Bono acabou pegando isso".

"O punk rock foi uma resposta a todas as bandas chatas e pretensiosas. Era sobre voltar ao essencial e lembrar o que era rock and roll - que deveria ser político, deveria ter paixão; que deve desempenhar um papel social na comunidade e que afeta a vida das pessoas. Com certeza afetou minha vida. Estou convencido de que a pior coisa musical que já aconteceu ao rock foi todo o período do rock progressivo dos Seventies e do jazz-fusion. A música ficou muito difícil. Sem paixão. Era uma verdadeira merda.
Bandas que faziam essas excursões musicais progressivas e ridículas que acabaram levando você a lugar nenhum. Mais uma vez, onde está a paixão, a vida? Você vê, rock and roll não é uma carreira ou hobby - é uma força vital. É algo muito essencial. Nós não entramos nisso porque pensamos que seria uma boa maneira de colocar nossos filhos na faculdade. Rock and roll é apenas algo que tenho que fazer. É a minha razão de ser em todos os níveis. Ótima música muda sua vida. Esse é o tipo de música que eu quero ouvir, o tipo de música que eu quero fazer. Eu não quero fazer um papel de parede interessante. Eu preciso fazer algo que seja desafiador".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...