PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Bono e Guggi: Fé, Arte, Punk Rock e Jesus


No auge dos problemas sectários da Irlanda no início dos anos 1970, Paul Hewson conheceu Derek Rowen, um garoto vizinho de algumas casas de distância em seu bairro Finglas, no norte de Dublin.
A família Hewson vivia no número 10 da Cedarwood Road.
Os Rowens - todas as dúzias deles - ocupavam o número 5.
Mais de 50 anos (e dois apelidos famosos) mais tarde, Hewson, mais conhecido como Bono, e Rowen, o artista contemporâneo mais conhecido como Guggi, continuam sendo os melhores amigos.
Quando crianças, se conectavam a um amor compartilhado por punk rock, encrencas e Jesus.
Como homens, eles canalizaram o tumulto espiritual, cultural e pessoal de sua juventude para a arte.
Para Bono, veio na forma de música.
Para Guggi, arte abstrata.
"Eu e Bono, não éramos como as outras crianças da rua e sabíamos que não éramos assim", disse Guggi ao Religion News Service recentemente durante 'My Cup Overflows', uma exposição de seus novos trabalhos no Arcane Space, uma galeria no bairro de Veneza, em Los Angeles, co-propriedade de Morleigh Steinberg, esposa de The Edge.
"Eu era visto como um excêntrico, uma aberração", disse Guggi. "Não sabíamos o que dizer quando queriam que falássemos o nome de nossos jogadores de futebol favoritos porque não conhecíamos nenhum nome. Poderíamos ser espancados por apoiar a equipe errada ou não apoiar ninguém".
Uma coisa que eles tinham em comum era o interesse em desenvolver sua fé cristã.
Os pais de Bono tinham o que era considerado um "casamento misto" na época - seu pai, Bob, era católico, sua mãe, Iris, protestante. Bono e seu irmão mais velho, Norman, foram criados na Igreja da Irlanda (a iteração irlandesa da Igreja Episcopal).
Guggi era ainda mais raro na República da Irlanda predominantemente católica, onde nasceu em uma família devota e religiosa, enraizada na tradição dos Irmãos de Plymouth. Ele é o segundo mais velho de 10 crianças (sete meninos e três meninas).
Guggi educou seus próprios filhos religiosamente em uma das igrejas batistas de Dublin. "Aconteceu de ser uma igreja batista - não estou interessada em nomes de marcas, só queria a mensagem como está nos Evangelhos", disse ele.
Seu pai, Robbie, que completa 86 anos neste mês, era e continua sendo um fanático.
Bono uma vez disse que o mais velho Rowen vinha "direto de um romance de Flannery O'Connor - era como o profeta Jeremias vivendo em nossa rua. Eu sempre me lembro da cor da linguagem que ele usou quando ele pregou para nós e da convicção das palavras que ele usou".
Guggi descreve sua educação espiritual como "rigorosa, puritana" e diz que seu pai governou sua família com mão de ferro. E ainda assim ele tinha uma fé genuína que compeliu uma generosidade ao longo da vida.
"Bono chegou à sua fé através do meu pai. E eu cheguei à fé através do meu pai", disse Guggi.
O excêntrico ancião Rowen era um vendedor virtuoso, primeiro para as baterias Eveready e depois para as bicicletas Raleigh e Peugeot, com uma fé apaixonada, embora às vezes arrogante. Ele também era um colecionador consumado - de motocicletas, barcos, "qualquer coisa com rodas", e uma vez, um rebanho de ovelhas.
A mãe de Bono, Iris, morreu quando ele tinha 14 anos. Após sua morte, Bono passou muito tempo na casa de Guggi, onde ele se misturou naturalmente entre os 10 irmãos Rowen.
Guggi persuadiu Bono a comparecer a um acampamento bíblico quando eram pré-adolescentes.
"Meu pai nos mandava para o YMCA, onde eles tinham algo chamado de 'departamento dos meninos', onde meninos iam - não meninos e meninas, apenas meninos - e o departamento de meninos ia a um acampamento todo ano", disse Guggi.
"Era chamado de "camping", mas era mais como sacos de dormir no chão da sala de recreação", ele disse.
"Nós dormíamos em tendas talvez algumas vezes, mas eram principalmente salões de escolas, igrejas, esse tipo de coisa, e sim, eu e Bono fomos lá todos os verões", ele disse.
Como seu amigo Bono, Guggi tentou entrar na música.
Quando adolescente, ele formou uma banda, The Virgin Prunes, com Gavin Friday (outro amigo de infância de Bono), Dik Evans (irmão de The Edge) e outros.
O Prunes, que se separou em 1990 e ainda tem um forte culto em partes da Europa, incorporou elementos do gótico, arte performática e cross-dressing em suas performances.
Guggi deixou o Prunes em 1984 para se concentrar em tempo integral em sua arte.
Foi nessa época, no funeral de sua avó, que ele ouviu uma mensagem que mudou a maneira que ele compreendeu seu chamado como um artista.
"Eu desenhava e pintava desde criança, e comecei a me sentir culpado - o que estou adicionando aqui? O que estou trazendo para a sociedade?" Guggi disse. "Mas então esse pregador no funeral da minha avó disse: 'Se somos criados à imagem de Deus, devemos ser como ele. E se Deus é o criador, também devemos ser criativos". Isso me chamou a atenção - que a arte não é suficiente para fazer, é uma coisa especial a se fazer. Sinto-me incrivelmente privilegiado por poder pintar, poder fazer fotos e esculturas".
Durante a gravação do álbum 'The Joshua Tree' do U2, Bono chamou Guggi e Gavin para um pub local, conhecido como The Gravediggers, para pedir um favor.
"Ele disse: 'Olha, eu quero pintar. Estamos fazendo esse álbum, juntando as coisas, mas eu preciso me afastar disso', lembrou Guggi. "Bono sempre amou pintar e pintamos juntos desde crianças, adolescentes".
Bono reservou um quarto na grande mansão onde a banda gravava 'The Joshua Tree' e pediu a Guggi para preenchê-lo com materiais de arte, o que ele fez.
O trio - Bono, Guggi e Gavin - acompanhado por um quarto amigo, Charlie Whisker (que trabalhou na arte de 'Achtung Baby'), se reuniria nas noites de quarta-feira para fazer arte. Um ano depois do lançamento do álbum, os amigos organizaram uma exposição coletiva de seu trabalho em uma galeria de arte de Dublin chamada 'Four Artists, Many Wednesdays'.
A exposição também incluiu fotografias que Bono fez em sua primeira visita à África durante a fome etíope em 1985.
Como a maioria dos amigos de longa data, ao longo da vida os homens se moldaram. Por exemplo, ambos são pais - Bono tem quatro filhos, Guggi tem cinco (todos homens) - e tem filhos chamados Elijah. O filho mais velho de Bono é Elijah Bob Patricius Guggi Q Hewson.
Quando os amigos de longa data falam, às vezes você pode ouvir sussurros de um no outro.
"Sou crente, 100%", insiste Guggi quando a conversa volta aos assuntos de fé. "Eu não sou um bom exemplo de um, mas ou você está dentro ou está fora".
Bono, cujas letras são carregadas de imagens espirituais e bíblicas e que nos últimos anos tem sido bastante aberto sobre sua fé cristã, disse: "Eu não sou uma boa propaganda para Deus".
No álbum mais autobiográfico do U2 até hoje, 'Songs Of Innocence' de 2014, Bono dedicou uma música a Guggi chamada "Cedarwood Road".

"Eu estava correndo na estrada

O medo era tudo que eu conhecia

Eu estava procurando por uma alma que é real

Então eu corri para você ...

Símbolos conflitantes, bíblias esmagadoras

Pinte o mundo que você precisa ver"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...