PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Tony Michaelides fornece detalhes sobre sua primeira vez vendo o U2


Tony Michaelides é conhecido por trabalhar como executivo de promoções na indústria da música, administrando as promoções de rádio e TV. Em 1980, Tony foi responsável por organizar a primeira performance televisionada fora da Irlanda do U2.
Ele revela: "Eu me lembro da primeira vez que ouvi sobre o U2, do meu velho amigo Neil Storey na Island.
Nós costumávamos trabalhar com publicidade regional na Island Records no final dos anos 70. Neil fazia o South East e eu cobria o North West ... o que é a Inglaterra.
Todos nós fomos demitidos por volta de 1980 e ele conseguiu entrar no departamento de imprensa da Island, onde residiu por alguns bons anos. Durante esse tempo, ele, junto com seu oponente Rob Partidge, foram as primeiras pessoas a ter contato com esses novatos irlandeses. Passavam praticamente todo o tempo livre indo vê-los tocar em Londres, o que faziam com bastante frequência no final de 1979 e início de 1980. Eles estavam construindo um bom negócio de interesse na imprensa por nomes como Paul Morley e alguns outros jornalistas.
Eu acho que eu estava trabalhando na Charisma na época e estava na estrada com Genesis e Peter Gabriel, que ambos tiveram turnês bastante extensas, então eu aproveitei os dias de folga. Neil me ligou e me contou sobre essa banda que estava tocando no Manchester Polytechnic na noite de sábado como banda de suporte de Pete Wylie, que estava em sua turnê com o Wah! Heat. Eles tinham acabado de lançar um single incrível, "Seven Minutes To Midnight" e antes de "Better Scream", então eles estavam em um nível alto. Acho que estamos falando do início de 1980.
Na época, Mark Radcliffe estava morando na minha casa e nós dois sabíamos sobre as coisas de Wylie, então mesmo que fosse uma noite ruim e com chuva nós decidimos sair e ver o que estava acontecendo ... e Mark tinha concordado em dirigir, então foi ainda melhor! Eu conheci Wylie ao longo dos anos, desde o começo dos anos 70, quando ele estava sempre na Probe Records, em Liverpool. Parecia um bom show, mesmo que eu não fizesse nenhuma ideia sobre esse U2 ruim que Neil estava falando.
Com a decisão tomada, Mark ligou para o Polytechnic em Manchester e nós fomos adicionados à lista de convidados. Ter seu inquilino no rádio naquela época foi uma grande vantagem e nos economizou uma fortuna em shows! Eu acho que o secretário social da Poly era um cara chamado Elliot Rashman que mais tarde passou a gerenciar o Simply Red, ele estava lá na próxima vez que eu apareci para ver o U2.
Eu consegui um recorde: 104 convidados na lista! A essa altura, eles assinaram com a Island e eu estava entrando em contato e levando todos que eu podia do rádio e da TV para vê-los. Se eles tivessem encontros anteriores agendados eu dizia a eles para trazerem quem quer que estivesse com eles… e eles faziam. Foi uma noite muito especial e hilariante também quando, após o show, a banda me pediu para trazer todos para o backstage para que eles pudessem dizer oi. Eu dei um jeito nisso: "Oh, apenas venham até nós quando vocês estiverem prontos, nós estaremos no bar".
O U2 chegou por volta das 20h30. Já havíamos chegado e bebíamos cerveja no bar. Nós nos viramos para assistir e lá, um grupo de garotos de aparência estranha fazendo o que as bandas fazem, ajustando o som, uma bateria sendo testada e o cantor ajustando seu microfone ... "Nós somos o U2 e nós somos de Dublin". Mal sabia eu que este era o começo de uma jornada incrível para todos nós.
Nós fomos para mais perto na frente para que pudéssemos dar uma boa olhada, se nós fizermos o esforço para ir e vê-los, então do bar não era um local apropriado. Estar assistindo uma banda e estando no bar, dificilmente é a mesma coisa. Eles soavam como eles pareciam, crus, mas com muita energia e a maior parte dela vindo de seu cantor. O cara, que até então era conhecido por Bono, tinha um olhar tão determinado, quase demoníaco, que você podia ver que sua única ambição era garantir que todos soubessem quem eles eram quando deixassem o palco ... e as botas ruins e o corte de cabelo estava ajudando, mas talvez não da maneira que ele planejara.
Ele continuou repetindo quem eles eram mais um par de vezes, elogiando Wylie e seu público, dizendo-nos que eles tinham um contrato de gravação e também que seu produtor era Martin Hannett. Isso provocou um olhar curioso entre Mark e eu e um certo 'conte-nos mais?' Hannett produziu 'Unknown Pleasures' do Joy Division e Radcliffe recentemente havia gravado uma sessão com eles para seu programa na Piccadilly Radio, mas nenhum de nós sabia que ele havia gravado um disco com essa banda. Mark era um grande fã da Joy Division, ele até chamou seu show de 'Transmission' depois da épica canção do grupo. Depois de anunciar sua associação com Hannett, eles tocaram a faixa que ele fez com eles, o que viria a ser seu próximo single, "11 O Clock Tick Tock".
Uau, isso foi um pouco especial, um som extraordinário e, particularmente, vindo guitarrista levemente magro e novamente bastante desajeitado, The Edge. Ele tocava uma guitarra incomum, Gibson Explorer, e a movimentava como se estivesse sentindo cada nota. Seu som ainda era único e nós dois amamos o que ele estava fazendo. A essa altura nós dois estávamos começando a olhar muito mais para o que estava acontecendo lá em cima no palco. Cantor bastante carismático, original e um muito impressionante som de guitarra…. e depois a seção rítmica. Larry era o James Dean da banda, uma verdadeira beleza que fez todas as garotas na plateia se cutucarem, e também um baterista competente, nada mais do que estar aprendendo com cada show. E então veio Adam. Eu não acho que estou sozinho em dizer que Adam era o menos talentoso naquela época e ver como ele floresceu em seu visual e o domínio que ele tem com seu baixo agora é incrível. Eu não acho que alguém viu que isso aconteceria!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...