PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 21 de maio de 2019

Em exposição de 1988, Bono guardou suas pinturas no último minuto e mostrou fotografias de sua viagem de trabalho em 1985 à Etiópia


Guggi conta: "Eu não era músico, não sabia cantar e a minha contribuição para o Virgin Prunes foi uma tangente minha como pintor: figurino, maquiagem e performance". Ele se afastou deles quando conseguiu trabalhos de SignWriting, e acabou sendo demitido.
"Eu estive no Virgin Prunes por oito anos, então foi uma parte importante da minha vida", diz ele. "Quando me demitiram fiquei muito magoado, mas foi uma bênção disfarçada porque percebi que tinha que pintar". Ele se viu estacionado: ainda pintando de maneira infantil, obcecado pela perfeição técnica.
"Ele era um desenhista natural e teve que trabalhar duro para superar a técnica", diz Bono. "Foi uma luta, mas ele não se baseava muito em outros pintores. Havia alguns que ele aprovava. 'Picasso, sim, tudo bem'.
O avanço veio quando o U2 estava gravando 'The Joshua Tree'. A banda alugou Danesmoate, uma mansão georgiana em Rathfarnham que o Adam Clayton comprou posteriormente. Enquanto o U2 gravava no andar de baixo, Gavin Friday e Guggi pintavam no andar de cima, Guggi trabalhando em óleos de uma forma determinada pela primeira vez e pintando em uma escala maior. Uma vez por semana durante esse período, geralmente nas noites de quarta-feira, Guggi, Gavin e Bono iam para um estúdio de pintura no centro da cidade para trabalhar com o artista Charlie Whisker (que faria mais tarde as pinturas para a arte de 'Achtung Baby').
"Guggi rapidamente começou a desenvolver um estilo dramático", diz Gavin. "À medida que ele se desenvolveu, Bono e eu pudemos ver o quão à nossa frente ele estava".
No início de 1988, eles mostraram os resultados em uma exposição chamada Many Wednesdays, embora Bono, como ele diz, "engarrafou" suas pinturas no último minuto e mostrou fotografias de sua viagem de trabalho em 1985 à Etiópia. Com a exposição um sucesso, Guggi percebeu que a pintura em tempo integral era viável. "Uma vez que senti o cheiro, fui inclinado a todo vapor", diz ele. O trabalho de Guggi evoluiu bastante.
No início dos anos 90, ele passou a explorar a forma que se tornou sua assinatura: tigelas.
"Em grande parte, todos nós três somos reações aos nossos pais", diz Gavin. "Bono sempre falou muito de seu pai, mas ele teve o melhor momento de nós três quando se tratava de pais. No caso de Guggi, você não precisa ser Freud para ver que o homem com o cabelo mais longo de Dublin, que pinta tigelas, pode ser uma reação ao pai que lhe deu o corte de cabelo tigela quando criança. Sua criação e sua companheira, Sibylle [Ungers, também pintora], foram suas maiores influências".
"A coisa mais importante sobre sua pintura é sua qualidade religiosa, que pode ser rastreada até sua criação", diz Bono. "Há uma intensidade religiosa, uma quietude monástica, mesmo nas telas que parecem menos religiosas: uma tigela nunca é apenas uma tigela com Guggi - é a tigela mais intensa que você já viu".
Gavin considera as tigelas de Guggi como o equivalente aos singles pop e pode vê-lo mudar para um trabalho mais abstrato. "As tigelas são imediatas, elas são facilmente digeridas. Guggi fez a coisa pop: o álbum conceitual aguarda".
Guggi não tem tanta certeza. "Tigelas são a minha língua", diz ele. "Elas não são mais importantes para mim do que para qualquer outra pessoa. Elas são apenas formas. Mas não tenho planos de sair das tigelas. Eu mudaria amanhã se eu sentisse que deveria. Mas vejo infinitas possibilidades para a tigela".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...