PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 29 de maio de 2019

As Revelações De Brian Eno: o início do trabalho com o U2


Brian Eno conta como começou a trabalhar com o U2: "Larry Mullen gostava muito dos meus álbuns antigos e telefonou um dia e disse que o U2 queria que eu os produzisse. Então eu disse, "acho que não há nada que eu possa fazer por você".
Finalmente, depois de alguns meses, eu tive uma longa conversa com Bono, que é um falador brilhante e muito inteligente. E eu disse, "olha, se eu trabalhar com você, eu vou querer mudar muitas coisas que você faz, porque eu não estou interessado em discos como um documento de uma banda de rock tocando no palco, eu estou mais interessado em pintar quadros. Eu quero criar uma paisagem dentro da qual essa música aconteça". E assim Bono disse, "exatamente, é o que queremos também"."
Na Island Records, no entanto, Chris Blackwell não queria tal coisa. "Ele achava que eu era a pessoa completamente errada para o trabalho. Ele pensou que eu iria transformá-los em arte rock. Eu mesmo pensei que este era um resultado possível. Eu peguei a apólice de seguro de trazer Dan (Lanois, que tinha trabalhado como Eno em alguns dos seus álbuns ambientes). Eu pensei que, pelo menos, se ele estivesse lá, seria um disco bom, bem produzido, com boas performances, porque Dan tem um jeito muito bom de trabalhar com músicos. Ele pode levar as pessoas a fazer coisas fantásticas, nunca me interessei muito por músicos ou musicalidade até conhecer Dan.
O jeito que eu trabalho é que eu tento descobrir o que não está sendo feito que deveria ser feito. Agora às vezes isso significa que alguém deveria fazer o chá. Às vezes significa que alguém deveria reescrever toda a maldita canção. Com o Talking Heads eu era uma espécie de garoto do chá / arranjador. Com o U2, eu defendia as músicas que não pareciam muito a "coisa U2" ou coisas que tinham um início com potencial, mas não tinham um destino claro. Eles sempre foram muito receptivos".
"Promenade" e "Bullet The Blue Sky" foram resgatadas da caixa de gravações pela intervenção de Eno. E quando chegou a hora de gravar 'The Joshua Tree', os dois produtores estavam trabalhando simultaneamente em dois estúdios separados: Lanois estava com a banda e as músicas com potencial; Eno, ocasionalmente visitado por The Edge e Bono, ocupou-se com vários efeitos de fita, curiosidades e canções deixadas de lado. "Mothers Of The Disappeared", por exemplo, foi criada diminuindo a trilha de bateria de outra música, derramando nela uma carga de reverb e aplicando um vocal. "Bullet The Blue Sky" começou a vida como um riff sem lar.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...