PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Aluno Brilhante: a incrível história de Adam Clayton fazendo aula de baixo e treinamento vocal para melhorar sua técnica antes da gravação de 'POP' - Parte I


O U2 agradece a Katie Agresta e Patrick Pfeiffer nas notas do álbum 'POP' de 1997.
A maioria das pessoas não tem ideia de quem sejam, mas não Dave Matthews, Cindy Lauper, Lenny Kravitz, Annie Lennox, Steven Tyler, Jon Bon Jovi e uma longa lista de outros artistas.
Katie Agresta é uma treinadora vocal de renome mundial, cujo estúdio possui os clientes listados acima, e Patrick Pfeiffer ensinava baixo no Katie Agresta Studios desde 1987. Mas por que o agradecimento oficial do U2?
Pfeiffer publicou seu livro 'Bass Guitar For Dummies', e a capa do livro explica o agradecimento em 'POP'. Adam Clayton é citado dizendo: "O método de ensino de Patrick me mostrou como juntar os pedaços de técnica que eu tinha coletado em um estilo de tocar".


Se sabia que Adam teve aulas de baixo em Nova York entre a primavera de 94 e 95, antes de entrar no estúdio para gravar 'POP'. Mas por que?
Patrick Pfeiffer não era apenas instrutor, mas também intérprete, compositor, autor, e havia gravado um álbum chamado 'Fruits And Nuts'. Em suas próprias palavras, ele é "100% músico e 100% professor".
"Ensinar Adam Clayton foi um dos destaques da minha carreira. Ele é absolutamente maravilhoso!"
A entrevista com Patrick:

O que levou Adam Clayton aos Katie Agresta Studios e à sua sala de aula?

Adam foi primeiro a Katie para treinamento vocal. Little Steven originalmente o recomendou a Katie, porque Adam nunca havia estudado canto antes e queria ver como era! Katie disse a ele que ele poderia querer me ver sobre o baixo. Adam e eu nos sentamos juntos e conversamos sobre o que eu poderia fazer por ele. Ele apenas disse: "Eu poderia usar isso", e foi assim que começamos.

Adam tinha um objetivo claro em mente quando as aulas de baixo começaram?

Era um desejo geral de melhorar. Obviamente, ele já era um baixista talentoso, mas reforçamos algumas áreas. Não uso a palavra "brilhante" sempre, mas Adam era um aluno brilhante. Eu daria a ele um exercício monstruoso uma semana, e ele o faria perfeitamente na próxima. Foi um prazer ver até onde eu poderia levá-lo. Eu nunca encontrei o limite dele.

O que leva um baixista famoso ou talentoso a ter aulas?

Quanto mais você sabe, mais você percebe que há para saber! Os músicos experientes entendem isso melhor do que ninguém. Dediquei minha vida à arte e à ciência do baixo, e não passa um dia sem que eu descubra algo novo sobre baixo e música. É uma busca sem fim para avançar com o instrumento e nossa capacidade de nos expressar sobre ele. A jornada é o destino!

Quais são as diferenças entre a esperança de ser um bom baixista e uma estrela experiente quando entram na sua classe?

O objetivo é sempre o mesmo! Todo mundo que entra no meu estúdio e se destaca vai acabar sendo um baixista muito versado. A única diferença é o ponto de partida e o caminho para chegar a esse nível avançado.
Admiro uma estrela experiente como Adam Clayton, que não deixa o ego atrapalhar seu processo de aprendizado. Eu acho isso absolutamente incrível! De fato, se você se pergunta por que algumas pessoas "conseguem" e outras não, considere esta história: Um dia houve uma tempestade semelhante a uma monção na cidade de Nova York, bem na época das aulas de Adam. Eu tinha certeza que ele ligaria e me mandaria reagendar a aula. O tempo realmente estava horrível. Em vez disso, a campainha toca em seu horário normal e, quando abro a porta, ele está lá, encharcado até os ossos. Encharcado. Ele apenas olha para mim enquanto eu o encaro, incrédulo, e diz - com seu sotaque irlandês - "Não consegui pegar um táxi, não queria perder minha lição ... posso pendurar minha camisa em algum lugar?" Isso só me deixou chocado! Ele simplesmente não deixava nada ficar entre ele e o que ele estava determinado a fazer. Foi uma ótima lição para mim!

'Bass Guitar For Dummies' começa com "Bass Bass-ics" e abrange assuntos até "Comprando o baixo certo". Suas lições abordaram algum desses tópicos?

De fato, acabamos comprando um baixo juntos, mas não, o básico não se aplicava a Adam. Nosso foco era em ritmos complexos e sincopes, e em estruturas de modos e acordes, entre outras coisas.

Adam tem uma afinidade com os baixos Fender Jazz. Que modelo ele acabou comprando com você?

Adam e eu fomos ao Sadowsky aqui em Nova York. Eu recebi um "relatório" de um dos meus alunos sobre um baixo excepcional à venda lá, e não ficamos desapontados. Adam acabou comprando um baixo Sadowsky branco do tipo Jazz que acabou usando na PopMart Tour. No entanto, ele me disse depois que ele encontrou um baixo vintage Fender Jazz que ele ama.

Cortesia: www.atu2.com
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...