PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 16 de junho de 2020

Bono revela que sempre carrega um livro dos poemas de Seamus Heaney em suas reuniões


Em 2013 Bono disse: "Em todas as reuniões que tive desde que comecei a advocacia em tempo integral, trouxe comigo um livro dos poemas de Seamus Heaney. Eu sempre acho que se você está pedindo algo a alguém, é uma boa ideia dar algo primeiro. Por isso, sempre lhes dei os poemas de Seamus Heaney. Isso foi do Papa para todos os Presidentes que eu já conheci.
Seamus esteve comigo em todas as jornadas que fiz, e houve muitas vezes em que um recuo em suas palavras me manteve à tona. A maior parte de nossa vida nesse tipo de trabalho é muito concreta, cheia de fatos, mas todos temos que procurar uma reparação de vez em quando na poesia. Seamus foi onde eu fui para isso. Ele foi a tempestade mais silenciosa que já soprou na cidade. Como ativista, 'From The Republic Of Conscience' tem sido como uma Bíblia para mim, algo para o qual volto sempre desde que me lembro. Algumas dessas frases são como tatuagens para mim, muito perto do coração".
No álbum 'All That You Can't Leave Behind' de 2000, a canção "Peace On Earth" traz a linha "Hope and history don't rhyme" (Esperança e história não rimam).
Essa música foi parcialmente baseada no bombardeio de Omagh em 1998 pelo chamado Real IRA. Esta linha da canção adaptada de uma famosa citação em 'The Cure At Troy', de Seamus Heaney, uma versão de Philoctetes por Sófocles.

History says, Don't hope
On this side of the grave,
But then, once in a lifetime
The longed-for tidal wave
Of justice can rise up
And hope and history rhyme.

A história diz: Não espere
Deste lado da sepultura,
Mas então, uma vez na vida
A maré desejada
Da justiça pode se erguer
E esperança e história rimam.

Foi publicado pela primeira vez em 1991. A história vem de um dos mitos relacionados à Guerra de Troia. É dedicado em memória do poeta e tradutor Robert Fitzgerald.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...