PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Se o trabalho de guitarra de Edge define o som da música do U2 em grande parte, é a raiva e a angústia de Bono que muitas vezes definem a psicologia por trás da música?


Alega-se que Bono originalmente se voltou para a religião em busca de consolo depois que sua mãe morreu. Verdade?
"Isso é mais uma leitura conto de fadas do que aconteceu", disse ele com desdém em 1993. "Eu não acho que mecanismos complexos, como seres humanos, funcionem dessa maneira de causa e efeito. E uma coisa que eu definitivamente estou aprendendo na vida é que as palavras podem reduzir emoções e ideias complexas, em sua menor parte, em relação às músicas e à própria religião. É muito difícil usar palavras para falar sobre coisas como a morte de minha mãe. É por isso que sou músico. Usar apenas palavras pode ser muito simplista em termos de tentar explicar essas coisas, tentando explorar o núcleo de tais emoções".
Por que muito do que Bono expressou na música ao longo dos anos está enraizado na raiva? Não se pode dizer que se o trabalho de guitarra de Edge define o som da música do U2 em grande parte, é a raiva e a angústia de Bono que muitas vezes definem a psicologia por trás da música?
"Amor e raiva estão intimamente relacionados", Bono argumentou. "Alguém disse que o ódio não é o oposto do amor, a apatia é, e eu concordo com isso. A raiva pode ser uma afirmação da força da vida, uma lamentação contra tudo, como nos Salmos. Mas as pessoas realmente não entendem o porquê algumas das canções de amor que fazemos são tão selvagens, por exemplo. Isso, para mim, é uma evidência da fonte de emoção dentro da banda, mais do que algumas dores superficiais de amor em um sentido mais óbvio. É que nós usamos a porta dos fundos para dizer a mesma coisa".
Mas Bono concordaria que sua própria raiva foi essencial para a música do U2?
"Sim", ele diz. "Mas para mim o rock 'n' roll está se vingando do mundo. Estou muito ciente disso. Eu sempre digo isso ao meu companheiro, Gavin Friday. Porque ele é um cara que tem dificuldade em ser do jeito que era e se vestir como ele, vindo da área em que crescemos. Ainda acredito que os Virgin Prunes foram sua vingança contra a falta de compreensão que ele experimentava naqueles dias. E também há algum tipo de violência em mim. Eu não sei se isso é uma reação ao crescimento, dentro e ao redor dela em casa, ou apenas estar consciente disso em um nível mais amplo. Mas como tudo sobre mim, eu coloquei um terno na minha violência e mandei para fora para trabalhar para mim!"
No entanto, também há alegações de que esse processo é frequentemente rasgado, de que a raiva de Bono não conhece fronteiras quando certas pessoas cruzam seu caminho. Admitindo o fato de que crescer, dentro e ao redor da violência em casa, ocorreu lá atrás, como ele explica isso?
"Eu não sei como responder a isso. Inferno, eu sou realmente um cara que ama a paz", diz ele em um tom humilde de estrela do rock, antes de fazer uma pausa. "Sinceramente, não sei o que dizer sobre isso. Mas certamente é uma pergunta que eu estaria interessado em uma resposta para mim mesmo. E o mesmo ocorreria com muitas pessoas que trabalham para mim!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...