PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Relembrando quando o U2 e Leonard Cohen dividiram o palco para cantar "Tower Of Song", e o tributo de Bono para o ídolo


Hoje estaremos fazendo uma viagem pela memória através dos arquivos da Far Out Magazine relembrando o falecido Leonard Cohen, revisitando o momento em que ele saiu da aposentadoria para tocar "Tower Of Song" ao lado do U2 em uma boate de Nova York em maio de 2005.
O lendário compositor não se apresentava publicamente desde sua turnê anterior, que terminou cerca de doze anos antes, em 1993. O período entre quando ele pisaria no palco foi um fascinante ponto de transição na vida de Cohen, que ele passou uma vasta quantidade de tempo em um monastério budista no Monte Baldy, na Califórnia.
Enquanto o mundo ansiava pela arte de Cohen, ele passou mais de uma década fora da grade, apenas fazendo seus fãs perceberem o quão importante sua voz era, que sua música oferecia um comentário social vital em reflexão para o mundo ao seu redor. Enquanto ele não tinha interesse em voltar aos palcos em 2005, a cineasta Lian Lunson tomou a decisão de documentar um par de shows produzidos por Hal Willner, apresentando Rufus Wainwright, Nick Cave e Jarvis Cocker para um documentário intitulado 'Leonard Cohen: I'm Your Man'.
Cohen não participou de nenhum dos shows de tributo pessoalmente, o que é compreensível, pois seria uma experiência um tanto surreal. No entanto, ele chegou a um acordo para apresentar seu clássico "Tower Of Song" de 1988 com o U2 no Slipper Room em Nova York.
A apresentação não foi aberta ao público, mas acenderia um incêndio em Cohen que o levaria lentamente a voltar ao palco. Dois anos depois, o músico finalmente anunciava sua turnê de retorno, que aconteceu por dois anos, circulando o mundo várias vezes, tocando em palcos cada vez maiores, com as datas da turnê evoluindo rapidamente de íntimos teatros canadenses para vastas arenas.
Falando à Q Magazine em 1991, Cohen disse isso na faixa: "Tower Of Song é o lugar onde o escritor está preso. Para melhor ou para pior, você está nisso. Eu fui para longe, ultrapassando a linha. Não vou me virar e me tornar um guarda florestal ou um neurocirurgião. Sou compositor".
Após sua morte, três anos depois, o U2 prestaria duas vezes homenagem a Cohen durante seu show na arena diante de 50.000 fãs no Rogers Centre de Toronto. "Hoje à noite nos apegamos a algumas coisas, enquanto você deixa outras", disse Bono.
Acrescentando: "Não sei ao certo como deixar isso, mas sei que hoje à noite estou agarrando a música de Leonard Cohen, pensando nela hoje. Isso está em minha mente. Ele é um vício que não estou pronto para desistir, então vou cantar esse para Leonard Cohen. Pense. Pense em Leonard. Ele nos chamou de amigos. Realmente, éramos apenas fãs. Tudo bem para mim. Para Leonard Cohen. Fique comigo".
O céu foi iluminado com 50.000 smartphones em homenagem a Cohen, que aqueceu o coração de um Bono de luto, que acrescentou: "Isso é lindo. Estrelas brilhando para Leonard. Parte diferente do país, mas você sabe que ele amava esta cidade. Fique comigo agora. Quero tentar algo", disse ele, e depois começou a cantar o clássico "Suzanne" de Cohen.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...