PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Aluno Brilhante: a incrível história de Adam Clayton fazendo aula de baixo e treinamento vocal para melhorar sua técnica antes da gravação de 'POP' - Parte II


O capítulo 2 trata dos estilos alternativos de palhetar e bater nas cordas. No início, Adam usou baixo estilo palhetar e bater em várias músicas do U2, como "Gloria", "Surrender" e "Pride (In The Name Of Love)", mas tem se baseado no estilo de usar os dedos desde 'The Unforgettable Fire'. Existe uma razão pela qual um baixista se afaste desses estilos alternativos?

É realmente uma escolha individual e depende do som que um músico deseja criar. No entanto, o estilo de tocar com os dedos oferece a versatilidade mais dinâmica, o controle do volume de nota para nota. Acredito que, quando você se aprofundar na dinâmica, gravitará em direção à técnica do estilo dos dedos.

O capítulo 7 é intitulado "Criando o Groove", e nele você cita um ex-professor como tendo dito: "Com o groove certo, um bom baixista sozinho pode mover uma sala inteira de pessoas". Algum groove de Adam vem à mente para "mover uma sala inteira de pessoas"? E além do U2, que outras músicas populares se encaixariam nisso?

Eu tenho que lhe dizer, posso ser tendencioso, mas quando você ouve as linhas de baixo em 'POP', pode dizer que elas são realmente sofisticadas. Eu amo as linhas de baixo de Adam ali! 'All That You Can't Leave Behind' mostra algumas linhas de baixo lindamente discretas. Elas parecem diretas, mas quando você as transcreve, percebe que as linhas estão cheias de síncopes e se tecem muito graciosamente de um acorde para outro. [As linhas de baixo são] lindas, perfeitas para as músicas! Eu também gosto de muitas das suas linhas de baixo anteriores. Adam parece saber exatamente o que uma música precisa.
Além do U2, o que vem à mente é o baixo em "Every Breath You Take" do Police com Sting, "Come Together" dos Beatles com Paul McCartney e "I Was Made to Love Her" de Stevie Wonder com James Jamerson. A lista continua, mas eu penso que os leitores baixistas e não baixistas pudessem se relacionar com essas melodias.

No caso raro de um aluno da estatura de Adam, você tem uma oportunidade interessante de ver o que um aluno faz com as ferramentas que aprendeu em sua classe. Como você compararia a técnica de Adam em músicas gravadas antes e depois das sessões com você?

Essa é uma pergunta difícil de responder. O U2 é um grupo incrivelmente diversificado e eles podem abranger uma ampla variedade de estilos, então é como comparar maçãs e laranjas. No entanto, eu diria que as partes de baixo de Adam se tornaram mais complexas. Ele tem uma mente incrivelmente criativa e a usa! Apenas ouça sua versão de "Mission: Impossible" e confira sua linha de baixo sincopada. É excelente. Pegar a música mais famosa de 5/4 e criar uma versão legal de 4/4, cara, isso é criativo!

Para o círculo ser completo, os agradecimentos do autor incluem esta linha: "Adam Clayton (que confia em mim)". O que levou a sua citação que apareceu na capa?

Adam confiou em mim para lhe ensinar mais sobre baixo. Ele poderia ter escolhido qualquer um, mas ele me escolheu, e eu sou eternamente grato por isso! Ele checou o livro enquanto ele estava entrando no processo final de edição e me ligou de Dublin para me parabenizar e me dizer o quanto ele gostava. Ele foi incrivelmente encorajador e, como sempre, super, super legal. Eu realmente não posso dizer coisas boas o suficiente sobre ele. Ele realmente é um ser humano maravilhoso e foi um privilégio conhecê-lo!

Cortesia: www.atu2.com
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...