PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 2 de julho de 2019

Pete McCluskey conta sobre a gravação que realizou da apresentação do U2 no Dandelion Market em 1979


O site ATU2 adquiriu uma gravação inédita, nunca antes divulgada e exclusiva, de um lendário show do U2.
A equipe do site se deparou com uma gravação de um show de agosto de 1979, sendo o registro mais antigo já ouvido de um show da banda.
Em 11 de agosto de 1979, o U2 tocou às 15:00 no Dandelion Market de Dublin, um local há muito tempo demolido, e em seu lugar atualmente está o Stephen's Green Shopping Centre.
A banda de apoio foi o The Strougers, e o membro da banda, Pete McCluskey, gravou o show na íntegra. Desde então, apenas a performance de "Out Of Control" foi divulgada por McCluskey via YouTube em 2011, e desde então a gravação se tornou o Santo Graal das gravações ao vivo do U2.
McCluskey deu uma entrevista para o site sobre como a gravação foi realizada:

"Eu tinha minha própria banda, The Strougers, e sendo uma banda de Dublin, nós fomos a vários shows, e a primeira vez que vi o U2 foi em outro lendário local de Dublin, McGonagles na South Anne Street no final de 1978, quando minha banda foi a de suporte para eles. Fiquei impressionado com a musicalidade de uma banda tão jovem. Eles tinham apenas 17, 18 anos e eram alguns anos mais novos do que eu e meus colegas da banda. Eu estava particularmente interessado em capturá-los em concerto novamente.
Em julho de 1979, o The Strougers tinham conseguido ser a banda de suporte para o U2, que tocava no Dandelion Market.
Foi muito tenso. Eu tinha chegado na passagem de som e Bono estava muito nervoso sentado no centro da sala de concertos, passando o som, pois havia várias pessoas de A&R chegando para o show naquela noite, presumivelmente da CBS em Londres para conferir esses jovens irlandeses. Eu tinha adquirido um gravador de fita e tinha ido naquela noite para gravar o show, mas infelizmente na minha excitação consegui pressionar "play" ao invés de "rec". E assim nada foi gravado.
No dia seguinte, na hora do almoço, Paul McGuinness nos contou que eles estavam tocando no Dandelion e que o The Strougers poderiam ser a banda de apoio. Nós só tínhamos algumas horas para se aprontar, então eu tive que ir para casa para pegar minha guitarra, e foi quando o desastre aconteceu. Não pude entrar no meu quarto porque não tinha uma chave comigo, e minha mãe tinha a única chave disponível e tinha ido às compras. Por sorte, meu pai chegou em casa e depois eu expliquei as terríveis circunstâncias, ele subiu em sua bicicleta, pedalou a melhor parte de 10 quilômetros até a cidade, surpreendentemente encontrou minha mãe em uma loja de cortina, tirou a chave dela e pedalou de volta para casa. Eu tirei minha guitarra do quarto, mas sabia que não poderia chegar a tempo. Eu vi um táxi do outro lado da rua de onde eu morava - e, assim, cheguei a ele para o meu primeiro passeio de táxi.
Meu pai salvou o dia! Estou satisfeito por ter gravado o show e não ter percebido o significado disso e o seu lugar na história até bem recentemente.
Depois do nosso show no Dandelion eu fiquei tão impressionado com a banda que fui ao camarim para falar com eles. Na sala estava Paul McGuinness, e eu estava tão empolgado que fui direto o suficiente para falar com McGuinness - que era tão diferente do resto de nós, fumando um charuto - e convenci-o de que deveríamos voltar a fazer um novo show abrindo para eles. Alguns dias se passaram e fomos convidados para tocar no Howth Youth Club no Norte de Dublin em 10 de agosto de 1979".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...