PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 30 de julho de 2019

Howie B revela mais detalhes das gravações de 'Original Soundtracks 1'


Por ser um álbum altamente experimental, revelando a crescente influência de Brian Eno nas faixas, a Island Records relutou em liberá-lo como um álbum do U2, então um nome fantasioso para a banda foi criado. Assim surgiu os 'Passengers', com seu álbum intitulado 'Original Soundtracks 1'.
Howie B voou para Dublin para atuar como catalisador e oferecer uma inspiração nova nas sessões de gravações.
"Uma das primeiras coisas que Brian Eno fez foi me dar uma fita cassete. Ele disse: 'Olha, Howie, eu fiz uma fita para você ouvir um minuto de cada coisa que há nela'. Havia cerca de vinte e cinco horas de jams em fita. Ele disse: 'Vou tocar para você agora, e gostaria do seu comentário depois de cada minuto'.
Havia toneladas desses minutos. Não me lembro quanto. Eu estava tipo, 'Oh Deus, não!' Esse foi o lance de Eno para mim. Foi tipo, 'OK, o que você tem?'
U2 e Brian Eno continuaram no estúdio da banda, o Hanover em Dublin, enquanto Howie B foi enviado para outro estúdio em Temple Bar. "Eu pegava as fitas em que eles estavam trabalhando e fazia o meu trabalho - adicionava sons, ajustava seus sons. Se eu precisasse de mais bateria ou eu quisesse mudar o groove, eu colocava em cima do Larry. Algumas linhas de baixo eu substituí, algumas das guitarras eu substituí. Eu apenas fui em frente e fiz coisas, e então eu apresentei a eles. Toda noite eu ia ao estúdio, jantávamos e tocava o que eu estava fazendo. Eno vinha para o meu estúdio e tocava pequenos trechos de teclado e pequenas coisas vocais".
Howie B diz que não havia preciosismo. "Era muito livre e muito pouco a coisa U2, do jeito que eles faziam: a estrutura da música, o instrumental, o som, a duração das faixas. Mesmo não chamando isso de álbum do U2. Não havia ego lá. Era só, 'OK, vamos para alguns sons realmente interessantes, mas não vamos gastar três semanas para esse som'. As coisas mudaram muito rapidamente. Foi muita experimentação - mas você pode ouvir. Você pode ouvir que há algo especial nisso".
As faixas, disse Howie B, "não tem o verso, refrão, AB, AB, ABC padrão" que caracterizam a maioria das músicas do U2. "Foi AAAAAAAA. Ou apenas A!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...