PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 23 de julho de 2019

Bono conta detalhes de sua viagem para Nicarágua e El Salvador antes de 'The Joshua Tree' ser escrito


A turnê 'A Conspiracy Of Hope' em 1986 chegou em São Francisco e Lou Reed levou Bono para a Mission Street, onde as paredes estavam cobertas de slogans antiamericanos e murais cruéis. Lá, Bono conheceu o artista chileno Rene Castro.
"Fui atraído para a América Central para conhecê-lo. No começo ele não prestou muita atenção em mim, até descobrir a conexão da Anistia. A Anistia salvou sua vida. Ele foi capturado quando Allende foi morto e eles tiveram a revolução militar. Ele foi torturado, tinha um buraco no peito, abriram um buraco no seu peito, estava no estádio com Victor Jara quando ele teve seus dedos cortados e, por fim, foi brutalmente assassinado.
A Anistia Internacional tinha tirado ele de lá e pessoas da comunidade latino-americana compareceram aos nossos shows e Rene Castro me enviou algumas de suas pinturas e, eventualmente, fui convidado para ir à Nicarágua e El Salvador. Na Nicarágua, bem, foi a Revolução mais sexista que eu já vi, mulheres de uniformes cáqui em pé nas esquinas e, bem, eu não gosto de ninguém com um rifle Armalite, mas elas estavam lá, fumando e parecendo como Miss Mundo.
E então indo para El Salvador, a diferença no ar era incrível. Você podia sentir a atmosfera de malevolência das tropas. Foi horrível. Eu escrevi "Bullet The Blue Sky" saindo do medo que senti lá, usando imagens muito primitivas. Porque El Salvador parece uma cidade comum. Você vê o McDonald's, vê crianças com livros escolares, você vê o que parece ser um ambiente de classe média até que você sai vinte e cinco quilômetros da cidade e vê os aldeões e os camponeses.
Eu estava do lado de fora, a caminho de uma vila, e a vila foi bombardeada e isso me assustou. Eu não sabia o caminho a percorrer. Eles estavam rebocando a vila e havia combatentes no alto e isso era completamente. .. E este pequeno fazendeiro me disse: 'Não se preocupe'. Ele estava passando por isso todos os dias de sua vida e ele aprendeu a viver com isso, enquanto eu estava lá apenas por algumas semanas e eu estava realmente preocupado nesse ponto. As tropas abriram fogo acima de nossas cabeças enquanto estávamos ali ... apenas flexionando seus músculos ... e eu literalmente me senti doente.
A ideia das pessoas em nossos shows na América, o imposto que pagavam por esses instrumentos de tortura, era algo que eu não tinha conseguido aceitar".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...