PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Mais Segredos Revelados: 'Spider-Man: Turn Off The Dark' - Parte II


Certa vez, Glen Berger foi selecionado para colaborar com a bem-sucedida Julie Taymor, diretora vencedora do Prêmio Tony de O Rei Leão da Broadway, e Bono e The Edge do U2 em um musical do Homem-Aranha.
'Spider-Man: Turn Off The Dark' fez residência no Foxwoods Theatre, a segunda maior casa da Broadway, e teve sua pré-estréia em 28 de novembro de 2010, com uma platéia que lotou o local e inúmeras avarias técnicas. Vários atores foram deixados suspensos no ar e o show durou quase uma hora a mais do que deveria. Quando a primeira prévia terminou, Berger e seus colaboradores deram um suspiro de alívio. Só poderia melhorar, certo?
Mas as coisas só pioraram. Sempre atrasado devido a constantes erros técnicos, o musical teve sua estréia oficial sete meses depois, concluindo o maior período de prévias na história da Broadway. 'Spider-Man: Turn Off The Dark' encerrou em janeiro de 2014, deixando para trás um legado de ferimentos no elenco quase fatais, litígios, US $ 50 milhões em excedentes e uma perda de US $ 60 milhões.
Glen Berger teve um lugar na primeira fila do drama e narrou sua experiência em seu livro de 2013, 'Spider-Man: The Inside Story Of The Most Controversial Musical In Broadway History'.
Falando com o site A.V. Club, Berger compartilhou como as coisas deram errado tão rapidamente no que deveria ter sido uma história de sucesso da Broadway.

"Nós varremos a internet por instâncias em outros shows onde as pessoas estavam se machucando e isso nunca explodiu em algo grande. Isso nunca foi para minimizar qualquer uma das ações que aconteceram, mas logo percebemos que estávamos fazendo um negócio bruto.
Isso foi, até o acidente de Chris Tierney, que, ao contrário de uma fratura ou algo assim, foi horrível. No momento em que isso aconteceu, vários de nós pensaram que não havia como ele sobreviver à queda (9 metros de altura).
Quando você está fazendo arte, há muita auto-estima associada a isso, mas no final do dia, você sempre pode recorrer ao fato de que é apenas uma peça. Não é como a Guerra do Iraque ou algo assim. Nós não estamos causando nenhum mal a ninguém além de algumas horas de uma noite desperdiçada.
Mas quando as pessoas começam a se machucar, você não pode mais voltar atrás. De repente, você começa a questionar: "Por que diabos estou fazendo isso? Realmente, só assim você pode apresentar uma história em um palco, realmente? Vale a pena algo assim?" Obviamente, não está fazendo grandes coisas pela moral, mas é mais que isso - você realmente começa a questionar o que diabos estamos fazendo com nossas vidas.
Então, quando fomos visitar Chris no hospital no dia seguinte, ele nos contou como, desde os 3 anos de idade, ele queria ser o Homem-Aranha. A oportunidade de fazer isso para as crianças na platéia foi tão repleta de vida para ele que ele não se arrependeu. Então, você muda para o outro lado da equação e pensa: "Sem arte, onde algum de nós estaria?"
Eu acho que poderíamos ter mudado a narrativa se tivéssemos consertado o show. Todas as coisas acabam sendo perdoadas e esquecidas, mas isso só teria acontecido se o show fosse consertado. Na verdade, foi na noite do acidente de Chris que tive essa epifania de que tínhamos problemas muito mais profundos do que eu estava disposto a entreter até aquele momento.
Eu percebi uma hora antes do acidente de Chris que era sistêmico, que algo realmente grande sobre o show precisava mudar se nós sobrevivêssemos mais que alguns meses. Eu estava andando no saguão do andar de baixo e vi esse menino sair do banheiro masculino com a mãe dele. Ele tinha um olhar triste no rosto. Por qualquer motivo, todas as minhas dúvidas subconscientes foram projetadas no rosto daquele menino.
Percebi que estávamos decepcionando muita gente. Estávamos fazendo uma noite sombria, não familiar, e eu entendi o quanto mal estávamos e tínhamos que fazer grandes mudanças. Foi logo antes do feriado de Natal, então muitas pessoas estavam prestes a partir para suas férias. A expectativa do elenco e de todo mundo era de que todos nós voltássemos e haveria grandes mudanças. Mas como a colaboração naquele ponto foi interrompida e não houve grandes mudanças, foi aí que o declínio lento e inevitável realmente se instalou.
Quase inevitavelmente durante as prévias de um musical da Broadway, várias músicas são cortadas e várias novas músicas são escritas. Às vezes, as novas músicas são as melhores músicas. Há a famosa história de "Comedy Tonight" para A Funny Thing Happened On The Way To The Forum sendo escrita fora da cidade. Há centenas de outros exemplos de músicas sendo alteradas e cenas reorganizadas.
Desde a nossa primeira pré-estreia até o dia em que Julie deixou o show sete meses depois, nenhuma música foi cortada, o que é indicativo da rigidez que estava se instalando nos criadores que se sentiram como "Não, nós viemos com o show perfeito. Nós só precisamos encontrar uma maneira de torná-lo competente".
Logo antes do meu livro sair, Julie me ligou querendo saber se eu escrevi qualquer coisa com a qual ela tivesse que se preocupar. Eu não falei com ela por alguns anos até aquele momento.
Eu não sei se ela leu. É difícil ler algo depois que você o jogou pela sala. Ela processou os produtores depois que ela deixou o show, e eu fui incluído em seu processo por demissão injusta.
Eu acho que ela ainda acredita que houve uma espécie de conspiração para derrubá-la muito cedo no processo de prévia, mas isso não é o caso. Pelo contrário, ninguém queria que ela fosse embora. Bono ainda estava me ligando mesmo depois que o show estreou para dizer: "Você acha que há algum jeito de conseguir que Julie volte, para fazer essas últimas mudanças que queremos fazer?" A resposta para isso era não.
Se eu precisar de uma definição pessoal da palavra "ambivalência", seria a noite de estreia do Homem-Aranha. Havia uma mistura de alívio e esperança de que essa coisa finalmente durasse um pouco, e uma profunda dúvida de que não duraria o tempo que eu quisesse. Jogue um pouco de dormência e muita adrenalina, porque foi um grande evento.
Tendo conhecido Bono e Edge logo no começo do processo, e tendo passado algum tempo com Julie e Tony Adams, um dos produtores originais, parecia que todos a bordo tinham uma noção realmente idealista do que esse show poderia ser. No começo, não parecia que as pessoas estavam envolvidas pelo dinheiro. Houve um monte de palavras sinceras sobre nós termos uma oportunidade e uma responsabilidade para realmente cavar fundo e trazer algo bonito para o mundo. Nós tínhamos o dinheiro e os recursos para realmente fazer o certo, então eu estava totalmente animado".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...