PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

30 Anos de 'Achtung Baby', 10 Anos de 'From The Sky Down' - Parte I


Para marcar o 20º aniversário do relançamento de 'Achtung Baby' em 2011, o U2 decidiu abrir seus arquivos e ceder o controle editorial ao diretor vencedor do Oscar Davis Guggenheim para fazer um filme ostensivamente sobre o conturbado período de gestação de 'Achtung Baby'. O resultado foi algo muito diferente.
"Assistindo 'From The Sky Down' pela primeira vez foi uma visualização dolorosa. Eu odiei", disse Bono. "O U2 nunca olha para trás. Nunca foi sobre isso que se trata a banda. Edge vai lhe dizer que quando montamos nossas coletâneas ele me forçou - na verdade teve que me forçar fisicamente - a ouvi-las antes de serem lançadas. Nunca estive interessado no que temos feito. Estou interessado apenas no que estamos prestes a fazer. Mas acho que chega um momento em que realmente se torna disfuncional não olhar para o passado, e para o álbum 'Achtung Baby' abrimos uma exceção.
O filme em si não é sobre nós. É sobre como as bandas funcionam - ou, neste caso, não funcionam. Mas quando eu vi pela primeira vez, acabei de ver essas quatro pessoas falando intensamente sobre sua música, e, sério, o mundo precisa disso neste momento? Davis não nos disse que estava indo ao nosso passado para contextualizar o que realmente aconteceu com a banda após o sucesso de 'The Joshua Tree' e como as coisas estavam ruins em Berlim quando começamos a fazer 'Achtung Baby'. Ele não nos disse porque não teríamos concordado. Agora que eu vi algumas vezes, percebo que é realmente sobre o processo criativo. Sejamos realistas, a era do rock vai acabar em breve, e se você se interessa por rock e bandas de rock, vai se interessar por sua dinâmica interna: o que faz uma banda de rock funcionar, o aspecto tribal, a ideia do clã. A ironia para mim agora é que fizemos 'Achtung Baby' para colocar fogo em nossa seriedade e agora aqui está este filme muito sério sobre a produção do álbum.
Não escondemos nada de Davis. Abrimos nossos arquivos para ele e ele realmente tinha carta branca. A primeira vez que vi, pensei: 'Oh não, não, não', fui até ele e fiz algumas sugestões quanto às mudanças que queria. Não houve briga de vontades. Ele simplesmente nem começou a discutir comigo. Ele não mudou nada. Mas eu estava olhando para ele: 'Por que este filme está falando sobre Cedarwood Road , o Baggot Inn e minha avó? Achei que estávamos fazendo um filme sobre o álbum 'Achtung Baby'. O que está acontecendo aqui?'"
A banda que começou como punk-teatral acabou na capa da Time, em abril de 1987, como "Rock's Hottest Ticket" e esgotando arenas por todo o mundo.
Desgostosos com a ideia de serem ídolos do rock e desiludidos com o faturamento do rock de estádio, eles estavam à beira do colapso. "Carregávamos a culpa católica - o pecado do sucesso", diz Bono. "Nós acabávamos de tocar com o Prunes e ficávamos no Project Arts Center tendo aulas de mímica com Mannix Flynn. E o contexto aqui é que a cena musical de onde viemos tinha essa imprensa musical muito maoísta. Havia certas leis canônicas: tu não irás conquistar a platina; não tocarás em um estádio ou arena; tu não irás para a América; tu não terás uma carreira. Se você ao menos pensou nessas coisas, você cometeu um pecado".
Desesperado para não se transformar em uma banda de rock de estádio de isqueiros no ar, o U2 embarcou no último vôo para Berlim Oriental pouco antes da reunificação da Alemanha, em 1990. Foi um dos invernos mais rigorosos de Berlim, e seu estúdio de gravação, Hansa, era um antigo salão de baile da SS, o hotel deles era uma porcaria e eles não tinham canções. "Em uma escala de 1 a 10, estávamos em 9 para a separação", disse Bono.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...