PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Para Bono, a apresentação do U2 no SuperBowl foi como os Beatles no Ed Sullivan


Em 2005, o crítico Greg Kot disse para Bono que o problema da venda de ingressos para a turnê Vertigo do U2 para ele havia sido apenas a ponta de um problema maior, que era: a banda estava perdendo de vista o que era antes? O anúncio do iPOD, a aparição no intervalo do Super Bowl, as aparições no Grammy Awards. 
Greg não achava que o U2 era uma banda deste tipo de promoção.
Bono respondeu: "Fizemos todas as coisas que teríamos feito na promoção de nosso primeiro, segundo ou terceiro álbum. Esse é um ponto realmente importante que quero transmitir. Existe essa pobreza de ambição, em termos do que as pessoas do rock farão para promover seu trabalho. Essa é uma questão crítica para mim. A empolgação do punk rock, na cena irlandesa e britânica quando estávamos começando, era ver nossa banda favorita no Top Of The Pops, bem ao lado do "inimigo". Isso seria emocionante. Fazíamos talk shows, programas de TV naquela época. Era a prova de que você acreditava o suficiente no que fazia, e que sairia e faria essas coisas. Foi o mesmo com os Beatles. Os grandes momentos do rock 'n' roll nunca foram deixados em algum canto do mundo da música, em um gueto auto-construído. Eu não gosto desse tipo de pensamento. Sei que parte disso existe e alguns de nossos melhores amigos fazem parte disso. Não é para mim.
O rock progressivo era o inimigo em 1976. E ainda é. E tem muitas, muitas faces. Esta besta está à espreita por toda parte. Ele pode se descrever como indie rock. É a mesma coisa. É miserável. Eu vi tantas grandes mentes serem abatidas por isso. Quando você sugere que estamos nos traindo fazendo programas de TV e coisas promocionais, para mim o SuperBowl foi o nosso momento Ed Sullivan. Aconteceu 25 anos depois. Eu não esperava por isso. Mas é um dos momentos de que mais me orgulho na minha vida. Foi fantástico. Quer dizer, tivemos que construir o palco em seis minutos. Loucura. E então você está no ar. Como de costume, tornamos as coisas difíceis para nós mesmos, querendo a multidão ao nosso lado, um pesadelo para a segurança. Enquanto caminhávamos no meio da multidão, as pessoas estavam me dando um tapa na cabeça. Tinha um microfone com fio, mais um tapa e fiquei fora do ar. Um momento muito revelador. Fiquei apavorado, mas se você olhar para o meu rosto, o que você vê? Um cantor sorrindo. É o que sempre faço nesses momentos.
Queremos essas coisas. É quando é emocionante. Até o Nirvana. Eu costumava adorar Kurt Cobain, quando ele dizia às pessoas que éramos uma banda pop. As pessoas riam, pensavam nisso como o bom e velho e irônico Kurt. Mas ele não estava sendo irônico. Ele era um compositor, ele entende que quando um solo de guitarra está tocando a melodia da música, isso é pop. Isso é o que os Buzzcocks lhe ensinaram, que aprenderam com os Beatles. Isso é o que o torna uma estrela pop, é o que torna a música pop. Ele queria estar na MTV, queria agitar as coisas. Ele surpreendeu a todos nós com o lugar de onde ele saiu".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...