PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

"Eu não me importo com shows, eu me importo com nós. Se houver uma escolha, não vou colocar as pessoas, por mais que estejam pagando, antes de meus companheiros e eu"


Em agosto de 1989, o nome de Adam Clayton ganhou as manchetes quando ele foi preso em Dublin e acusado de porte de uma pequena quantidade de maconha, com a intenção de fornecer a droga a terceiros. 
Ele evitou uma condenação (o que teria tido sérias repercussões em sua agenda de turnês internacionais com o U2) fazendo uma doação considerável para a caridade. Seu arrependimento, mesmo anos depois, não era da natureza do crime, mas do fato de ter sido um crime: "Foi minha própria culpa. E trnho certeza que estava fora de mim - emocionalmente à parte de qualquer outra coisa. Mas foi sério porque é ilegal".
Foi nos anos da Zoo TV que Adam realmente pareceu finalmente ganhar uma persona pública junto com os outros. A fase de 'estrela do rock definitiva' que a banda explorou era inteiramente adequada ao seu estilo de vida playboy, e Adam absorveu tudo isso. Roupas largas e de cores vivas, cabelo loiro oxigenado, cigarro e óculos escuros e a companhia de supermodelos. Ainda mais crucial, ele tinha o talento. Adam nunca brilhou tanto.
No entanto, no final da turnê, o impensável aconteceu - Adam perdeu um show. Pela primeira vez, o U2 subiu ao palco sem um dos seus integrantes. Na sequência de uma separação romântica, e sofrendo uma dependência cada vez pior do álcool, Adam vinha declinando continuamente, até que uma noite tudo foi demais. Na época, as coisas pareciam difíceis para o baixista tranquilo; no entanto, com a luz do retrospecto, foi o início de uma nova vida. Em uma entrevista para a Hot Press em 1998, Adam foi claro sobre seu personagem:
"Eu sou um daqueles personagens que tem uma personalidade viciante. E é um problema emocional tanto quanto é um problema físico e eu tive que começar a lidar com isso. E esse é o caminho difícil, descobrir a psicologia disso. As substâncias de qualquer tipo são difíceis, mas, ok, não é tão difícil. É enfrentar o diabo dentro de você, essa é a parte complicada".
Ao entrar para o U2, Adam não apenas realizou seu sonho, mas também encontrou três amigos especiais em Bono, The Edge e Larry Mullen. Refletindo em 1997 sobre os tempos difíceis de Adam, Bono admitiu: "Eu não me importo com shows, eu me importo, sabe, com nós. Se houver uma escolha, não vou colocar as pessoas, por mais que estejam pagando, antes de meus companheiros e eu".
Quanto ao futuro, a perspectiva de Adam naquela Hot Press de 1998:
"Não tenho certeza de como serão os próximos dez anos, mas acho que será um território pioneiro para nós. Não há muitas bandas - se houver - que tenham estado nessa posição de maneira criativa, crítica e financeira. E nós vamos pegar isso e vamos usar. E se o rock and roll pode ter uma expressão na cultura populista, é isso que queremos fazer ... na verdade, vamos tentar o salto com vara no próximo século e ser nos rostos das pessoas pelos próximos dez anos, pelo menos".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...