PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Bono em 1987: "não é sua primeira razão estar no palco para efetuar mudanças no clima político de um país"


Em 1987, o U2 deu uma entrevista para a Hot Press e quando o assunto foi política, a banda disse:

Bono: Bem, acho que, antes de tudo, não é sua primeira razão estar no palco para efetuar mudanças no clima político de um país. Não sei qual é a primeira razão, mas não é a primeira. Mas gosto de pensar que o U2 já contribuiu para uma reviravolta no pensamento.

The Edge: E se tivermos, não é mesmo esse o ponto, não é? Você não escreve uma música porque acha que isso vai mudar alguém. Você escreve uma música porque é assim que você se sente.

Adam: Você escreve uma música porque algo dói. Quero dizer, se você observar as mudanças sociais na América, que vieram das áreas do Delta, das plantações ou de qualquer outro lugar. Muita mudança na América está enraizada na música blues; era isso que as pessoas ouviam. Era a música de protesto da época.

Bono: Eu não acho que depende das bandas ter sua política e ponto de vista trabalhados. Eu não acho que depende de mim, como cantor, ter respostas. Eu apenas acho que é importante que você faça perguntas. Eu não conheço uma banda de rock'n'roll que já ofereceu respostas e acho errado as estrelas pop serem políticas. Gosto da ideia de Jim Morrison, que chamou o The Doors de "políticos eróticos" (risos). Eu achei que era meio engraçado. Porque você é colocado em uma posição em que, porque você criou uma música que significa algo para as pessoas, sua política ou ponto de vista recebe muita importância. O que vem à mente é Elvis Presley, que se encontra com Nixon e ele fez um marechal antidrogas - e o homem está carregando, sem pensar, um crachá. Eu já disse isso antes: a genialidade de Elvis Presley era o jeito que ele segurava o microfone, o jeito que ele cantava nele.
Há uma pergunta que eu estaria interessado em fazer. As pessoas esperam que, se você não apresentar um ponto de vista muito forte, você é liberal e pessoalmente eu compartilho com todos - parece que todos os outros da minha geração - uma apatia com relação à política partidária irlandesa. As perguntas que faço são mais profundas que isso. Mas por que existem apenas essas três opções na Irlanda, esquerda e direita ou meio termo?
Eu me pergunto por que tenho que fazer uma escolha, esquerda e direita. Eu me pergunto como se pode esperar que as ideologias nascidas na virada do século se apliquem aos anos 80. Reaganomics ou a Inglaterra de Thatcher - refletem ideologias antigas. Ideologias antigas à esquerda, velhas ideologias à direita e se você não gosta de nenhuma delas, é suposto ser um liberal. E eu não gosto do ponto de vista liberal - muito menos. Há essa ideia que o U2 gosta de estar no meio termo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...