PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Dave Fanning escolhe suas 10 canções (ou quase isso) preferidas do U2 - Parte I


DO U2.COM

'Um Som Que Não Tínhamos Ouvimos Antes'

Dave Fanning, jornalista de rock irlandês e DJ, foi o primeiro a tocar U2 no rádio e ele ainda faz a transmissão de cada um dos singles da banda antes de qualquer outra pessoa.
O recente lançamento de 'Three' no Record Store Day nos lembrou que o lançamento original foi escolhido por meio de uma pesquisa de ouvintes no programa de música RTÉ de Dave em 1979. Que tal pedir para Dave criar sua própria playlist do U2?
Foi um desafio, mas Dave se forçou a escolher 10 músicas (bem, quase isso) e falou com Brian Draper sobre elas.

Faixa Bônus: Stories For Boys (Boy)

Stories For Boys não entraria nas minhas dez melhores músicas do U2, mas eu estou colocando isso como uma faixa bônus, pois é ridiculamente nostálgica para mim!
Entre 1977 e 1979, a banda que eu mais toquei na rádio pirata foi o U2. Quando fui para a 2FM, o U2 foi a banda que trouxemos para tocar na primeira sessão. Pedimos que eles viessem por cinco dias seguidos, e os ouvintes escolheram - em um cartão postal! - o lado A e o lado B do seu primeiro single, e Stories For Boys foi uma das músicas escolhidas.
Eu sabia alguma coisa sobre o U2? Eu não sabia de nada! Fiquei contente por essa banda que eu havia tocado muito finalmente ter lançado um single. Quando ouço agora, é como ouvir um monte de garotos apenas começando. Mas era um som que não tínhamos ouvido antes. E havia algo sobre as pessoas. Bono era a pessoa mais sincera que eu já havia encontrado...

1 & 2. A Sort Of Homecoming & The Unforgettable Fire (The Unforgettable Fire)

Sabemos que uma banda, depois de três álbuns, pode produzir o mesmo material antigo pelas próximas décadas. Mas a única recompensa por isso é complacência.
Havia canções em The Unforgettable Fire que logicamente seguiram o suficiente de War. Mas havia outras músicas que não. A faixa-título e A Sort of Homecoming foram duas delas. Isso era algo novo, algo fascinante.
Com essas duas músicas, o U2 estava disposto a experimentar sons e temas grandiosos para criar um novo tipo de beleza. A faixa-título é filosófica, profunda, elegante e inspiradora e voa para um novo local com os arranjos de cordas de Noel Kelehan; enquanto A Sort Of Homecoming, do riff do meio ao vocal apaixonado, é impressionista, atmosférica, ambiciosa, dramática e nada menos que uma reinvenção de seu som até aquele momento.
A coisa Eno / Lanois tinha muito a ver com isso. Eu tinha sido um grande fã de Brian Eno; o primeiro álbum do Roxy Music está entre os meus três preferidos de todos os tempos e suas excursões pelo ambiente sempre valeram a pena. O U2 estava preparado para todas as possibilidades técnicas do estúdio e uma abordagem nova e ambiciosa da ideia de desafiar a si mesmos - e eles tinham a confiança de que seu público iria com eles.

3. One Tree Hill (The Joshua Tree)

Eu sempre tive uma queda por One Tree Hill. Foi uma das primeiras músicas que me puxaram para o The Joshua Tree. Eu encontrei Greg Carroll uma ou duas vezes, sobre quem a música foi escrita. Lembro-me de quando ele morreu no acidente de moto; ficava a apenas três minutos de onde eu moro aqui em Dublin. Havia algo tão cru na música, tão real. Sempre me puxou.
Eu também amei o jeito que foi disposta no lado 2 - nos dias em que eu ouvia no vinil, colocava a agulha no sulco e injetava a porra da coisa na minha corrente sanguínea.

4. Desire (Rattle And Hum)

Eu absolutamente amo Desire, com aquele ripp-off Bo Diddley roubado / uma homenagem / chame do que quiser!. Fantástico. Pegar esse riff e transformá-lo em algo tão curto, tão sua cara. Não me importo se foi o primeiro single número 1 na Grã-Bretanha ou não, ela pega fogo. Obviamente, o U2 tem seus ótimos singles como Beautiful Day, mas há algo sobre Desire ...
Lembro que estava em Los Angeles e me encontrei com o U2. Adam estava me levando para encontrar Edge no Universal Studios, onde eles estavam dando os retoques finais no filme Rattle And Hum. Estávamos em um carro rápido e atraente, e ele tinha Rattle And Hum em uma fita. Foi a primeira vez que ele ouviu o álbum fora do ambiente de estúdio. A jornada foi longa o suficiente para ouvirmos quase tudo no carro.
Eu nunca sei o que pensar sobre um álbum quando o ouço pela primeira vez, e caramba, este estava em todo lugar - você sabe, havia músicas que eu já tinha ouvido antes, mas desta vez com um coral gospel. .. Mas eu sou um verdadeiro fã de álbuns duplos. Se você ama uma banda, pode ser um mapa fascinante de onde eles estão e de tudo o que estão fazendo no momento.

5. Angel Of Harlem (Rattle And Hum)

Angel Of Harlem não é muito U2, e quase soa desleixada. Mas Desire e Angel soam como se fossem gravados com um take (embora provavelmente tenham demorado mil, eu não sei!). Parece uma demo: a crueza dela.
Eu já tinha visto o U2 algumas vezes na turnê de Songs Of Experience, mas eles pararam para fazer um show para a Sirius Radio no Apollo Theatre, no Harlem, que eu fui ver. Não havia telas de vídeo, nem pirotecnia, e foi realmente interessante ver o U2 no palco novamente, apenas os quatro, como se estivessem no Baggot Inn, em Dublin.
Que coleção de canções! E, em um estágio, para iluminar, a cortina sobe e há 20 dos músicos mais coloridos, com trompas e metais, todos tocando e eles estão aqui para tocar Angel Of Harlem. Claro - estamos no Harlem! Era tão engraçado quanto emocionante. Brilhante.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...