PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 14 de março de 2019

A ideia original que Bono tinha para a utilização da batida sampleada de 'Triumph Of The Will'


02 de Junho de 1993. Tarde de terça-feira em uma sala do Factory Studios em Dublin, e o U2 trabalha em um álbum ainda sem título, sucessor de 'Achtung Baby'.
Bono ficou até 3 da manhã em cima de uma das faixas, chamada "Daddy's Gonna Pay For Your Crashed Car". Então ele pega seu Macintosh Powerbook e ao som de uma fita DAT tocando uma batida sampleada do filme de Leni Riefensthahl de 1936, 'Triumph Of The Will'; começa a ler uma letra que pode ser recitada em cima desta batida na próxima turnê.
A letra é da peça escrita por Bono, chamada 'In Cold Blood', que ele disse que poderia ou não fazer parte do disco.
A ideia para a batida sampleada de 'Triumph Of The Will' era de colocá-la no final da faixa "Numb".
Bono explicou: "Para nós, é uma nova forma de trabalho. Nós estamos pegando loops áudio-visual e trabalhando com eles. Esse loop de bateria vem da cena em que um garoto onze anos de idade nazista toca a bateria nos Jogos Olímpicos de 1936. E nós iremos estar tocando, e usando esse loop no atual estádio onde aquele garoto tocou, em Berlim. Esse será um momento muito estranho, porque aquele garoto ainda pode estar vivo, eu suponho".

"Eu li um livro uma vez, chamado de 'In Cold Blood' (À Sangue Frio)
Sobre um assassinato no bairro
Páginas do fato, não me fizeram bem
Li-o como um homem cego, à sangue frio
Assim, a história de uma criança de três anos de idade
Estuprada por soldados, embora ela já estivesse morta
Fazendo a mãe assisti-la sendo fodida na lama
Estou lendo a história agora, à sangue frio
Mais agora, saindo do arame
Cidade cercada, pira funerária
A vida é mais barata do que falam sobre isso
Pessoas engasgam com o vômito de seus políticos
Na televisão à cabo vi uma mulher chorar
Ao vivo via satélite, de uma rua inundada
Garoto confundido com um cesto de lixo
Corpo que uma criança usava para viver dentro
Eu vi explosivos plásticos e um despertador
E os homens errados sentados no banco dos réus
Karma é uma palavra que eu nunca entendi
Como Deus poderia tomar uma criança de quatro anos de idade, à sangue frio
Eu vivo em uma praia, mas eu sinto como se fosse Nova Iorque
Eu ouço sobre cerca de dez assassinatos antes de eu começar a trabalhar
O que é que vai ser, Senhor, incêndio ou inundação?
Um ato de misericórdia ou à sangue frio?"

Depois de ler 'In Cold Blood', Bono faz uma pausa para um gole de café e diz: "Às vezes, no meio de todo o kitsch você tem que dar um pontapé. Mas essa letra também é sobre sobrecarga e eu quero usá-la como parte de "Numb" ao vivo, embora possa ser apenas samplers ou linhas que eu gosto. Mas não é tanto sobre o sangue frio envolvido nos vários atos que eu descrevi, é sobre a maneira como respondemos a essas coisas, talvez eu só faça partes disso no loop da bateria, e se eu a ler no palco eu estarei de pé em frente a uma imagem televisiva em tamanho grande da criança tocando aquele tambor em 1936 no Estádio Olímpico de Berlim".
Bono usa este exemplo para destacar o quão profundamente comprometido é o rock como uma forma de expressão audiovisual, como a pintura com som, a poesia de muito mais que meramente palavras, performance como teatro-cinema.
Bono realizou o seu desejo em 15 de Junho de 1993 na 'Zooropa Tour', quando a banda apresentou as imagens de Riefenstahl no mesmo estádio onde foi gravado.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...