PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 12 de março de 2019

32 Anos de 'The Joshua Tree': Daniel Lanois contou como as versões de Steve Lillywhite diferem do que ele e Eno fariam, e fala sobre as gravações do álbum


Daniel Lanois e Brian Eno foram os produtores de 'The Joshua Tree' em 1987. Por causa de um prazo apertado e para tornar algumas canções potenciais hits, Steve Lillywhite foi trazido para mixar quatro das faixas do disco.
Daniel Lanois contou como as versões de Steve diferem do que ele e Eno fariam, e fala sobre as gravações do álbum:

"A canção "Bullet The Blue Sky" se transformou em algo muito diferente. Eu não teria colocado tantos efeitos sobre isso, porque tínhamos uma certa atitude purista em relação a algumas dessas gravações, basicamente porque havia um som que foi capturado na performance em uma sala, e queríamos permanecer leais à esse espaço, para transmitir esse som. E ele não era tão sentimental para essa ideia, então ele colocou essas coisas.
"With Or Without You" foi o que mais houve uma discussão sobre, porque Brian certamente tinha uma ideia muito diferente de como deveria ser. Eu ainda tinha outra ideia, e Steve empurrou o mix em uma direção que era um pouco mais mainstream em sua abordagem. Quando a bateria entra, ela chega barulhenta, boom, que é um som pelo qual Steve é ​​conhecido. Certamente, Brian teria preferido que a bateria fosse mais misteriosa e mais como um suporte.
Sabíamos que precisávamos de pelo menos um single. Mas eu não acho que o plano era conseguir singles de sucesso. Você não pode entrar em um registro com esse tipo de mentalidade. Isso só vai te matar. Tudo o que você pode fazer é entrar com músicas fortes, fazer o melhor que puder e, no final, ver o que você tem.
Eu prefiro muito mais trabalhar em um local incomum, porque parece oferecer mais salas interessantes, mais surpresas. Também elimina a formalidade e a frieza do estúdio de gravação. Estúdios de gravação são bons lugares porque podem introduzir senso de urgência - você está lá para fazer um trabalho. Mas ao mesmo tempo eles podem ser um lugar frio.
No caso de 'The Joshua Tree', fizemos uso da casa de Adam Clayton e da casa de Edge. Equipamentos portáteis foram trazidos, um estúdio foi montado. E até hoje, isso é o mais interessante para mim. Quero dizer, você entra na sala de visitas na casa de Adam, e é puro rock and roll. Você tocou uma bateria lá, e é três vezes mais alta do que seria em um estúdio de gravação. Além disso, você tem uma vista fantástica do jardim de Adam.
Eu estava trabalhando na época com Robbie Robertson. Ele tinha um monte de trechos e peças de músicas, ideias não finalizadas. Havia algumas músicas que nós só queríamos uma seção de rock realmente boa, e eu não conseguia pensar em quem colocar junto, e então pensei: "Bem, por que não fazer as coisas simples? Vou perguntar aos rapazes do U2 se podemos trabalhar todos juntos por alguns dias". Então eu perguntei aos caras, e eles disseram para Robbie que eles iriam fazer isso. Então passamos dois dias em Dublin, e chegamos a algumas faixas. Foi por necessidade, não foi algo que foi planejado meses antes do tempo. Eu não queria trazer músicos de sessão e ter que lidar com tudo isso. Eu queria trabalhar com pessoas que eu sabia que podia confiar".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...