PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 9 de março de 2019

Steven Iredale conta como vendeu a ideia para o U2 de usar os assentos atrás do palco em shows de arena


Em diversos álbuns do U2, nas notas do encarte, se encontra o nome de Steven Iredale, cidadão irlandês, gerente de produção da banda desde os primeiros anos.
Depois que a banda The Horlisps se separou em 1980, Iredale fez uma turnê por quase um ano com o Zen Alligators, um grupo fundado por dois membros do Horslips. Ele foi então abordado para trabalhar com uma nova e jovem banda de Dublin que recentemente havia alcançado pontuação alta com seu álbum de estréia, 'Boy'.
"Eu recebi um telefonema uma noite de Tim Nicholson, que era o gerente de turnê do U2 naquele momento, dizendo que Barry Devlin [baixista do Horlips, que produziria sessões de gravações para o U2 e dirigiria seus videoclipes] tinha falado com Paul McGuinness e recomendando que tivéssemos um papo sobre a possibilidade de se envolver com o U2. Fazer uma turnê em torno da Irlanda não era atraente para mim, eu tinha a perspectiva de voltar para os EUA novamente ou fazer uma turnê pela Europa. Eu comecei com eles como técnico de backline, e meu salário teve um corte enorme. Mas também era ganhar na loteria ser pago pelo U2 naquele período em particular, porque eles estavam quebrados ... tão difícil de acreditar nisso agora!
Meu primeiro trabalho para o U2 foi ir à Heuston Station em Dublin para pegar Joe O'Herlihy, nunca me esqueci até hoje das palavras de Joe: 'Esta não é uma banda que você trabalha normalmente'. Eu soube o que ele quis dizer muito mais tarde e muitas vezes no futuro".
Com o desdobramento dos anos 80, Iredale foi promovido de tecnologia de backline para gerente de palco e depois para o cargo de gerente de produção. Um dos exercícios mais produtivos que ele já fez, contou, foi embarcar em um projeto de pesquisa na indústria de produção americana em 1985, antes da turnê 'The Unforgettable Fire'.
"Eu fui lá não apenas para ver o que as bandas e artistas estavam fazendo na época, mas também para checar o que os fornecedores estavam fazendo, quem estava fazendo o melhor trabalho e também analisar como eles coexistiam com os shows de rock", explicou. "Eu fui colocado em um aprendizado com Nocturne em São Francisco com Pat Morrow, Herbie Herbert e Benny Collins. Herbie estava gerenciando o Journey que estava usando vídeo como parte de produções em massa, e eles foram os primeiros a entrar no show de arena montado em 360. Quando você olha para a economia do que estava acontecendo, com shows em 360 (assentos na parte de trás do palco sendo vendidos) e a possibilidade de gerar um extra de R$ 1,5 milhões de receita ao longo de uma turnê, certamente parecia o caminho a percorrer.
Willie [Williams] gostou da ideia e entre nós vendemos a ideia para Paul McGuinness que, por sua vez, vendeu para a banda, e as pessoas que provavelmente viram o show do U2 em 1985 sentadas na parte de trás do palco são as mesmas pessoas que estão assistindo agora em 2005".


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...