PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 22 de março de 2019

Os detalhes de uma viagem de um professor com Bono que inspirou duas canções do U2 em 'The Joshua Tree'


David Batstone (à direita na foto), Professor de Administração da USF, era um trabalhador beneficente de 28 anos em São Francisco quando conheceu o vocalista, e levou o músico e sua esposa, Ali Hewson, para uma viagem por El Salvador e Nicarágua. Algumas das coisas que eles viram em sua viagem de 10 dias terminaram em uma canção do disco 'The Joshua Tree'
Batstone seguiu para uma distinta carreira, como jornalista, capitalista de risco e empreendedor social premiado. O professor da School Of Management fundou a empresa de investimento socialmente consciente Just Business e a organização sem fins lucrativos de direitos humanos Not For Sale.
O site USF News (University Of San Francisco) falou com Batstone sobre seu tempo com Bono.

Como você conheceu Bono?

Ele estava fazendo a turnê da Anistia Internacional em 1986, e eles vieram para São Francisco. Eu estava dirigindo uma agência de direitos humanos aqui chamada Central American Mission Partners.
O cenógrafo de Bono é um amigo meu e eu o levei para ver os murais que os refugiados haviam pintado nas garagens e nas paredes do Mission District. Ele disse: "Oh, Bono adoraria isso".
Então no dia seguinte ele trouxe Lou Reed, Bono e The Edge, e eu conduzi uma turnê pelo Mission.
Bono perguntou: "Quando você vai para a América Central na próxima vez?" Eu disse: "Em um mês" Ele disse: "Eu quero me juntar a você".
Eu não achei que fosse sério - mas ele veio.

O que vocês fizeram em El Salvador e na Nicarágua?

Estávamos visitando muitos projetos de desenvolvimento econômico que a Central American Mission Partners estava trabalhando no campo, como cooperativas agrícolas e de costura. Bono não queria uma turnê como celebridade. Ele queria ver a realidade. Eu acho que ele teve mais do que ele esperava - era muito cru.
Durante séculos os camponeses viveram em um sistema econômico feudal. Eles eram o equivalente a escravos. E assim que começassem suas vidas através da educação e de seus próprios projetos econômicos, os proprietários de terra tentariam intimidá-los e matar seus líderes. O governo militar trabalhou para proteger os interesses econômicos dos latifundiários. Então fomos e visitamos essas comunidades.

Qual foi a experiência mais memorável para você?

Estávamos dirigindo pela estrada no interior de El Salvador e vimos um corpo ao lado da estrada, então paramos. Era um cadáver. Havia uma nota pregada em seu peito que dizia: "Isso vai acontecer com qualquer um que não mantenha seu lugar na sociedade". Ninguém foi lá remover ele, então eu fui até um grupo na vizinhança e perguntei por que ele estava apenas deitado lá. Eles disseram que tinham medo de ir até lá e reivindicar o corpo, porque as forças de segurança os identificariam como colaboradores. Foi um momento muito dramático e poderoso, onde Bono e Ali foram capazes de ver o tipo de intimidação e medo do estado.

Como essas experiências acabaram em 'The Joshua Tree'?

Enquanto estávamos em El Salvador, os militares bombardearam a aldeia ao nosso lado. Bono ficou muito comovido com isso - uma mistura de raiva e choque. Ele viu como os fazendeiros eram indefesos. Isso se tornou a música "Bullet The Blue Sky".
Também visitamos uma organização de mães que se uniram para dar visibilidade ao fato de que seus próprios filhos - estudantes universitários que se manifestaram contra o governo militar - haviam sido "desaparecidos" pelo governo. E uma das músicas do álbum é chamada de "Mothers Of The Disappeared".

Você é um fã do U2?

Ah sim, muito. É divertido, porque meus quatro filhos também são.
Ir a um show do U2 é como ir à igreja, é muito transcendente. As pessoas que estão lá são de alguma forma transportadas juntas. Há muito desencantamento na ideia de que o mundo pode mudar e que as pessoas podem viver juntas. Eu acho que é possível e espero por isso. A música é uma trilha sonora por ser o tipo de pessoa que queremos ser - une as pessoas de uma forma que é como uma experiência religiosa.

Qual sua música favorita do U2?

"I Still Haven’t Found What I'm Looking For". É sobre ser muito intencional e proativo sobre o tipo de pessoa que você quer ser no mundo. Tenha ideais, mas sempre perceba que você não sabe tudo e que há mais espaço para crescer e mais para aprender e mais para pesquisar.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...