PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 18 de março de 2019

Fotógrafo Matt Mahurin revela como passou a fazer trabalhos para o U2


Juntando a música do U2 e o estilo distinto de Matt Mahurin - que haviam trabalhado juntos em 1993 no videoclipe de "Love Is Blindness" - "Song For Someone" é uma meditação visual em uma das faixas de destaque de 'Songs Of Innocence'.
Processado em uma linda paleta em preto e branco e apresentando uma performance de Bono, foi filmado em Malibu. A visão de Mahurin para "Song For Someone" traça um paralelo marcante entre a música, inspiração e outras forças da natureza.
Em uma matéria do site ATU2, descreveu a gênese do vídeo.
Mahurin, que vive em Topanga Canyon em Los Angeles com sua esposa, autora ilustradora de livros infantis, Lisa Desimini, disse que recebeu um telefonema de Bono, que por acaso estava em Laurel Canyon. O U2, disse Bono, estava trabalhando em um vídeo para "Song For Someone" e achava que Mahurin seria um bom ajuste criativo.
"Eu quero ver o que está nessa sua mente sombria", Bono disse a ele.
"Era só eu e Bono em uma sala com um fundo verde", disse Mahurin. "Eu gravei vários takes dele cantando a música, e ele me pediu algumas coisas conceituais por trás disso".
O primeiro encontro de Mahurin com o U2 foi na verdade uma sessão de fotos de um de seus shows em Nova York na década de 1980 (ele não se lembra do ano exato ou de qual turnê foi).
Ele foi inspirado tanto pela sua música e que "eles tinham tal mensagem e significado por trás do que eles faziam, comentando sobre coisas maiores que se preocupavam no mundo".
Naquele momento em sua carreira, Mahurin havia feito vários projetos de arte jornalística, incluindo uma série para a revista Time sobre "abuso privado" (violência doméstica, abuso infantil, estupro) e fotografias do sistema prisional do Texas para o Texas Monthly.
Ele levou uma carteira de fotos dele para o show e perguntou se poderiam ser entregues à banda. "Alguém levou aquilo para o backstage e depois The Edge saiu", lembrou Mahurin. "Ele disse que adorou uma das minhas fotografias da prisão do Texas e queria comprá-la. Eu disse a ele: 'Eu vou deixar você ter isso de graça se você me deixar fotografar o show todo' (Fotógrafos de imprensa normalmente só conseguem tirar fotos das primeiras músicas de um concerto de perto, então precisam sair). Em cinco minutos eu tive um passe de acesso total".
A banda gostou de suas fotografias, Mahurin disse, então pediu a ele que desenhasse os trabalhos de arte do EP 'Wide Awake In America', e filmasse o videoclipe de "With Or Without You".
Mahurin conheceu Morleigh Steinberg em meados da década de 1980, quando ele estava trabalhando em um vídeo que apresentava sua trupe de dança. Quando o U2 pediu para ele fazer o vídeo de "With Or Without You", ele quis incluí-la.
"Fui levado a um aspecto mais poético e sombrio", disse Mahurin. "Eu fui levado por Morleigh, a maneira como ela se movia e seu olhar. Eu estava questionando quem era 'você' no título. Eu queria retratá-la como o interesse romântico em termos poéticos abstratos, quase um tipo de aparição em um sonho. Realmente ela nunca é vista nitidamente".
Mahurin aprecia o espaço criativo que a banda deu a ele. "A chave para trabalhar com eles é que eles têm uma estética forte", disse Mahurin. "O próprio Edge é um fotógrafo, e eles são muito visuais em empurrar a experiência para o público. Nos projetos, eles contratam pessoas com pontos de vista muito originais e dão a elas uma tremenda liberdade".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...