PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Wim Wenders explica como 'Pina' foi inspirado por 'U23D'


'Pina' é um documentário alemão, o primeiro filme de arte em 3D, lançado em 2011 e dirigido por Wim Wenders, sobre a obra da bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch, uma das maiores do século XX.
Por mais de 30 anos, ela dirigiu e foi a cabeça criativa da Tanztheater Wuppertal, renomada companhia de dança alemã que mistura elementos do teatro à dança contemporânea.
Wim Wenders foi amigo próximo da coreógrafa, e há mais de duas décadas os dois alimentavam a ideia de fazer um filme juntos. Mas por anos ele não conseguia imaginar como retratar o trabalho dela, principalmente pela intensidade dos movimentos.
"Parecia que existia um muro invisível entre o que Pina mostrava no palco – o trabalho físico, tóxico, contagiante, alegre e às vezes doloroso – e o que as minhas câmeras poderiam capturar", revelou Wim Wenders.
Foi somente em 2007 que o projeto saiu do papel. O diretor estava em Cannes e, numa pausa do festival, assistiu ao 'U23D'. Foi então que vislumbrou uma nova possibilidade de linguagem e ligou para Pina: "Eu acho que agora sei como podemos fazer isso!".
Ele deu mais detalhes: "Tudo mudou um dia, em um dia em que eu não esperava que nada acontecesse a não ser algum divertimento. Foi um dia ensolarado em maio de 2007 em Cannes. O U2 tocou nos degraus do Festival Palais. Foi legal. Havia uma multidão enorme e depois fomos todos convidados para ver um filme de concerto, 'U23D'. Eu coloquei os óculos pela primeira vez. Eu não esperava nada além de ver um filme de concerto com um truque. Desde o primeiro momento, quase não vi o filme. Eu acabei de ver a possibilidade. Eu vi a resposta para 20 anos de hesitação e 20 anos sem saber o que fazer. Eu vi a resposta estava lá. Havia uma ferramenta que me permitia estar com os dançarinos de Pina e estar na água nadando com os peixes e não apenas olhando de fora para o aquário.
Mesmo que você use uma câmera de mão e esteja entre os dançarinos, você ainda está do lado de fora, você precisa trabalhar em seu próprio elemento. E nunca pensei que fosse espaço. Isso nunca passou pela minha cabeça até que vi um dos primeiros filmes em 3-D. Foi um concerto do U2, e quando vi isso, percebi que era a ferramenta que estávamos esperando. Isso nos permitiria não estar mais do lado de fora olhando para dentro".


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...