PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Segredos Revelados: a história completa sobre a versão inédita da canção "Slide Away" com Bono e Michael Hutchence


O empresário Ron Creevey, de Sydney, que teve acesso à propriedade de Michael Hutchence, falecido em 1997, fez diversas descobertas sobre a carreira do vocalista do INXS.
Ron Creevey e o produtor musical norte-americano Danny Saber passaram dois anos trabalhando no documentário sobre a vida de Hutchence, lançado ano passado, quando se completou 20 anos da morte de Hutch.
Hutchence descobriu que ele foi escalado para o elenco do filme 'The Matrix' três dias antes de morrer. "Michael foi escalado para um papel em tempo integral em 'The Matrix', sua carreira estava avançando como artista, e não era apenas música, ele estava se envolvendo muito em filmes", disse Creevey. "Sua própria família não sabia disso. Eu o chamo de Michael "O Esquilo" porque ele se escondeu em todos os lugares. Tem sido um pouco como uma caça ao tesouro internacional para descobrir o que ele escondeu. Eu tenho letras de músicas que ele nunca gravou. Ninguém imagina o que temos em mãos.
O projeto foi recebido com a controvérsia e disputas familiares que cercaram grande parte da carreira póstuma do cantor do INXS.
Rhett Hutchence, irmão de Michael, afirmou que Creevey e Danny Saber "têm sacos de dinheiro em seus olhos" e estão "explorando" o nome e a música de Michael.
Rhett aponta a culpa para Colin Diamond, um advogado que cuidou dos negócios de Michael e co-gerenciou sua propriedade após sua morte, que teria vendido os direitos dos pertences à Creevey por uma grande quantia.
Questões foram levantadas durante anos sobre onde o dinheiro que Hutchence acumulou em sua carreira foi parar após sua morte. Sua filha com a falecida Paula Yates, Tiger Lily, deveria ter recebido metade de sua fortuna. Ela foi criada pelo ex-marido de Yates, Sir Bob Geldof.
"Eu sou completamente à favor da música de Michael ser liberada", disse Rhett. "Eu adoraria ouvir algumas faixas novas. E só que eu quero que o dinheiro vá para a causa certa, não apenas para Colin Diamond. Ele só nos causou pesar. O cara disse que Michael tinha apenas US $ 150 mil (quando morreu) e nunca possuiu propriedades além da compra de uma unidade compartilhada do INXS. Fala sério né? Se eles estivessem fazendo isso com as pessoas certas, eu ficaria 1000% a favor deles. Mas eles não estão".
Creevey rejeitou um tracklisting vazado de 15 músicas inéditas - que continham muitas das faixas já ouvidas no álbum solo de Hutchence lançado em 1999, dizendo: "é ridículo as pessoas dizerem que ouviram essas músicas. Elas ainda estão sendo trabalhadas".
Rhett Hutchence questionou se o novo material é realmente "inédito". Ele disse que muitas das sessões com o produtor Danny Saber não foram terminadas.
"Algumas músicas estavam apenas sendo estabelecidas, algumas músicas tinham apenas um riff com um 'Da-da-da' no refrão ou apenas um primeiro verso, e nada foi finalizado em um mix final", disse Rhett Hutchence. "Então Danny teve que improvisar aqui, acrescentar isso alí. E louvado seja, como era sua ocupação, ele realmente fez um bom trabalho com isso. O álbum de 1999 captura Michael de uma forma tortuosa e atemporal. No entanto, será que as músicas lançadas teriam sido mixadas dessa forma, ou até mesmo chegariam ao álbum solo, se ele tivesse sobrevivido? Ninguém jamais saberá. Eu pensei que poderia falar com Danny como conversamos antes, e pensei, se (ele e Michael) fossem amigos de verdade e respeitassem um ao outro, ele iria me ouvir. Como eu disse a Danny, não é sobre ele fazer o álbum de Michael - Michael adoraria - é sobre ele fazer um álbum para esse idiota do Ron Creevey. Creevey nunca contatou nenhum membro da família para informá-lo de seus objetivos"
Danny Saber disse que Rhett nunca esteve envolvido com nenhum dos álbuns de Hutchence: "Michael não procurou ele por orientação musical".
Creevey, que disse estar em contato com Tina Hutchence, irmã de Michael, fez um ataque pessoal a Rhett Hutchence, que lançou um livro sobre seu famoso irmão em 2004.
"Rhett não tem ideia do que ele está falando. Rhett não tem nada a ver com a empresa que cuida da música de Michael. Como Rhett pode até fazer um comentário sobre? Está ficando embaraçoso agora. Rhett tem sua própria reputação, ele estava vendendo a mercadoria de seu irmão no eBay no dia seguinte à sua morte".
Rhett refuta essas alegações.
"Eu não vendi as coisas do meu irmão. Eu vendi uma pequena fração das minhas coisas que havia coletado - e 10 anos depois da morte de Michael, não no dia seguinte. Eles eram meus pertences para eu fazer o que quisesse com eles. Eu ganhei algum dinheiro, me livrei de algumas camisetas e coisas antigas, e fiz alguns fãs felizes em ter alguma história. Qualquer coisa de valor ou precioso ainda está guardado em segurança para o Tiger e meus filhos".
Creevey coletou diversos itens da propriedade de Hutchence, que está em vários locais ao redor do mundo.
"Eu tenho um dos bens mais valiosos de Michael - um ARIA que diz 'Michael Hutchence', não 'INXS'. Ele ganhou isso por "Need You Tonight". Eu tenho isso seguro. Nós temos o diário dele. Nós sabemos os últimos momentos de sua vida. Seu legado como a maior estrela do rock da Austrália e uma das últimas grandes estrelas do rock no mundo".
O álbum solo chamado Michael Hutchence foi lançado em outubro de 1999, alcançando o terceiro lugar nas paradas australianas e o certificado de ouro. No entanto, o álbum saiu do Top 100 depois de apenas seis semanas.
"Eles lançaram o álbum depois que Michael morreu", disse Creevey. "O álbum falhou. Danny segurou as músicas".
Danny Saber disse que ele tem músicas gravadas para o projeto que não foram usadas, e pode "retrabalhar" algumas das faixas do álbum.
"Não há música que ninguém ouviu", disse Saber. "Nós temos um single que é inacreditável com ninguém além de Michael".
O novo projeto para o álbum foi divulgado como tendo dois convidados de grande nome.
Uma canção é "Slide Away", lançada como single em 2000. O amigo íntimo de Hutchence, Bono, gravou os vocais para a faixa, que foi transformada em um dueto póstumo.
"Esse foi um tributo particular de Bono para Michael", disse Creevey. "Foi lançada, mas a versão final que eu tenho nunca foi lançada".
Danny Saber revelou: "Haviam duas versões de "Slide Away". Naquela época, eu falei com Bono, e ele concordou em fazer o dueto. Andy Gill (produtor do álbum de 1999) estava na Inglaterra, ele entrou em contato com Bono e o levou ao estúdio. Ele fez uma versão da música que acabou no álbum, mas há uma versão que nunca ninguém tinha ouvido falar até agora, que é realmente ótima. É uma versão inédita dessa música específica. Então, há outras músicas que ninguém nunca ouviu. É uma combinação de material. Se acabarão vendo a luz do dia ainda depende. Eu ainda estou trabalhando nisso, queremos manter o controle de qualidade elevado. Obviamente não vamos lançar nada sobre o que Michael não se sentiria bem. Não é sobre o quanto, é mais sobre como é bom".
Rhett Hutchence questionou se seu irmão iria querer o material lançado - ele já arquivou músicas solo feitas com o produtor britânico Tim Simenon. Ele também está ameaçando tentar tirar Bono do projeto e questionou se os direitos sobre a propriedade intelectual de Hutchence expiraram.
"Tanto quanto sei, tudo o que Michael fez além das primeiras peças que ele colocou com Tim Simenon, já foram lançadas", disse Rhett. "Michael arquivou por um motivo. Por que você quer lançar faixas que o escritor / performer odiava? Eu escrevi para Sir Bob Geldof para pedir a ele para evitar que Bono seja incluído. Veremos o que nos aguarda, mas, a longo prazo, eles aprenderão que não têm o direito de fazer isso".
O projeto também recebeu críticas do empresário do INXS, Chris Murphy, que ameaçou possíveis ações legais se infringir os direitos autorais do INXS.
No entanto Murphy, que nunca conheceu Creevey, se recusou a comentar esta história.
O projeto do álbum de Creevey e Saber seria apresentado com uma nova e inédita música de Hutchence em novembro de 2016, com mais duas a serem lançadas quando o documentário fosse lançado em fevereiro de 2017, segundo ele, "uma das maiores empresas de mídia do mundo". O álbum completo tinha uma data de lançamento para junho de 2017.





22 de novembro de 2017 marcou o 20º aniversário da morte de Hutchence.
Os homens por trás do documentário insistem que não se concentraram em sua morte, e sim em sua vida e, mais especificamente, em sua carreira solo.
"Já está documentado que Michael estava buscando uma carreira solo fora do INXS", disse Saber. “Isso é revigorar a imagem e o legado de Michael, mudando o paradigma. Queremos falar sobre como Michael viveu, não como ele morreu. Esta música vai despertar o mundo para o quão grande ele era e as dimensões dele como artista e como pessoa. As pessoas não tiveram a oportunidade de saber. Está sempre focado no último dia de sua vida. Todo mundo tem sido tão positivo em relação a esse projeto; 99% dos fãs estão tão empolgados em ouvir a voz de Michael em algo novo", continuou Saber. "Não vamos deixar nada ser lançado, a menos que isso lance uma luz positiva nele e melhore seu legado. Se tudo o que estivéssemos tentando fazer fosse ordenhar isso e bombear um monte de porcarias, isso teria sido feito há muito tempo".
A dupla questionou os motivos de quem tentou derrubar o projeto antes de ser lançado.
"As pessoas que estavam tentando afundar essa coisa e colocar em dúvida são as mesmas pessoas que não tiveram (Michael) de volta quando ele estava vivo", disse Saber. "Os fãs querem isso. Eu não tenho que justificar meus créditos - eu trabalhei com bandas muito maiores do que o INXS. Não se trata de tentar entrar em qualquer movimento, isso é sobre fazer o correto por um amigo, fazer o certo por alguém que fez muito por mim. Eu tenho trabalhado nisso há anos. Espero que seja uma oportunidade para Tiger descobrir quem era o pai dela. Ela nunca teve nada disso em sua vida; talvez isso abra essa porta. Estamos olhando para todas as coisas positivas. Estes são apenas pequenos obstáculos na estrada. Isso realmente diz muito sobre algumas pessoas ao redor de Michael quando ele estava vivo. Talvez se ele tivesse um sistema de apoio um pouco melhor, ele ainda estaria aqui hoje... Tudo vale a pena. A música vai falar por si mesma; a história que vamos contar vai falar por si. Queremos que Michael seja lembrado do jeito que merecia ser lembrado. Queremos que ele tome o seu lugar com todos os grandes onde merece estar. Ele é uma das suas grandes exportações — uma das maiores coisas que a Austrália já deu ao mundo".
Saber confirmou que o documentário não tinha músicas do INXS, portanto, não violava os direitos autorais da banda.
Creevey disse que a irmã do cantor, Tina, apoia totalmente o documentário e álbum.
"Eu falei com ela por duas horas, ela amou o que estávamos fazendo", disse Creevey. "Isso é sobre Tiger Lily, é sobre o legado de Michael, não tem nada a ver com Rhett."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...