PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

A incrível história por trás da exposição 'In The Name Of Love: Two Decades Of U2' - Parte II


Em fevereiro de 2003 aconteceu a abertura da Exposição U2 no Rock 'n' Roll Hall Of Fame And Museum. A exposição foi chamada de 'In The Name Of Love: Two Decades Of U2', com uma retrospectiva ocupando três andares.
Jim Henke, escritor e editor da Rolling Stones por 16 anos e o curador do Museu Hall Of Fame, revela:

"Não foi até dois anos depois, com 'The Joshua Tree', que o U2 se tornou uma das maiores bandas do mundo. Para muitas pessoas, eles eram uma banda nova. Mas a realidade é que eles já estavam juntos há uma década. Eles pagaram suas dívidas, e eles tinham tomado o longo caminho para o sucesso. Então, no final da década, parecia que as coisas poderiam desmoronar. Em um show em Dublin em dezembro de 1989, Bono anunciou que o U2 tinha que, em suas palavras, ir embora, e apenas sonhar tudo de novo.
Eu, como outros, temia que a banda pudesse se separar. Mas dessa tensão veio um dos meus álbuns favoritos do U2, 'Achtung Baby'. Ainda me lembro quando o empresário de longa data do U2, Paul McGuinness, veio a Nova York no outono de 1991 com uma fita do álbum completo. Eu o conheci em seu quarto de hotel e ele tocou o disco inteiro para mim. Foi impressionante. E eu particularmente fui tomado pela música "One". Até hoje é uma das minhas músicas favoritas do U2.
Eu consegui pegar vários shows da subsequente turnê Zoo TV, mas esse período marcaria o fim do meu relacionamento com o U2 como jornalista da Rolling Stone. Decidi que era hora de seguir em frente e consegui um emprego como vice-presidente de desenvolvimento de produtos na Elektra Records. (A pessoa que me contratou, apropriadamente, foi Ellen Darst, que há muito tempo era representante do U2 nos EUA). Mas em um ano, eu mudaria de emprego novamente e nossos caminhos se cruzariam novamente.
Em janeiro de 1994, fui contratado como curador chefe do Hall da Fama e do Museu do Rock and Roll. O museu estava programado para abrir em menos de dois anos e, na época, havia poucos artefatos preciosos que eram dignos de serem exibidos. Coube a mim adquirir peças historicamente importantes o suficiente para que o Museu fosse respeitável quando foi inaugurado em setembro de 1995.
Um dos primeiros grupos que eu contatei foi o U2."

O site U2 Interference entrevistou Jim Henke, que deu mais detalhes:

"Essencialmente eu sou responsável por todo o conteúdo que está no Museu. Eu ajudo a inventar ideias para exposições, então minha equipe e eu decidimos reunir os materiais necessários - podem ser artefatos, filmes, exibições interativas, etc. Minha equipe também supervisiona o design das exposições e cuida dos artefatos que nós temos em nossa coleção. Finalmente, também fazemos coletas contínuas de músicos que não estão diretamente relacionados a uma exposição específica.
Conheço os membros do U2 e seus administradores desde 1980. Quando abrimos o Museu, fizemos uma exposição menor que focava seus primeiros anos. Eles também doaram os Trabants que ficam no saguão do Museu. Então, quando eles tocaram em Cleveland na turnê Elevation, eles visitaram o Museu pela primeira vez e adoraram. Nós tivemos uma grande exposição de John Lennon na época - no mesmo lugar onde a exposição do U2 foi colocada - e eles adoraram isso. Então começamos a falar sobre fazer uma grande exibição do U2. Isso foi em maio de 2001, eu acredito.
A oportunidade de fazer a exibição do U2 surgiu e aproveitamos. Nós pensamos que seria bom fazer uma banda um pouco mais jovem, ao invés de outro artista dos anos 60, como John Lennon. Além disso, o U2 tem todos os elementos que contribuem para uma exibição forte - sua história envolve mais do que apenas música.
Nós nos aproximamos de muitas pessoas que trabalharam com o U2 ao longo dos anos, em gerenciamento, como produtores, equipe de estrada, diretores de vídeo, etc. Como eles tiveram muitas das mesmas pessoas por muito tempo, não me surpreendeu que as pessoas cooperaram conosco.
Eu acho que há muitas razões para a devoção dos fãs do U2. Uma é simplesmente que a banda faz boa música. Outra é que eles já existem há todos estes anos com os mesmos quatro membros - algo que é praticamente inédito no rock and roll. Outra é que o grupo leva seus fãs a sério e envia uma mensagem séria.
Uma das minhas peças favoritas é a letra de Bono para "When Love Comes To Town", com suas anotações para BB King. A única coisa que eu gostaria que tivéssemos encontrado foi a nota de aviso de Larry procurando músicos para formar uma banda. Eu acredito que desapareceu.
Quando fizemos o nosso fim de semana especial de fãs durante um verão, tivemos fãs vindo de todas as partes do mundo. Muitas pessoas fizeram viagens específicas para ver a exposição.
Espero que eles entendam a longevidade da banda e a alta qualidade de sua música. Sua dedicação à música e sua crença na capacidade da música de impactar as pessoas e o mundo. Se pessoas não estão familiarizadas com o grupo, espero que esta exposição ofereça uma introdução e faça com que eles conheçam o grupo.
Alguns associados da banda, como Steve Averill, Ned O'Hanlon e Maurice Linnane, viram a exposição.
Fazer isso foi extremamente gratificante. Fico feliz que tenhamos podido prestar uma boa homenagem a uma banda tão influente."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...