PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Steve Averill dá mais detalhes sobre como batizou o U2


O designer e diretor de arte Stephen Averill (Steve Averill) explica em detalhes no livro Open Manifesto #5 sobre a sua escolha para o nome U2:

"Bono ainda odeia isso. Mas a primeira vez que o ouvi comentar sobre isso foi no livro U2 BY U2, onde ele disse que o nome da banda era baseado em um trocadilho, e ele odeia trocadilhos. Mas tudo bem.
A gênese do nome veio de Adam Clayton, e de conversar com ele sobre vários nomes. Uma semana eles queriam ser um certo tipo de banda, e na semana seguinte eles queriam ser um tipo diferente de banda. Nossas conversas levaram aos nomes que Adam gostava, por exemplo, XTC, que não significa nada e pode significar tudo ao mesmo tempo. É um nome que pode ser interpretado de várias maneiras.
Então, realmente, eu pensei nisso por cerca de uma semana e depois de várias opções eu inventei o nome U2 porque tem, entre outras coisas, conotações com o avião espião americano. É também um trocadilho, na forma como as pessoas dizem: "Tenha um bom dia" e a resposta é: "Você também (you too)". Então isso fazia parte da linguagem comum. Mas eu também sabia que, graficamente falando, uma única letra e um único numeral juntos pareceriam muito fortes em um pôster - seria muito identificável.
Havia uma banda de Manchester na mesma época chamada V2, mas não tinha qualquer relação com a nomeação. Para mim, U2 foi de longe o nome mais forte e significativo. E depois olhei em volta e estava em toda parte. Meu toca-fitas era um Sony U2. A bateria popular daqueles dias era Eveready e seu produto de bateria mais popular foi o Eveready U2. Então, parecia estar em toda parte e, para mim, parecia um bom sinal.
Então eles adotaram o nome e participaram um concurso de talentos em Limerick, na Irlanda, que ganharam com o nome de U2. Eu acho que se eles não tivessem vencido, eles poderiam ter mudado o nome.
Eu devo dizer que não tenho problemas com eles não gostando do nome, eu não acho que é um ótimo nome pro rock'n roll, e nunca foi. Mas cumpriu uma necessidade para eles naquele momento. Mas eles cresceram nisso. Eles não poderiam ser nada além de U2 agora.
Se você observar o trabalho do U2 ao longo dos anos, eles criaram seu próprio idioma; existem certas cores, certos estilos de fotografia e certas maneiras de fazer as coisas que introduzimos e atualizamos continuamente à medida que avançamos.
O mais importante para nós é sentar e ouvir a direção da música. Falamos com a banda para ver onde eles podem querer ir com o álbum e, em seguida, de alguma forma trazer os gráficos em consonância com a forma como a música está indo. E isso pode mudar dramaticamente. Tivemos situações em que começamos a capa de um álbum indo em uma direção para acompanhar a música e, quando terminamos o projeto, a música mudou drasticamente e os gráficos mudaram para se adequar ao ponto em que a música mudou.
Então, é um exercício de branding em que estamos continuamente tentando reinventar como as pessoas percebem o U2. Por exemplo, se você pensar nos primeiros álbuns do U2 e, em seguida, considerar o 'Achtung Baby', onde apresentamos várias imagens coloridas da banda, algo que não tinha sido visto no U2 antes, isso deu uma muito perspectiva diferente de como alguém pode ver a banda. E eu acho que sempre a próxima capa de um álbum, seguindo uma direção que gostaríamos que fosse, será novamente uma abordagem bem diferente de como as pessoas veem os gráficos para o U2".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...