PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

57 Anos de The Edge - Parte II


The Edge completa hoje, 08 de Agosto, 57 anos de idade, sendo 42 anos deles dedicados ao U2!

The Edge foi o único integrante do U2 que realmente fez um álbum completo fora da banda. Isso aconteceu em 1986 com a trilha sonora do filme 'Captive', em parceria com o compositor Michael Brook.
Ele sempre ansiava por compor música para filmes e, uma vez terminada a fase de 'The Unforgettable Fire', ele foi para Londres para escrever material.
Mas estes eram esboços sem nenhum projeto específico em mente. Ele achou mais fácil escrevê-los do que vender seus talentos para Hollywood.
O rock ainda era um irmão mais novo do cinema. Mesmo quando o U2 ganhou a capa e elogios da Rolling Stone, isso não significa acesso fácil aos círculos de Hollywood.
The Edge relembra: "Eu tinha esse pressentimento de que fazer uma trilha sonora seria algo legal. Todo mundo achou que seria uma boa ideia, e eu também tinha algumas músicas, que eu escrevi em Londres. Eu fiz uma gravação demo das músicas, com Larry tocando bateria nelas. Então eu tive que encontrar um filme para trabalhar, o que realmente se mostrou muito difícil. Eu consegui que Anne Louise entrasse em contato com todos os meus diretores de filmes favoritos, e nenhum deles retornou minha ligação! Eu fiquei um pouco desiludido, até que Anne Louise encontrou David Putnam e esse foi o contato que precisávamos".
"De repente, a indústria inglesa se abriu", lembra Edge, "e parecia ter uma atitude muito mais pessimista".
Os elementos então rapidamente se formaram. Puttnam fez contato com Don Boyd, que estava produzindo Captive. Impressionado com o portfólio de Edge, ele e o diretor Paul Mayersberg o levaram para Paris.
The Edge felizmente diz que eles fizeram poucas exigências sobre ele. Mayersberg nem chegou a ir ao estúdio para monitorar o trabalho em andamento, embora concordasse que Boyd estava esperançoso em conseguir um single para vender o filme. "Eu estava dizendo que não podia prometer nada", reflete Edge. "Eu não tinha nenhuma história de sucesso nessa área. Tudo que eu podia fornecer era música para se encaixar no filme. Originalmente eu acho que houve um pouco de reajuste que eles tiveram que fazer. Mas uma vez eles pegaram minha música e viram o que eu estava fazendo, acho que eles estavam felizes em me dar essa confiança. A coisa sobre álbuns de trilha sonora é que eles satisfazem seu desejo e fornecem o que você está procurando apenas em determinados momentos".
"Eu havia me mudado para Londres e Brian Eno me apresentou ao Edge", lembra Brook.
The Edge conhecia a música de Brook, estava particularmente interessado na Infinite Guitar, uma guitarra modificada com sustain infinito que Brook havia criado (e mais tarde ajudou a definir o som de 'The Joshua Tree' do U2). Sempre havia uma qualidade cinematográfica para a música de Brook e reconhecendo isso, The Edge perguntou a Brook se ele estaria disposto a fazer uma trilha sonora com ele se a oportunidade surgisse. Brook entrou no jogo e alguns meses depois ele se viu no estúdio com The Edge fazendo exatamente isso.
"Nunca ficou claro para mim sobre qual era o meu papel até que estávamos quase terminando e, em seguida, Edge disse: 'Você é o produtor, o que você acha?' Ninguém nunca disse que eu era o produtor. Então foi apenas mais uma colaboração", diz ele.
Bono certa vez descreveu Edge como o europeu do U2 e ele não nega essa caracterização: "Não é consciente. É apenas uma coisa de gosto. Meu ouvido como músico nunca encontrou um grande consolo na escala de blues. Eu nunca fui atraído por ela, mas fui atraído por sentimentos escassos e melancólicos que tendem a ser europeus. Há certos grupos que abrangem ambos - pense no Velvet Underground. Eles têm uma personalidade européia, John Cale, e um americano, Lou Reed. Para mim, eu não sei de onde vem, mas estou sempre atraído por certas harmonias, sentimentos e sons e eles tendem a não ser americanos. Isso não significa que eu não goste do blues, mas há uma diferença entre amar e apreciar algo e depois trazê-lo para o seu próprio trabalho".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...