PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

57 Anos de The Edge - Parte I


The Edge completa hoje, 08 de Agosto, 57 anos de idade, sendo 42 anos deles dedicados ao U2!

"O que eu acho desafiador? Rasgar o livro de regras e dizer: 'Ok, dado que este é o meu instrumento, o que posso fazer com ele que ninguém mais fez antes?'"

"Embora eu tenha sangue galês - meus pais são galeses - de todas as outras formas sou irlandês".

"Para nós, a Irlanda é como um abrigo da tempestade. É um lugar para escapar, um refúgio. É também uma das principais razões pelas quais a exclusividade do grupo nunca foi comprometida ou diluída. Dentro de um curto período de tempo, a maioria dos grupos que se moveram para Londres começaram a perder a individualidade que os distinguia. Os grupos que têm sucesso são aqueles que ficam onde sempre estiveram".

"Larry tinha uma bateria e decidiu que queria formar um grupo de garagem. Eu achei que seria bom tocar algumas covers e fazer o que queríamos - puramente pela satisfação de tocar, em vez de qualquer outra coisa. Estávamos muito desiludidos com muita música que foi lançada em meados dos anos 70. Parecia haver muito terreno que já havia sido coberto. Então, houve uma reunião entre as pessoas que queriam estar em um grupo. Nós resolvemos rapidamente qual era o melhor material, e isso realmente se resumia aos quatro. Nenhum de nós tinha equipamentos naquele estágio, mas achamos que isso não importava, e foi então que comprei uma guitarra elétrica. Depois de comprar nossos próprios instrumentos, era só uma questão de aprender a tocá-los. Nenhum de nós jamais esteve em uma banda antes. Ao desenvolver nossa habilidade musical, desenvolvemos um som. Mas não seria justo dizer que tudo aconteceu no mesmo dia".

"Somos autodidatas. Aprendemos saltando por muitas ideias internamente ao redor do grupo. Você sabe, nós não viemos de Berklee, e não estamos desenvolvendo uma nova teoria na música. Nenhum de nós pode ler música. É tudo instintivo. Você pode conhecer todo o jargão, tudo o que há para saber sobre música e ainda ser impotente quando se trata de realmente criar algo novo. Temos a sorte de ter desenvolvido um estilo que é natural. Nós nunca temos que teorizar sobre isso ou debater. É engraçado. Eu estava conversando com um baterista muito talentoso na Suécia, um irlandês que conhece bem teoria e polirritmia. Eu estava meio que dizendo que adoraria ser capaz de ler música e fazer tudo isso, e ele disse: eEdge, se eu te visse com partituras na sua frente, eu quebraria sua perna'. Ele estava dizendo que não funcionaria bem com meu talento e provavelmente ele está certo".

"Desde o início, nossa música era muito aparada. Os solos que eu tirava eram muito curtos. E ao contrário do que a maioria dos guitarristas estavam fazendo naquela fase, eles eram bastante melódicos. Eu costumava usar um monte de cordas harmonizadas, mesmo em meus solos. Tinha um som interessante, eu não usava um som distorcido, era muito limpo. Tinha certas coisas que eu não precisava no meu som, e também não me interessava muito, porque estava sendo feito muito bem por outras pessoas".

"Eu poderia tocar em qualquer estilo, mas não em um padrão muito alto. A coisa mais importante do U2 é que, com tudo o que fazemos, tentamos manter uma certa originalidade, um certo desafio. Portanto, há um alto nível de rejeição de linhas e músicas. Nada com essa banda vem sem muito trabalho. Mas não seria uma disputa me colocar contra um rápido guitarrista como Gary Moore ou qualquer um desses caras. Eu não poderia nem começar a fazer algo assim. Numa fase muito inicial quando comecei a tocar, decidi que para mim isso era totalmente irrelevante. Poderia até emocionar os ouvintes, mas, no que me dizia respeito, era algo que já havia sido feito antes e não havia necessidade de repeti-lo. Então, ao invés disso, eu coloquei minha energia nas composições e me aproximei do instrumento de uma maneira totalmente nova".

"Sempre que eu começo a trabalhar em uma música, eu imediatamente tento esquecer tudo, esvazio minhas mãos e mente de qualquer coisa que esteja pendente de outra música ou álbum. Eu tento abordar isso como: 'Esta é a primeira vez que eu toquei uma guitarra. O que eu vou fazer?' Essa é uma maneira de penetrar a mente consciente na camada subconsciente, onde está o verdadeiro espírito criativo. Eu raramente pratico, mas acho que, como um experimento, posso fazer um ensaio sério sozinho e ver o que acontece".

"Minhas partes geralmente vêm de exploração; elas vêm da improvisação e do acidente. Minha força é vê-las quando elas saem e capitalizar nelas. Eu tenho um bom ouvido para a música, então quando eu ouço algo que me interessa, eu normalmente paro para desenvolver e levar a uma conclusão. Então, a ideia original raramente vem antes de eu começar a tocar, mas as ideias para novos sons e novas abordagens para a guitarra vêm antes de eu começar. Eu raramente sigo caminhos convencionais em qualquer aspecto do meu modo de tocar ou compor. Na verdade, essa é provavelmente uma das coisas mais importantes sobre porque eu toco desta maneira. Por exemplo, se eu sinto que estou entrando em algum tipo de rotina, eu faço algo realmente radical, como mudar a afinação da guitarra".

"Eu raramente ensaio, no começo eu estou em desacordo com a guitarra. Não parece natural, mas isso significa que minha mente está aberta a novas ideias. Eu não formei rotinas na escala tocando as mesmas coisas. Ainda é um território muito inexplorado. Talvez seja por isso que não me sinto apegado aos meus instrumentos. É quase como se eu fosse dominá-los de alguma maneira. Eu não sinto que eles são parte de mim; eles ficam entre eu e algo novo".

"Para todos os efeitos, minha guitarra é a principal influência em denotar o humor de uma música. Estou muito ciente do som que ela pode produzir. Eu gosto de linhas simples, peças de guitarra simples que trabalham com baixo simples e bateria. Mas muitas vezes trabalhamos com muitas camadas também. É uma combinação de simplicidade e complexidade".

"Uma vez levei meu antigo Electro-Harmonix para algumas das sessões de gravação. A grande coisa sobre essa antiga unidade é que ela emite um apito, que sobe e desce na freqüência em relação a onde você está no botão de eco. Então, se você tem um atraso muito longo, você ouve este apito grave que lembra o ruído emitido por um antigo aparelho de TV. Isso costumava assustar nosso engenheiro; ele ouvia a guitarra e, de repente, ouvia aquele "oooooh" estridente. Não é uma maneira de se agradar a um engenheiro de estúdio".

"Há algo sobre a América. Eu não me identifico com a cultura inglesa, o uso britânico da língua inglesa. Eu costumo preferir o uso da linguagem que os autores americanos usam. Eu gosto de escritores irlandeses pelas mesmas razões. Com escritores irlandeses, eles tendem a emprestar muito da palavra falada, bastante sutil e colorida, e o vocabulário é menor, mas se comunica de uma forma mais forte. As palavras não são tão importantes quanto onde estão colocadas e seu som. Eu suponho que seja mais musical. Os fãs por algum motivo, tinham a tendência a me enviar cópias do O Profeta, de Kahlil Gibran. Eu tive cerca de 14 cópias e não sei porque, mas parecia ser o favorito deles para mim".

"Eu tento ir ao cinema sempre que posso. Eu vi 'Asas Do Desejo' de Wim Wenders pela primeira vez, mas eu acho que talvez eu estivesse meio adormecido. Eu acho que eu estava muito perto da tela porque eu tinha que ficar lendo as legendas! Eu amei a história.
O preto e branco é um meio superior no cinema - muito melhor do que a cor que é mais plana. Ninguém pensa em cores de uma forma cinematográfica, apenas de uma forma realista".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...