PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 14 de agosto de 2018

TILT e Danny Stubbs fazem revelações sobre trabalhos para o U2 e falam sobre seu remix de "Summer Of Love" - Parte I


Na sexta-feira, o U2 lançou um EP digital de quatro faixas com remixes para "Summer Of Love". A música foi lançada em lojas digitais em todo o mundo e está disponível em serviços de streaming, como o Spotify.
O site U2 Songs (antigo U2 Wanderer) realizou uma entrevista com Mick Park do duo TILT e com Danny Stubbs sobre a sua contribuição para o EP.

Como vocês chegaram para trabalhar no remix de "Summer Of Love" para o U2?

Danny: Eu faço música há cerca de 7, 8 anos; começando fazendo bits sozinho, então conheci o Mick e começamos a fazer pequenas peças juntos. Eu tenho alguns projetos solo e o Mick tem os seus. Nós decidimos recentemente nos reunir em alguns projetos também.

Mick: Eu realmente fiz dois remixes para o U2. Foram as primeiras experiências que tive com a banda.
Mas antes de começarmos, sempre fui um grande fã do U2, muito antes de fazer música ou trabalhar como DJ. Provavelmente desde que ouvi pela primeira vez 'The Unforgettable Fire', e isso meio que mudou minha perspectiva sobre a música. Algum tempo atrás, eu costumava levar esse álbum para o estúdio e tentar convencer os caras a replicar certos elementos dessas músicas, a atmosfera e outras coisas.
Nós estávamos trabalhando com vários artistas. Eu estava trabalhando com grandes gravadoras e elas me mandavam trechos de várias faixas. Em uma ocasião, foi "Vertigo". E eu adorei a música, mas não tive tempo de fazer nada com ela. Eu pensei na época, talvez pudesse fazer algo [interessante]. Eu gosto de fazer minhas próprias versões de músicas. Redanka chama de "táticas de guerrilha" - é um remix não oficial; nós fazemos isso por nós mesmos.
Eu peguei esse promocional de "Vertigo" e eu realmente pensei que precisava fazer algo com isso. Mas eu simplesmente não tive tempo. Eu estava fazendo muito trabalho de DJ. Então eu dei para o Andy Holt, para fazer o Redanka Mix, e eu disse: "Escute isso, eu acho que você poderia fazer algo muito legal com isso!" Em cerca de dois dias ele acabou com essa mixagem massiva, que foi utilizada por uma das nossas principais estações de rádio aqui, a Rádio 1, e foi tocada várias vezes por lá. É claro que a banda ouviu e adorou. Então essa foi realmente minha primeira experiência com o trabalho com o U2, de uma maneira indireta.
E então, quando "All Because Of You" saiu, eu consegui remixar ela, lançado sob o nome "Killahurtz Fly Mix". Esse remix foi feito com as amigas Lea Kenny e Darren Murphy. A banda adorou, foi tocada na Rádio 1 mais uma vez. Então isso realmente ajudou. E então eles nos pediram para fazer um pequeno remix em "Original Of The Species". Nós [Mick, Lea e Darren] tentamos fazer um pouco mais downtempo, não o tipo de dance mix normal, pelo qual somos mais conhecidos. Nós realmente gostamos. Trabalhamos muito nela, mas acho que nessa época eles decidiram que não queriam mais remixes. Essa acabou sendo deixada de lado.

"Original Of The Species" foi lançada no rádio, mas não foi muito promovida, não havia um single físico para a música, e foi no final da parte promocional para aquele álbum.

Mick: Sim. Acho que foi uma daquelas situações: "Nós fazemos isso, ou não fazemos?"
Mas então, mais uma vez, foi um longo período de tempo. Danny e eu estávamos fazendo várias coisas para Paul Oakenfold. Nós começamos a fazer remixes para ele, então estávamos produzindo faixas para ele. Então ele fez este CD Monte Everest, ele fez uma expedição ao acampamento base no Monte Everest. Ele tinha feito uma faixa chamada "Broken" na época. E eu e Danny fizemos o remix da mesma faixa em estilos diferentes (como TILT). Essa foi provavelmente uma das maiores faixas do álbum. Eu tenho trabalhado com Paul Oakenfold desde 1994, então temos um bom relacionamento com ele. Ele tem sido um bom parâmetro para as coisas que fazemos, como nesta coisa para o U2, a primeira pessoa que enviamos é para ele. Se ele gosta, talvez tenhamos uma boa posição, talvez a banda também goste. Então isso nos leva ao ponto em que estamos trabalhando neste atual projeto do U2.

A primeira vez que o remix de "Summer Of Love" de vocês foi ouvido, foi em dezembro. Era oficial naquele ponto? Vocês já tinham recebido o material? Como isso aconteceu?

Danny: Eu acho que foi na metade de dezembro. Eu estava realmente doente. Eu tive que ter alguns dias de folga do trabalho. Falei com Mick e ele perguntou o que eu estava fazendo. E disse: "estou em casa, não estou muito bem". Ele disse: "Eu tenho uma ideia. Você sente vontade de fazer um remix?" E eu disse: "Eu realmente não estou bem, Mick". Como eu ficava dizendo não, Mick dizia "Venha, saia da cama!" Nós terminamos entrando no estúdio juntos. Eu não estava me sentindo muito bem. Ele veio até mim com a ideia de fazer "Summer Of Love" e tocou a faixa e eu pensei "Uau! Sim, estou pronto para fazer isso mesmo que não esteja me sentindo muito bem". Então, no segundo dia depois de ter o dia de folga, eu estava me sentindo muito melhor, então fizemos esse remix, e foi no terceiro dia que finalizamos o remix.

Mick: Eu tive a ideia, eu gostei dos acordes e continuei cavando os acordes, e eu ficava dizendo para Danny: "Se fizermos assim, vai funcionar". O ritmo em que a música original está, se você dobrar é um ritmo dance. Por isso, se torna um bom remix dance. E a nota em que estava e os acordes que o U2 usou originalmente, mais uma vez, deram uma ótima mixagem. Nós queríamos fazer algo realmente edificante, então tivemos um loop 8-bar, juntamos as baterias básicas, e isso foi feito sem peças da trilha original, nós não recebemos as hastes naquele momento.
Nós queríamos ter uma mixagem só para nós, apenas algo para tocar em nossos sets de DJ, eu pensei que essa música, "Summer Of Love", levava a 30 anos atrás para quando aconteceu o Verão Do Amor em Londres, um grande movimento dance que aconteceu quando Paul Oakenfold, Danny Rampling e pessoas assim trouxeram de volta o som baleárico de Ibiza, que meio que lançou a cultura dance music no Reino Unido. Eu achei que a história toda deu uma ótima ideia, e se feita corretamente, a banda iria realmente entender. Então é nisso que nós trabalhamos, depois de dois dias nós tínhamos o esqueleto do remix. No terceiro dia, uma coisa realmente aleatória, alguém me contatou que eles estavam procurando por músicas para a Rádio 1. "Você tem alguma coisa?" Então eu disse: "Engraçado, eu tenho uma coisa do U2 que estamos trabalhando. Eles disseram: "Mande para nós e, se quisermos, vamos tocar". E eu pensei, podemos tentar.

Danny: A pressão foi colocada!

Mick: Sim, a pressão foi colocada. Nós estávamos suando. Então, duas horas depois, descobrimos que eles adoraram o remix e tocaram naquela noite.

O remix apareceu em uma playlist da BBC e mais tarde no programa de Rusty Egan no Artefaktor Radio.

Mick: Correto. Havia apenas quatro pessoas que tinham o remix. Nós tivemos muitas pessoas pedindo por isso ...

Danny: Estava apenas na Radio 1 até então.

Mick: Uma vez que estava na Radio 1, muitas pessoas queriam, mas eu queria mantê-lo meio que exclusivo. Era claro que naquela época não era um remix oficial. Então você precisa ter muito cuidado com o que faz com o remix. Eram apenas quatro pessoas que tinham essa mixagem e, obviamente, a Radio 1 é um grande negócio no Reino Unido. As outras pessoas tinham conexões com o próprio U2.
Eu estava olhando o Facebook e notei que Howie B havia postado. Eu pensei, sabe? Eu poderia enviá-lo para Howie. Eu era um pouco de duas mentes. Eu realmente nunca falei com ele, mas eu sempre fui um grande fã do trabalho dele. Quer dizer, eu adorei as coisas que ele fez com Gavin Friday, naquela faixa folk, todas as coisas que ele fez em 'POP'. Mesmo agora, e eu sempre digo isso, um álbum tão subestimado pelo U2. Eu só acho que as coisas que ele fez naquele álbum, agora, soariam atuais.
Eu estava um pouco preocupado em mandar para ele, mas pensei "O ​​que eu tenho a perder?" Então eu disse a Danny: "Vou enviá-lo para Howie, ver o que ele diz". Dentro de cinco minutos ele respondeu: "Ei, sim, claro, mande", e eu enviei para ele. Em cerca de meia hora, recebemos feedback que ele absolutamente adorou. Naquele dia, naquela noite, Howie enviou para Bono. Recebemos feedback naquela noite dizendo que Bono adorou.

Danny: Foi talvez duas ou três semanas depois da Radio 1.

Mick: Sim, provavelmente foi um mês depois que a Radio 1 tocou. E então foi muito tempo. Foram oito meses desde o conceito atual de fazer este projeto até agora, quando foi lançado. Tivemos um momento, então agora outro. Tivemos muita sorte de o mix continuar aparecendo o tempo todo. Paul Oakenfold tocou acho que 12 vezes em semanas consecutivas em seu podcast. Nós nem sequer pedimos a ele isso. Isso é algo que ele mesmo fez. Porque ele adorou a mixagem.

Danny: Semana após semana ele estava tocando.

Mick: Eu iria lá na segunda-feira e veria que ele tocou novamente e diria "Obrigado" e ele diria "Eu adoro a mixagem do Mick". Então ele estava tocando muito. Quando ele estava na Europa, ele estava tocando.

Danny: Ele tocou até em Moscou.

Mick: Sim! Um dos destaques, ele tocou na Copa do Mundo, a Copa do Mundo da FIFA. Ele tocou para muitos dos foliões do torneio que estavam indo para os eventos lá. Então milhares e milhares de pessoas. Coisas assim mantinham o remix vivo. Sempre foi algo que estava acontecendo. Rusty tocou algumas vezes também. E então teve o Howie. Uma vez que Howie se envolveu, ele tocou para o resto da banda, e eles retornaram e a resposta foi "É um stonker!" Esse é um termo escocês!
Ele tem sido um verdadeiro embaixador para o mix. Eu tenho que dar créditos, todos concordamos, sem Howie, este projeto provavelmente teria ficado pelo caminho meses atrás. Ele sempre foi encorajador, faça isso, faça aquilo, talvez faça uma mixagem. Então a Maverick se envolveu. Eu trabalhei com a Maverick, naqueles dias, eu estava trabalhando com a Principle, mas algumas das pessoas que eu conhecia da Principle estão agora na Maverick. Eles entraram em contato e disseram "Nós realmente gostamos do remix, você seria capaz de fazer um remix completo para nós?" Nós recebemos então as partes originais (hastes). E depois tivemos que gastar horas, horas e horas cortando todos os segmentos para replicar o que já havíamos feito. Foi uma coisa realmente difícil de fazer, já que a faixa em si já é masterizada e mixada, nós estávamos trabalhando na mixagem original do álbum.
Nós fizemos um instrumental dessa mixagem. Nós também fizemos um dub. Que guardamos para nós mesmos, apenas para nossos sets de DJ. É só um pouco dos vocais de Edge, do vocal de Lady Gaga e um pouco do vocal de Ryan Tedder. Eu acho que ele estava na mixagem. Foi difícil distinguir quem era quem em alguns backing vocais.

Sim, Tedder gravou os backing vocais no álbum.

Mick: Obviamente, há um pouco dos vocais de Bono também. Os pedaços de falsete que ele fez. É obviamente algo que estamos apenas mantendo para nós mesmos.

Vocês sabem que a partir de agora as pessoas irão querer ouvi-lo!

Mick: É para nós. Não fizemos isso para a banda, para a Maverick ou para a Universal Records. É apenas algo que fizemos para nós mesmos. Como eu disse, tem sido um processo tão longo, até hoje, ver isso lançado agora é realmente recompensador. Estamos muito felizes com o resultado final que foi lançado.

Quando você descobriu que isso finalmente seria lançado?

Mick: Sempre foi um projeto que poderia acontecer. Em um determinado momento estava acontecendo, e depois foi colocado em segundo plano.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...