PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Adam Clayton quis sair do U2 após 'October'


"Eu acho que temos que admitir que não estávamos interessados em estar em uma banda depois de 'Boy', Bono disse para a Rolling Stone em 1987 sobre o intenso período de busca espiritual que ele, Larry Mullen e The Edge empreenderam naquele momento. "Estávamos, em 'October', interessados em outras coisas, na verdade. Nós pensamos em desistir da banda. E a reação de Adam para nós pensando em desistir da banda foi que ele queria sair da banda.
'October' nós fizemos com a atitude 'ei, se as pessoas não gostarem, talvez seja melhor do que se elas gostarem'. Nós queríamos fazer um disco, e mesmo assim não queríamos fazer um disco, porque estávamos passando por uma fase em que pensamos: 'Rock & roll é cheio de merdas, queremos passar a vida fazendo isso?'
Nós estávamos nos envolvendo na leitura de livros, no Big Book, conhecendo pessoas que estavam mais interessadas em coisas espirituais, e personagens super espirituais que eu posso ver agora eram possivelmente muito longe da realidade. Mas nós estávamos envolvidos nisso.
Por dois anos, nem sabíamos se queríamos estar em uma banda. Nós saímos em turnê, e toda noite nós tínhamos essa coisa: nós tocamos esse show como se fosse nosso último show. Nós saímos com essa atitude, às vezes porque talvez pudesse ter sido nosso último show.
Steve Lillywhite costumava dizer: 'Façam o seu trabalho' e estávamos fugindo de nosso trabalho. Queríamos fazer o que fosse - nessa fase, provavelmente, foi montada uma missão na rua para pessoas que não tinham comida. Nós estávamos pensando ao longo dessas linhas".
Encarar as preocupações espirituais da banda com a mitologia fora da lei do rock and roll foi um problema persistente nos anos seguintes à divulgação de 'October' e 'War' - um problema que acabou gerando uma resposta contraditória em Bono. "Nós éramos o show de horrores por um tempo", diz Bono. "Nós nos sentimos como peixes fora d'água. 'O que estamos fazendo no rock & roll?' Quase sentimos que deveríamos usar drogas por culpa, para fazer as pessoas se sentirem em casa". Bono diz que cedeu a alguns vícios de rock padrão. "Eu retrocedi completamente. Bebi demais e fiz muitas coisas com essa estranha culpa reversa".
Tanto no mundo do rock, e ao lidar com o público, Bono se sentiu afastado de sua própria imagem. "Essencialmente, sou uma pessoa muito real, boa e ruim", diz Bono. "E a imagem pública é de ser muito boa, suponho. Mas uma das razões pelas quais eu sou atraído por pessoas como Martin Luther King, Gandhi, Cristo, pelo pacifismo, é porque, naturalmente, eu não sou um pacifista. Naturalmente, eu sou o cara que não iria dar a outra face. Mas quando as pessoas veem que você é atraído por isso, elas acham que você é isso."
Ao reexaminar a história do rock & roll a partir da perspectiva de suas próprias preocupações, Bono começou a ver a tensão entre o estrelato e o fervor religioso não como algo único para ele mesmo ou para o U2, mas como parte de uma tradição honrosa. "Marvin Gaye, Patti Smith, Van Morrison, Bob Dylan e Stevie Wonder - eu não acho que há alguém que eu goste no rock and roll que não seja tão errado quanto eu nessa área", ele diz. "Comecei a perceber que o rock and roll desprovido dessa confusão espiritual é o rock and roll que eu não gosto de qualquer maneira. Eu comecei a perceber: 'Ei, nós não somos os mais estranhos. Essa merda no rádio é uma coisa estranha. É um lugar natural para se estar'."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...