PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Bono explica o motivo de não falar muito sobre sua viagem à Etiópia em 1985


Bono em 1987 para a Rolling Stone disse: "Eu passei por um período de sentimentos. Talvez as pessoas na banda não gostassem muito de mim, eu poderia ser desagradável às vezes".
Embora cansando ou parecendo arrogante às vezes, a seriedade com que Bono considerava suas responsabilidades como uma estrela do rock, era uma parte importante da razão pela qual o U2 ganhou um público tão enorme e dedicado. Seu entusiasmo talvez não tenha sido mais evidente em nenhum outro lugar, do que em setembro de 1985, logo após o Live Aid, quando ele sentiu que tinha que seguir o significado daquele evento visitando a Etiópia por um mês com sua esposa, Ali, para ajudar nos esforços de combate a fome.
O casal estava determinado a não deixar a viagem se transformar em apenas um encontro filantrópico de superestrelas. Foi realizado sem publicidade - apesar de sua presença no país ter sido descoberto - e até hoje Bono se recusa a dizer muito sobre isso por medo de ofender as pessoas menos célebres que realizam esse trabalho todos os dias e não recebem congratulações sob o brilho dos holofotes da mídia. "Eu não mereço prêmios, porque eu podia me dar ao luxo de ir", disse Bono uma tarde em um restaurante em Dublin. "Muitas pessoas fariam de tudo para poderem ir à Etiópia e ajudar. Já eu poderia me dar esse luxo".
Inicialmente durante sua estada na Etiópia, Bono e Ali ajudaram com o trabalho físico e os cuidados básicos de saúde em um campo de refugiados. Logo ficou claro, no entanto, que a comunicação de informações sobre nutrição e higiene era um problema crucial no esforço de socorro. Decididos a ajudar da melhor forma possível, o casal elaborou um programa de um mês que abordava um tema de saúde fundamental (por exemplo, métodos seguros de gravidez) por semana. Trabalhando em um orfanato de 300 crianças nas montanhas do norte da Etiópia, Bono e Ali compuseram quatro músicas e quatro brincadeiras para familiarizar as crianças com as frutas e verduras europeias que estavam se tornando disponíveis para elas, bem como técnicas de primeiros socorros e métodos apropriados de plantio e colheita. As brincadeiras e canções - escritas com a ajuda de assistentes humanitários africanos na língua nativa do povo - foram destinadas a encorajar as crianças a reter suas mensagens e passá-las adiante.
Seu período na África com Ali deixou Bono voando. "Eu tenho mais do que eu dei para a Etiópia", disse ele. "Minha cabeça estava nas nuvens e meus pés não estavam no chão". Mas Bono atingiu fortemente o chão quando voltou para casa. "Passando um tempo na África e vendo pessoas nas profundezas da pobreza", ele revelou, "eu ainda via um espírito muito forte nas pessoas, uma riqueza de espírito que não vi quando cheguei em casa. Eu não tive nenhum choque cultural indo, mas tive um choque cultural voltando. Eu enxerguei a criança mimada do mundo ocidental. Comecei a pensar: 'Eles podem ter um deserto físico, mas temos outros tipos de desertos'. E foi isso que me atraiu para o deserto como um símbolo de alguma maneira.
Trabalhar juntos na Etiópia foi um momento de particular proximidade para Bono e Ali. Bono admite que teve sua parcela de problemas desde o sucesso de 'The Unforgettable Fire', o álbum de 1984 do U2. Ao descrever as tensões pessoais de 1986, Bono simplesmente disse: "Eu vivo com uma pessoa muito forte e ela me joga fora ocasionalmente".
Equilibrar as exigências de gravar e fazer turnês com as reivindicações emocionais de um casamento não é tarefa fácil. Perguntado sobre como ele conseguiu esse equilíbrio no passado, Bono disse, hesitante: "Bem, eu não consegui administrá-lo tão bem. Eu vou ter que tentar administrar melhor na próxima vez. Eu tenho que fazer isso. . . . Vamos ver".
Mas Bono estava confiante de que poderia enfrentar o desafio. "Estou determinado a fazer isso funcionar, porque acredito no U2 e é isso que quero fazer. Estar nessa banda".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...