PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

A incrível história por trás da exposição 'In The Name Of Love: Two Decades Of U2' - Parte I


Em fevereiro de 2003 aconteceu a abertura da Exposição U2 no Rock 'n' Roll Hall Of Fame And Museum. A exposição foi chamada de 'In The Name Of Love: Two Decades Of U2', com uma retrospectiva ocupando três andares.
Jim Henke, escritor e editor da Rolling Stones por 16 anos e o curador do Museu Hall Of Fame, revela:

"A exposição teve sua origem 23 anos antes. Naquela época, em 1980, eu era o chefe do departamento de Los Angeles da revista Rolling Stone. Eu também era um ávido comprador de singles importados. Toda semana, eu procurava as lojas de discos em busca de novos singles, principalmente do Reino Unido.
Uma vez me deparei com um single chamado "11 O' Clock Tick Tock". Era um grupo irlandês chamado U2. Eu li sobre eles na imprensa musical britânica, então eu comprei uma cópia. Eu amei. Um pouco depois, eu peguei outro single do U2 chamado "I Will Follow". Foi ainda melhor.
Naquela época, quando as gravadoras tinham muito dinheiro para colocar ao redor, era comum oferecer para os jornalistas voarem para ver bandas. Um dia recebi uma ligação de um amigo meu na Warner Bros Records. A ligação foi sobre o U2. A Warner Bros. tinha um contrato de distribuição com a Island Records, a empresa que havia assinado com o U2. A banda estava tocando dois shows em Londres, e a gravadora queria saber se eu gostaria de vê-los. Sem restrições. Se eu não gostasse deles, não teria que escrever uma história.
Foi em torno do Dia de Ação de Graças, então imaginei que poderia aproveitar minhas férias e ir vê-los. Na época, o U2 estava hospedado em um apartamento em Londres, enquanto eles se aventuravam em uma série de shows pela Inglaterra. No dia em que eu cheguei, o cara da relações públicas da Island me convidou para conhecer a banda. Eu fui imediatamente tomado por quão genuínos e educados eram Bono, Adam, Larry e Edge.
Na época, que foi no início da minha carreira na Rolling Stone, eu estava cobrindo muitas bandas de punk e new wave, e, na maior parte, todos cheiravam a atitude. Ou eles queriam chocar você com o quão estranhos eles eram, ou eles eram totalmente detestáveis. Os membros do U2, por outro lado, não estavam tentando impressionar ou chocar.
Descobri que a banda estaria fazendo um show em Coventry, Inglaterra, na noite seguinte, e eles me convidaram para ir junto. A data era 24 de novembro de 1980, e saímos de van de Londres para Coventry. Foram apenas os quatro membros da banda e seu gerente de turnê, que serviu como motorista.
Olhando para trás, é engraçado pensar em quão jovens os membros do U2 eram na época, alguns deles ainda eram adolescentes. Bono e Adam tinham 20 anos; Larry e The Edge tinham 19 anos. Enquanto nos dirigíamos para o show, discutimos sobre música, e eu lembro do Edge falando sobre Tom Verlaine e Television e falei sobre religião, política e o clima. Ocasionalmente, quando as coisas ficavam entediantes, eles puxavam uma Bíblia e liam.
O show de Coventry, no Politécnico, era semelhante a ver uma banda em um ginásio de ensino médio: acústica ruim, ambiente ruim. Mesmo assim, imediatamente ficou claro que o U2 era especial. Não importava onde o show estava acontecendo. Seu poder puro e paixão, juntamente com a habilidade de Bono de derrubar a barreira entre o palco e o público, me conquistaram completamente. Eu achei que eles eram incríveis.
Dois dias depois, vi a banda no lendário Clube Marquee de Londres, e eles foram ainda mais impressionantes. Quando voltei para Los Angeles, eu me converti e achei que o U2 era uma das melhores bandas que eu já tinha visto em muito tempo.
Parte do que me atraiu sobre o U2 foi que eles eram diferentes de quase todas as outras bandas que existiam na época. Eles não eram ótimos músicos. Como muitas bandas da época, elas foram inspirados pelo movimento punk e pela crença de que você não precisava ser um músico virtuoso para formar uma banda de rock. Mas ao contrário de muitas bandas punk, o U2 não era niilista; eles não queriam destruir o mundo. Eles eram otimistas, eram honestos e apaixonados pelo rock and roll. De muitas maneiras, eles eram a mistura perfeita de bandas punk como o The Clash e as grandes estrelas do rock dos anos 60, como Bob Dylan e John Lennon. Eles acreditavam que a música importava, e que através da sua música, você podia tocar a vida das pessoas. Eles também haviam mirado alto: naquela primeira entrevista, dentro da van a caminho de Coventry, Bono me disse que queriam ser uma das grandes bandas, na tradição dos Stones, dos Beatles ou dos Who.
A Rolling Stone publicou minha história com uma manchete que dizia: 'U2: Here Comes the Next Big Thing'. Eu não acho que nenhum de nós na revista soubesse quão precisa seria essa previsão. Fiquei em contato com a banda e estive presente no primeiro show americano deles, em 6 de dezembro de 1980, no Ritz em Nova York. Eu os cobri algumas vezes no ano seguinte, mais uma vez no Ritz e em um bar de Los Angeles chamado Country Club. Embora eu tenha ficado um pouco desapontado quando 'October' foi lançado, achei que eles estavam se transformando em uma ótima banda ao vivo. Então, quando eles lançaram 'War', em março de 1983, achei que finalmente cumpriram a promessa que eu havia visto um ano e meio antes na Inglaterra.
A essa altura, eu era o editor musical da Rolling Stone, então me atribui a tarefa de fazer outra história sobre a banda. Mais uma vez encontrei-os no Reino Unido e acompanhei-os numa série de shows em Londres, Glasgow e Liverpool. Voltei a escrever uma longa reportagem na Rolling Stone, e comecei a conversar com eles pelo escritório. Eu achei que eles mereciam estar na capa apenas com base na música deles. Mas como qualquer editor de revista sabe, a capa é o que vende um problema, e Jann Wenner, publicista e editor da Rolling Stone, não achava que o U2 fosse reconhecível o suficiente para vender problemas suficientes. Então a história acabou apenas dentro da revista.
Enquanto isso, comecei a me corresponder com Bono. Nós enviamos uns aos outros livros e fitas de música que gostávamos. Acontece que um dos livros que eu enviei influenciaria sua próxima gravação. Quando 'The Unforgettable Fire' foi lançado, continuei minha campanha para colocá-los na capa da Rolling Stone. Em algum lugar no meu sótão, eu tenho uma série de memorandos para Jann Wenner, defendendo que o U2 estivesse na capa. Em março de 1985, ele finalmente cedeu, e a banda fez sua primeira aparição na capa da Rolling Stone. A manchete dizia: 'U2: Our Choice Band of the Eighties'. Os próximos cinco anos provariam que estávamos certos."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...