PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Conhecendo Derek Rowen


O artista Derek Rowen, mais conhecido como Guggi, é pintor, e foi um dos membros do Virgin Prunes.
Sua lembrança mais antiga é da idade de três anos. É uma lembrança de sua reação às outras crianças de sua escola primária e à Cedarwood Road, em Ballymun, onde ele morava. Ele sabia que se sentia diferente deles. Eles estavam preocupados com o futebol, com os mesmos cortes de cabelo e roupas iguais as de outros, com vontade de se encaixarem. Ele não estava.
Eventualmente, ele conheceu um jovem do número 10 do outro lado da estrada, que ele descobriu que era igualmente desinteressado no futebol, modas e adaptação. E assim eles se tornaram amigos, Derek Rowen e Paul Hewson, Guggi e Bono.
Mais tarde, na adolescência, notaram Fionan Hanvey, fã de David Bowie que vivia do outro lado da Cedarwood Road e ostentava uma enorme cabeleira, um contraste exótico com o corte penitencial tigela forçado sobre Guggi. Eles tiveram dificuldade em fazer amizade com Hanvey, por causa de sua extrema timidez. Se cruzassem a estrada para conversar com ele, Hanvey corria. Eventualmente, Bono iniciou uma conversa com ele sobre Bowie, outra amizade foi desencadeada e, no devido tempo, Fionan Hanvey se tornou Gavin Friday.
Mais tarde veio o Lypton Village, o Virgin Prunes, o U2 e os acréscimos de mitos que acompanham o sucesso global. No centro, no entanto, permanecem um aglomerado de pessoas que se descobriram fora daquela simpatia com o que as rodeava, então se recriaram a partir dos bootstraps para se tornarem alguns dos artistas mais inovadores e provocadores que a Irlanda produziu nos últimos 40 anos.
Guggi diz: "Eu cresci acreditando que você poderia ser um carteiro ou um motorista de ônibus, mas não um cantor em uma banda ou um pintor. Eu não acreditava que os sonhos das pessoas pudessem se tornar realidade. Bono me mostrou que eles podem".
Bono era um membro fundador do Lypton Village, The Edge fez parte desde o início, assim como seu irmão Dik, guitarrista do Prunes. Mas Adam Clayton permaneceu apenas como membro associado, enquanto Larry Mullen ocupou uma órbita ainda mais distante.
"Foi baseado em muito senso de humor compartilhado", diz Guggi. "Os poucos de lá desde o início desenvolveram personalidades e senso de humor juntos, e as pessoas que vieram depois talvez não sentiram que estavam seguras sobre o lugar delas. Nós levávamos nosso humor muito a sério. Nós sabíamos que estávamos em algo".
No Virgin Prunes, Guggi não cantava nem tocava qualquer instrumento, pois ele não podia fazer nenhum dos dois. Seu papel foi o de performance, que incluiu atividades como cobrir-se com sangue de porco para uma música anti-aborto. "Todo mundo queria ver o Virgin Prunes, e eu pude ver claramente o porquê", disse ele. "Não é que nossa música não fosse poderosa, mas com algumas exceções era poderosa apenas como trilha sonora de uma performance".
Depois de oito anos no Virgin Prunes, o envolvimento cada vez menor de Guggi terminou quando, em um último suspiro antes de se desfazer, seus companheiros o demitiram, liberando-o para se concentrar na pintura.
Uma mudança crucial ocorreu quando Guggi e Gavin filmaram Mary Dunne, que espalhou a mensagem católica do local na O'Connell Street, onde o Nelson’s Pillar costumava ficar. Guggi desenhou uma série de retratos dela, trabalhando em óleos pela primeira vez.
"Ela tem um rosto brilhante. Eu fotografei um still disso na tela da televisão. Eu fiz alguns retratos de seu rosto. Eu trabalhei livremente com a tinta a óleo e isso me ajudou a relaxar. Esse foi o meu início como pintor".
Nos anos seguintes, o trabalho de Guggi passou por fases distintas, o expressionismo de suas pinturas de final de 1980, dando lugar a um feitiço de minimalismo rarefeito no início da década de 1990, para o relativo lúdico de alguns de seus trabalhos comissionados no Clarence Hotel, ao seu estilo atual, não diferentes ao de William Scott, caracterizado por tratamentos mínimos de objetos familiares, principalmente tigelas e urnas.
"Sempre fui um pintor instintivo e me preocupo menos em imitar os outros do que em me imitar. Disseram-me na escola que se eu trabalhasse duro, mudasse de rumo, um dia poderia ser um frentista em um posto de gasolina. Estou feliz por não ter escutado e por ter Bono para me inspirar. Eu posso te dizer que Bono pintava bem antes de começar a cantar. Quando nós éramos garotos, nós pintamos juntos um monte de coisa. Seu pai, que era um pintor, apareceria e nos criticaria. Gavin também pintava desde cedo, por isso ambos têm muitas opiniões quando o assunto é arte".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...